Inteligência artificial e bem comum. Nos Estados Unidos se prepara a próxima assembleia da Pontifícia Academia para a Vida

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Incêndio na Ilha do Bananal coloca em risco vida de indígenas isolados

    LER MAIS
  • A queda de Becciu na neblina de Londres: um adeus após um encontro chocante com o papa

    LER MAIS
  • O olhar sobre a “comunhão eucarística”: uma mudança de paradigma. Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


03 Setembro 2019

O arcebispo Vincenzo Paglia, presidente da Pontifícia Academia para a Vida, está nos Estados Unidos desde segunda-feira, 2 de setembro. A visita faz parte da preparação para a próxima assembleia da academia, prevista para os dias 26 e 28 de fevereiro de 2020, sobre o tema da inteligência artificial. O primeiro compromisso da visita será no dia 3 de setembro, com os estudantes e professores da Universidade Loyola Marymount, em Los Angeles, sobre o tema da bioética global. Na ocasião, o arcebispo Paglia ilustrará os temas abordados pelo Papa Francisco na carta Humana communitas, publicada em janeiro deste ano por ocasião dos vinte e cinco anos da instituição da Academia Pontifícia para a Vida. No texto, o Papa Francisco fez referência explícita à importância de enfrentar os inéditos desafios impostos pelas tecnologias hoje definidas "emergentes e convergentes": as tecnologias da informação e da comunicação, a biotecnologias, a nanotecnologias e a robótica.

A reportagem é publicada por L'Osservatore Romano, 02 e 03-09-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Aproveitando os resultados obtidos pela física, genética e neurociências, é possível intervir muito profundamente na vida humana. O corpo humano também é suscetível a intervenções tais que pode alterar não apenas suas funções e desempenhos, mas também suas modalidades de relação, no plano pessoal e social (Humana communitas, 12).

Na sede da Universidade Loyola Marymount, Monsenhor Paglia será apresentado a professores e alunos pelo professor Roberto Dell'Oro, diretor do Centro de Bioética e acadêmico da Pontifícia Academia para a Vida.

Em 5 de setembro, em Redmond, o arcebispo - acompanhado pelo professor padre Paolo Benanti e pelo professor Padre Casal Casalone, ambos acadêmicos, D. Lucio Adrian Ruiz, secretário do Departamento de Comunicação, e padre Andrea Ciucci, coordenador da secretaria - participará de uma série de encontros com os diretores das diversas áreas de desenvolvimento e pesquisa da Microsoft, sobre o tema "inteligência artificial e o bem comum".

Durante a tarde, se encontrará com o presidente da empresa, Brad Smith, que participará da próxima assembleia da Pontifícia Academia para a Vida, programada para 2020.

O encontro de 5 de setembro dá sequência à visita ao Vaticano realizada em 13 de fevereiro último. Naquela ocasião, na conversa com D. Paglia e no subsequente encontro com o Papa Francisco, Smith confirmou a seus interlocutores o interesse e o compromisso de sua empresa em questões éticas relacionadas ao desenvolvimento da inteligência artificial e à atenção aos temas éticos.

Em 8 de setembro, a delegação da academia se dirigirá para Nova York para uma reunião de dois dias com os líderes da IBM. Em 9 de setembro, será abordado o tema da ética na era da inteligência artificial, interagindo com os responsáveis pelo projeto educacional-formativo para as novas gerações (P-Tech), que envolve estudantes de 18 países e o Brooklyn, para a cidade de Nova York.

No dia seguinte, a agenda de trabalho incluirá uma visita ao Centro de Pesquisa Thomas J. Watson, em Yorktown Heights, para discutir inovação, o papel da inteligência artificial e a gestão dos dados, de acordo com os princípios da empresa no uso das novas tecnologias. A reunião será conduzida por John E. Kelly, vice-presidente executivo, pelo diretor de pesquisa Dario Gil e pela responsável pela privacidade Christina Montgomery. A academia convidou a empresa a enviar uma delegação para a assembleia de 2020.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Inteligência artificial e bem comum. Nos Estados Unidos se prepara a próxima assembleia da Pontifícia Academia para a Vida - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV