Cimi Regional Amazônia Ocidental lamenta assassinato do cacique Pian Kanamari, no Acre

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

10 Agosto 2019

Pian Kanamari, que era cacique da aldeia Mamori, Terra Indígena Kanamari do Médio Juruá, foi brutalmente assassinado na cidade de Eirunepé, no Acre.

A nota é publicada por Conselho Indigenista Missionário - CIMI, 08-08-2019. 

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Amazônia Ocidental comunica, com imenso pesar, o assassinato do líder indígena Waldemar Kanamari, conhecido como Pian Kanamari, de 39 anos, no dia 28 de julho. Pian, que era cacique da aldeia Mamori, Terra Indígena Kanamari do Médio Juruá, foi brutalmente assassinado na cidade de Eirunepé, no Amazonas. Segundo testemunhas, após uma tentativa de roubo, o indígena foi covardemente esfaqueado pelas costas e não resistiu aos ferimentos.

Pian Kanamari havia chegado de uma expedição, realizada juntamente com o Cimi e Fundação Nacional do Índio (Funai), às aldeias do povo Madiha, e se preparava para uma viagem que faria ao Vaticano, onde acompanharia o Sínodo da Amazônia. Importante liderança do povo Kanamari, era comprometido com as lutas dos povos indígenas em defesa de seus direitos e territórios, e devotava especial atenção para a defesa dos direitos dos povos isolados da Amazônia. Pian deixa uma esposa grávida e dois filhos.

Lamentamos profundamente este assassinato, nos solidarizamos com seus familiares e amigos e, com o povo Kanamari, exigimos justiça.

Eirunepé, 29 de julho de 2019.

Conselho Indigenista Missionário Regional Amazônia Ocidental

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cimi Regional Amazônia Ocidental lamenta assassinato do cacique Pian Kanamari, no Acre - Instituto Humanitas Unisinos - IHU