Aquecimento Global. Degelo precoce e chegada antecipada da primavera interrompem o mutualismo entre plantas e polinizadores

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O que deve ser cancelado? Eis a questão

    LER MAIS
  • Indígena assassinado no Maranhão é o 4º Guajajara morto de forma violenta em menos de dois meses

    LER MAIS
  • Padre Miguel Ángel Fiorito, SJ, meu Mestre do Diálogo: "Ele nos ensinou o caminho do discernimento". Artigo do Papa Francisco

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

19 Julho 2019

O degelo precoce aumenta o risco de descompasso fenológico, no qual o florescimento de plantas periódicas e polinizadores sai de sincronia, comprometendo a produção de sementes.

A informação é publicada por Hokkaido University, e reproduzida por EcoDebate, 17-07-2019. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

Gaku Kudo, da Hokkaido University e Elisabeth J. Cooper, da Arctic University of Norway, demonstraram que, com o início do degelo derretido na primavera, o efêmero Corydalis ambigua floresce à frente do surgimento de seu polinizador, a abelha.

O aquecimento global afetou a fenologia de diversos organismos, como o momento da floração e das folhas das plantas, a hibernação dos animais e a migração. Isto é particularmente verdade nos ecossistemas frios, aumentando o risco de perturbar as relações mútuas entre os organismos vivos. Também poderia afetar a relação entre plantas e insetos que carregam pólen, mas poucos estudos foram realizados e o assunto permanece em grande parte desconhecido.

Os pesquisadores examinaram Corydailis ambigua crescendo em florestas de temperatura fria em Hokkaido, no norte do Japão, e abelhas, que coletam néctar das flores. Geralmente a flor das flores e o surgimento das abelhas estão em sincronia.

Eles monitoraram a planta e o inseto por 19 anos em uma floresta natural de Hokkaido, registrando o tempo de degelo, floração e emergência de abelhões, bem como a taxa de sementes. Dessa forma, eles puderam observar como o tempo de derretimento da neve e a temperatura ambiente afetam a fenologia local.

O monitoramento de longo prazo revelou que o tempo de derretimento da neve dita quando Corydailis ambigua floresce. Quanto mais cedo o degelo, mais cedo a floração. Os pesquisadores também descobriram que as abelhas, que hibernam no subsolo durante o inverno, ficam ativas quando a temperatura do solo atinge 6ºC. Quando o degelo começa cedo, a floração tende a ocorrer antes de as abelhas emergirem, criando um descompasso. Quanto maior o descompasso, menor a taxa de sementes devido à polinização insuficiente.

Um experimento de remoção de neve também mostrou tendências semelhantes, apoiando a descoberta de que o descompasso fenológico afeta a produção de sementes efêmeras de primavera.

“Nosso estudo sugere que a chegada precoce da primavera aumenta o risco de ruptura do mutualismo entre plantas e polinizadores”, diz Gaku Kudo. “Estudar como essa incompatibilidade fenológica afetará a reprodução e sobrevivência de plantas e insetos poderia nos dar pistas para a questão mais ampla de como o aquecimento global está afetando o ecossistema em geral”.

Referência:

Kudo G. and Cooper EJ, When spring ephemerals fail to meet pollinators: mechanism of phenological mismatch and its impact on plant reproduction, Proceedings of the Royal Society B. June 12, 2019.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aquecimento Global. Degelo precoce e chegada antecipada da primavera interrompem o mutualismo entre plantas e polinizadores - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV