Sinopse e vídeo sobre as relações entre o crescimento do consumo de energias fósseis, do PIB, da população e do CO2

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • In memoriam do teólogo que apostou no “ministro da comunidade” para superar o clericalismo

    LER MAIS
  • Uma Igreja pobre? Dinheiro, sectarismo e tradição católica. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • Abuso de autoridade na igreja. Problemas e desafios da vida religiosa feminina

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


04 Março 2019

"Com o advento das energias fósseis, carvão, petróleo e gás natural, os setores produtivos da economia jamais conheceram um processo de crescimento da produção de bens e consumo semelhante ao atual, o qual está provocando transformações importantes no meio natural", escreve Tomás Togni Tarqüinio, antropólogo e pós-graduado em Prospectiva pela EHESS, Paris, em artigo publicado por EcoDebate, 01-03-2019.

Eis o texto.

Podemos afirmar que a modernidade nasce com o emprego das energias fósseis. Antes da revolução industrial a humanidade era tributária de energias renováveis, particularmente da energia humana e a dos animais. Mesmo antes do neolítico, o homem empregou a força dos seus músculos para uma produção de bens e serviços extremamente pequena. O salto na produção ocorre com a revolução industrial.

Onde há transformação, há emprego de energia. Quanto maiores forem as quantidades de energia injetadas em um sistema, maiores serão as transformações operadas neste sistema. Sem aumento do consumo de energia, não há aumento do PIB.

Com o advento das energias fósseis, carvão, petróleo e gás natural, os setores produtivos da economia jamais conheceram um processo de crescimento da produção de bens e consumo semelhante ao atual, o qual está provocando transformações importantes no meio natural.

Depois da máquina a vapor, houve crescimento vertiginoso da produção de bens e serviços (riqueza), crescimento da população e crescimento dos gases de efeito estufa. E as energias fósseis são as responsáveis por pelas transformações que ocorrem desde a revolução industrial.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sinopse e vídeo sobre as relações entre o crescimento do consumo de energias fósseis, do PIB, da população e do CO2 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV