Francisco se reuniu durante três horas com a cúpula da Igreja chilena

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • “Uma nova educação para uma nova economia”: Prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, ministrará videoconferência nesta quinta-feira

    LER MAIS
  • O enorme triunfo dos ricos, ilustrado por novos dados impressionantes

    LER MAIS
  • Família Franciscana repudia lei sancionada por Bolsonaro que declara o dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, como dia Nacional do Rodeio

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

15 Janeiro 2019

Estava prevista uma audiência de meia hora, que alguns meios garantiram que se prolongou durante mais trinta minutos. Mas, no final das contas, o Papa Francisco falou durante três horas – com o almoço incluído – com a cúpula da Igreja chilena, diante da qual se mostrou "preocupado", mas "carinhoso", segundo a nota dos bispos do país.

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 14-01-2019. A tradução é de Graziela Wolfart.

Em um comunicado, a Conferência Episcopal chilena sustenta que a audiência privada com os bispos Santiago Silva, presidente da Conferência Episcopal do Chile; René Rebolledo, vice-presidente; Fernando Ramos, secretário geral; cardeal Ricardo Ezzati e Juan Ignacio González, se prolongou durante uma hora. Posteriormente, acrescenta a nota, "continuaram o diálogo durante outras duas horas durante o almoço".

Um diálogo que, admitem, "girou em torno da situação que a Igreja Católica vive no Chile e as perspectivas de futuro". Uma situação no mínimo sombria, um ano depois da visita do Papa ao Chile, com sete bispos suspensos e alguns de seus principais dirigentes (Ezzati ou Errázuriz) acusados de encobrimento. O Papa também expulsou do sacerdócio dois ex-bispos e dois sacerdotes.

O escândalo, contudo, não gerou grandes repercussões. Assim, a Promotoria chilena investiga atualmente 148 casos de supostos abusos sexuais cometidos por pessoas vinculadas à Igreja católica que afetam um total de 255 vítimas.

Antes de entrar no encontro, o bispo Fernando Ramos, secretário geral da CECh, declarou a um grupo de jornalistas que "sempre é um motivo de satisfação poder nos encontrar com o sucessor de Pedro e manifestar a ele nossa cooperação e ânimo de comunhão".

Ramos reiterou que o objetivo do encontro foi compartilhar com o Papa qual foi a evolução da situação que a Igreja vive no Chile desde sua visita até a atualidade, assim como as perspectivas de futuro.

A reunião iniciou às 11h de Roma e foi concluída ao meio-dia. "O Papa, interessado por seguir aprofundando os temas do encontro, convidou os bispos chilenos para almoçar, fato pelo qual o diálogo continuou posteriormente durante o almoço, desde as 13h até as 15h na casa Santa Marta", afirmam os bispos chilenos.

"Foi um diálogo muito fraterno, muito fecundo e muito interessante", assinalou o secretário geral da Conferência Episcopal, Fernando Ramos, ao término do almoço, durante o qual "fizemos uma avaliação, junto com o Papa, dos acontecimentos de maior importância na Igreja chilena no último ano".

"Foi um diálogo bastante preciso e lúcido, com aportes muito importantes do Papa. Depois lhe expusemos o caminho que estamos seguindo para este ano e o próximo de discernimento eclesial, para concluir o ano de 2020 com uma assembleia eclesial", explicou o porta-voz do Episcopado chileno, que acrescentou que "o Papa nos deu várias sugestões bastante interessantes que denotam uma preocupação e um carinho muito grande pela Igreja chilena".

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Francisco se reuniu durante três horas com a cúpula da Igreja chilena - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV