“Black Panther”

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

04 Janeiro 2019

"A igreja é povo de Deus com diversas cores, sabores, cheiros e texturas. Por isso, no filme todas as ações/todas as pessoas, têm visão de uma libertação coletiva e integral. Construindo uma unidade na diversidade", escreve Isaack Mwamdindile, tanzaniano. É missionário do Instituto Missões Consolata. Graduado em teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Eis o artigo

Black panther” (pantera negra) é o filme do Marvel que, além, de arrebentar em todos os mercados internacionais, onde já estreou, contém muitas lições, sobretudo no campo da pastoral afro. Construir uma igreja ou política de inclusão como rosto negro, com uma liturgia inculturada, como forma de pensar e viver afro, é o caminho desejado pela pastoral. Inclusive no Brasil, o filme foi o mais visto em fevereiro de 2018, com uma renda superior a 30 milhões de reais. Como se não bastasse, "pantera negra" não só recebeu críticas excelentes, como também vem sendo saudado como um marco histórico do cinema. Afinal, trata-se de um super-herói negro, dirigido por Ryan Coogler, com um elenco quase todo negro.

Assistindo o filme, além de se divertir aprende que:

Está cada vez mais clara a importância de fortalecer os movimentos, engajamento, políticas, imaginação social e diversidade cultural. Haja vista o sucesso avassalador de Pantera Negra em quase todos os segmentos sociais. Menos entre os racistas.

A igreja é povo de Deus com diversas cores, sabores, cheiros e texturas. Por isso, no filme todas as ações/todas as pessoas, têm visão de uma libertação coletiva e integral. Construindo uma unidade na diversidade. Existe uma rejeição total de uma mentalidade intimista e, por outro lado, a ênfase de uma ética coletiva. Uma empatia revolucionária! Pois as diversas formas de ver o mundo são sacramento da grandiosidade da criação. A unidade não é conformidade, mas o respeito aos outros tantos possíveis mundos, também na forma de viver a fé. Os atores mostram uma preocupação e atenção pelo bem comum, serviço pelos os menos favorecidos, os últimos, que são sujeitos e destinatários primeiros do Evangelho de Jesus Cristo.

Em Wakanda, aprendemos sabedoria inter-geracional: existe uma interdependência entre os jovens e os idosos; os jovens (representados por T´challa) não estão “impacientes” com os velhos; e os idosos admiram as habilidades da nova geração. Nesse dialogo cultural, os idosos são uma biblioteca viva. Assim com diz o Papa Francisco: “Os idosos são a reserva sapiencial da nossa sociedade. A atenção pelos anciãos é aquilo que distingue uma civilização”.

Na visão dos Wakanda, há salvação para todos, por que Deus é um dom para a humanidade. No filme todo o diretor Ryan Coogler apresenta para o público que a redenção é possível para todos. Para Deus nada é impossível. Ou seja, entre nós não pode haver distinção diabólica, porque todos nós somos filhos de Deus. Assim, o mundo foi gerado com o atributo divino da misericórdia (huruma) e com o da justiça (haki). È uma forma de equilíbrio ditado por Deus. Crer é fazer parte do mundo; assumindo as contradições e belezas presentes nela. Não somos apenas parte do mundo, ou melhor, de um mundo, mas dos mundos, dos tantos mundos que nos rodeiam.

Feminismo em comum

Na terra das Wakanda, as mulheres negras são guardiãs da liberdade. Estão na frente do barco como organizadoras e estrategistas, tal como Nakia, Okoye, e Shuri. Mostram a mulher como produtora/sujeito dos bens, beleza, e não apenas consumidora. Essas mulheres são reflexões do espírito de Wakanda. E como disse T'challa: “devemos escutá-las”. Mulheres, como homens, não são nomes genitivos, mas um projeto da história.

Cartaz do filme Pantera Negra (Foto: Divulgação Marvel Studios)

Por fim, o filme mostra que tudo é conectado e em web. Tudo é #ubuntu! Não estamos sós, nem solitários, mas solidários. Os ancestrais estão sempre conosco. Em Wakanda, os mortos e os vivos se casam no tempo e espaço. A dimensão da ancestralidade é muito forte. Jesus como proto-ancestral, analogicamente, se encaixa muito bem, sendo que Ele sofreu, morreu e ressuscitou para nos libertar dos pecados para uma vida fecunda e em abundância sem fim. A humanidade caminha não para um fim, mas para um início. Entre os pontos fundamentais para pensar Jesus como ancestral está a sua universalidade; isso ajuda a superar o etnocentrismo, racismo e preconceitos.

Nota da IHU On-Line

No dia 27 de abril de 2019, sábado, das 9h às 12h, o filme Pantera Negra será exibido e debatido pela Profa. Dra. Gabriela Almeida – ULBRA. A atividade ocorrerá nas Salas TEDU 803 e 804, no Campus Unisinos Porto Alegre, e integra o ciclo Cinedebates IHU. Saiba mais informações e realize sua inscrição aqui.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Black Panther” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU