O Papa abre Sínodo e fica comovido. ‘Os profetas da desgraça não conseguirão nos sufocar’

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • Bartomeu Melià: jesuíta e antropólogo evangelizado pelos guarani (1932-2019)

    LER MAIS
  • Bolsonaro institui o Dia do Rodeio na Festa de São Francisco de Assis

    LER MAIS
  • “O transumanismo acredita que o ser humano está em um suporte equivocado”, afirma filósofo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

04 Outubro 2018

Na Praça de São Pedro não tão lotada, o Papa Francisco abriu o Sínodo dedicado aos jovens. Durante a homilia, enquanto anunciava a presença na praça dos dois bispos chineses (que pela primeira vez foram autorizados a viajar para Roma, graças ao acordo alcançado com o governo comunista de Pequim), ficou comovido. Sua voz parecia quase falhar. O Papa parou por alguns instantes a leitura das duas folhas que estavam em suas mãos. A presença daqueles dois bispos marca um passo tão importante como fonte de divisão: não todos, de fato, na Igreja veem positivamente o acordo diplomático assinado na semana passada, considerando-o talvez um risco para as comunidades católicas ainda perseguidas.

A reportagem é de Franca Giansoldati, publicada por Il Messaggero, 03-10-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.

Papa Francisco pediu para os padres sinodais (mais de duas centenas vindos de todo o mundo) para ter a coragem de ouvir as vozes dos jovens, suas expectativas, seus sonhos e olhar para o futuro, indo além dos limites ditados pelo "sempre se fez assim". "Que o Espírito nos dá a graça" de "ser memória operosa, viva e eficaz, que de geração em geração não se deixa sufocar e esmagar pelos profetas de calamidades e desgraças, nem pelos nossos limites, erros e pecados, mas é capaz de encontrar espaços para inflamar o coração e discernir os caminhos do Espírito". O Papa na homilia da missa também pareceu fazer uma referência indireta àquela parte da Igreja que entrava as reformas. Depois foi rezado em chinês, espanhol, árabe e depois pelos governantes para que protejam as vidas de todas as pessoas.

"Começamos um novo encontro eclesial capaz de ampliar horizontes, dilatar o coração e transformar as estruturas que hoje nos paralisam, separam e afastam dos jovens, deixando-os expostos às intempéries e órfãos duma comunidade de fé que os apoie, dum horizonte de sentido e de vida" acrescentou, pedindo para romper com o conformismo ditado pelo "sempre se fez assim" e “que nos ergamos para fixar olhos nos olhos o rosto dos jovens e ver as situações em que se encontram. A mesma esperança pede que trabalhemos por derrubar as situações de precariedade, exclusão e violência, a que está exposta a nossa juventude". Um apelo à tentação de cair em posições moralistas ou elitistas, bem como da atração por ideologias abstratas que nunca correspondem à realidade do nosso povo.

Aos jovens quase gritou para que tenham coragem de ir em frente, "Lutem contra todo o egoísmo. Recusem dar livre curso aos instintos da violência e do ódio, que geram as guerras e o seu cortejo de misérias. Sejam generosos, puros, respeitadores, sinceros. E construam com entusiasmo um mundo melhor que o dos vossos antepassados". Para os jovens releu um trecho do Concílio e as palavras do poeta Hölderlin: "O homem mantenha o que, em criança, prometeu".

As lágrimas do Papa pelo primeiro encontro com bispos chineses:

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Papa abre Sínodo e fica comovido. ‘Os profetas da desgraça não conseguirão nos sufocar’ - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV