Papa pede ajuda aos jesuítas irlandeses no processo de cura das vítimas de abuso sexual clerical

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O que deve ser cancelado? Eis a questão

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Padre Miguel Ángel Fiorito, SJ, meu Mestre do Diálogo: “Ele nos ensinou o caminho do discernimento”. Artigo do Papa Francisco

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

30 Agosto 2018

O papa Francisco teve uma reunião privada com mais de 60 jesuítas irlandeses, incluindo o Provincial irlandês Leonard Moloney na sede da nunciatura em Dublin, no dia 25 de agosto de 2018. Ele os cumprimentou calorosamente e respondeu às perguntas de vários deles.


Encontro do Papa com os jesuítas irlandeses (Foto: Brandan McManus /Jesuits In Ireland)

A reportagem é publicada por Jesuits in Ireland, 28-08-2018. A tradução é de Victor D. Thiesen.

O padre Moloney começou perguntando ao papa Francisco se havia alguma coisa com que os jesuítas irlandeses pudessem ajudá-lo, em função do Quarto Voto da Companhia - obediência especial ao pontífice. O Papa respondeu pedindo-lhes diretamente que ajudassem a abordar o abuso sexual clerical, com o processo de cura e com o trabalho reparador que precisa ser feito.

Brendan McManus SJ, que era o fotógrafo da reunião, foi tocado profundamente. “Foi um dia incrível para ser padre jesuíta na Irlanda e conhecer o Papa”, disse ele. “Ele tirou um tempo de sua agenda lotada para se encontrar brevemente com os jesuítas irlandeses, e eu era o fotógrafo. Isso me fez sentar e me perguntar: como posso ajudar a descobrir abusos e chegar até as vítimas para ajudar no processo de cura?

De fato, quando Brendan teve a oportunidade de fazer uma pergunta, levantou a questão do abuso mais uma vez. Falando em espanhol, ele perguntou ao papa Francisco: “Como você e a Igreja vão lidar com esse escândalo de abuso sexual clerical, porque o impacto que o tratamento do abuso está causando está nos matando?” O papa respondeu reiterando seu compromisso de erradicar isso completamente. Ele falou sobre os jesuítas o ajudarem no trabalho de abordar o abuso sexual clerical e apontou claramente os perigos do abuso de poder.

John Callanan SJ perguntou como o papa conseguiu manter sua serenidade. Ele respondeu que manter um senso de humor é muito importante, e fez alusão ao antigo Superior Geral dos Jesuítas, Peter Hans Kolvenbach, como um exemplo de alguém que era bem conhecido por seu espírito jovial e otimista.

Outras perguntas vieram de Michael Bingham e Michael O'Sullivan. E quando o papa falou enfaticamente sobre evitar a esterilidade e atrair novas vocações, o noviço Matthew Tumulty recebeu uma menção especial.

Mais amplamente, de acordo com Brendan, o Papa exortou os jesuítas a “serem fiéis em oração e a 'se manterem em consolação', uma frase jesuíta que significa estar ligado ao Espírito e ser compassivo no mundo”.

Refletindo sobre toda a experiência, Brendan disse: “Em um nível pessoal, era impressionante estar com o papa; foi muito emocionante e comovente”.

O estudante jesuíta Niall Leahy também relatou sua impressão geral do encontro. “Dadas as circunstâncias de sua visita, nosso encontro com o Santo Padre inevitavelmente nos tornou dolorosamente conscientes de algumas das realidades sombrias dentro da vida da igreja. Mas também fomos consolados por testemunhar como um simples homem pode corajosamente enfrentar essas realidades e carregar a cruz. Para mim, esse foi um momento pascal. "

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa pede ajuda aos jesuítas irlandeses no processo de cura das vítimas de abuso sexual clerical - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV