Rede de Observatórios se mobiliza para analisar e praticar a democratização da informação

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Francisco e as uniões homossexuais

    LER MAIS
  • “A dignidade é a resposta popular ao cinismo aberto dos que estão no poder”. Entrevista com Slavoj Žižek

    LER MAIS
  • Dom Paulo Cezar Costa, novo Arcebispo de Brasília. Nota da Comissão Justiça e Paz de Brasília

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: Lucas Schardong e Marilene Maia | 21 Agosto 2018

Na última quarta-feira (15/08) a Rede de Observatórios que há oito anos está articulada para qualificar processos de investigação e intervenção junto às políticas públicas, esteve reunida na Unisinos Porto Alegre. Além de analisar e debater os trabalhos implementados, a Rede deu seguimento à preparação do VIII Seminário Observatórios, que ocorrerá em outubro deste ano.

glossário dos Observatórios também foi analisado em vista da sua publicação em outubro próximo. Importante reconhecer o compromisso dos pesquisadores destes Observatórios com os dados, os indicadores e informações. O grupo de pesquisadores da Rede valoriza todos estes elementos como ferramentas estratégicas de afirmação da democratização do Estado e da sociedade brasileira.

Uma das preocupações da Rede se dá para com a situação das pesquisas das realidades e políticas públicas gaúchas, que teve importante prejuízo com a extinção da Fundação de Economia e Estatística - FEE. A instituição responsável pela pesquisa foi extinta e com ela as pesquisas em andamento. Os trabalhadores/as da Fundação estão sendo transferidos/as para diferentes órgãos e, lamentavelmente, sem valorização de suas expertises, ou seja, perdem-se pesquisas e pesquisadores/as.

Desde o início deste desmonte, a Rede se posicionou contra a extinção da Fundação e manifestou suas preocupações em relação aos trabalhadores/as, que, na atual conjuntura, consigam ser valorizados em espaços onde possam contribuir com suas pesquisas e dados.

Em outubro, a Rede de Observatórios Sociais promoverá o VIII Seminário Observatórios: democracia, desigualdades e políticas públicas. Em sua oitava edição, o seminário tem como objetivo promover o estudo e o debate sobre o papel dos Observatórios, suas metodologias e impactos.

O evento de 2018 pretende promover a análise transdisciplinar dos cenários contemporâneos marcados pelas desigualdades, em vista da análise e afirmação da democracia e das políticas públicas na contemporaneidade.

Também está aberto um edital para apresentação de trabalhos que proponham relatos de experiência, de pesquisas em andamento e de artigos científicos que colaborem no desenvolvimento e consolidação de Observatórios voltados a diferentes segmentos, temáticas e setores sociais, com destaque à temática do evento.

Confira aqui a programação do VIII Seminário Observatórios: democracia, desigualdades e políticas públicas.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rede de Observatórios se mobiliza para analisar e praticar a democratização da informação - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV