Austrália. Nomeado novo arcebispo de Melbourne, escolhido para reconstruir a Igreja no país

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O que deve ser cancelado? Eis a questão

    LER MAIS
  • CNBB emite nota sobre o desrespeito à fé cristã

    LER MAIS
  • Indígena assassinado no Maranhão é o 4º Guajajara morto de forma violenta em menos de dois meses

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

30 Junho 2018

'O novo arcebispo tem o forte senso pastoral necessário num momento tão complexo da nossa maior diocese', diz o antecessor de Comensoli, arcebispo Denis Hart.

A reportagem é de Mark Brolly, publicada por The Tablet, 29-06-2018. A tradução é de Victor D. Thiesen.

O bispo Peter Comensoli de Broken Bay, ao norte de Sydney, foi nomeado nono arcebispo de Melbourne, sucedendo o arcebispo Denis Hart.

O arcebispo-eleito de 54 anos de idade fez mestrado e doutorado em duas universidades na Escócia. Ele vai assumir rapidamente o arcebispado, no dia 1º de agosto.

Ele é o primeiro arcebispo de fora do estado de Victoria [onde fica Melbourne, nde] a liderar a Igreja em Melbourne desde James Knox, que exerceu o cargo entre 1967-74, quando foi nomeado para a Cúria Romana.

Arcebispo Hart descreveu seu sucessor como "generoso, talentoso e cheio de fé", que traz a riqueza da experiência em três diferentes dioceses. Bispo Comensoli foi nomeado administrador apostólico da arquidiocese de Sydney em fevereiro de 2014 quando o Papa Francisco nomeou o então arcebispo da diocese, George Pell, como prefeito inaugural do Secretariado do Vaticano para a Economia e em novembro desse ano Comensoli foi nomeado para seu posto atual em Broken Bay.

"A comunidade da arquidiocese de Melbourne o recebe de forma orante e sincera", disse o arcebispo Hart, que, até maio, foi presidente da Conferência dos bispos australianos.

O novo presidente da Conferência, arcebispo Mark Coleridge de Brisbane, disse que o arcebispo eleito Comensoli tem os dons e as energias que sua nova missão exigirá.

"O arcebispo eleito Peter tem uma mente boa, uma personalidade envolvente e o forte senso pastoral necessário num momento tão complexo da nossa maior diocese”, disse o arcebispo Coleridge.

"Ele é um homem que pode ouvir e um homem que sabe falar, não só com o povo católico, mas com a comunidade maior também."

Comensoli disse que estava orgulhoso de ter sido escolhido pelo Papa Francisco e reconheceu "o desafio que ele colocou diante de mim para liderar o povo de Deus em Melbourne, com ternura, misericórdia e alegria".

"A vida de discipulado cristão é um presente precioso, desenvolvido através da escuta e da resposta ao chamado de Deus", disse. "Ao aceitar o chamado para ser um novo missionário ao povo de Deus da arquidiocese de Melbourne, prontamente reconheço a grande responsabilidade que está confiada a mim”.

"Eu vou sentir muita falta das pessoas maravilhosas, – leigos, religiosos e padres –, de Broken Bay. Por todo o breve tempo que me foi um privilégio servi-los, estou orgulhoso de ter seu sido amigo e pastor. Agora estou ansioso para conhecer o povo de Melbourne”.

Ele elogiou seu antecessor de 77 anos de idade. "Estendo minha profunda gratidão ao arcebispo Denis Hart por sua liderança fiel e sua força de caráter cristão nos últimos 17 anos. Suas boas-vindas para mim têm sido enternecedoras, generosas e encorajadoras, e o desejo todas as bênçãos em sua aposentadoria."

O arcebispo eleito atualmente atua nas Comissões de Bispos para a Evangelização e para a Família, a Juventude e a Vida. Ele tem particular interesse sobre a eutanásia, questões sobre a vida e de mídia.

Arcebispo eleito Comensoli nasceu na região de Illawarra, ao sul de Sydney, em 25 de março de 1964, sendo o quarto e último filho de Mick e Margaret Comensoli. Ele foi batizado na Igreja de St. John Vianney, em Fairy Meadow, paróquia em que ele recebeu todos os seus sacramentos da iniciação cristã e onde foi ordenado. Foi educado pelas Irmãs do Bom Samaritano – instituição fundada em 1857, pelo primeiro arcebispo de Sydney, o inglês John Bede Polding O.S.B. – na escola primária do St John Vianney, e pelos padres maristas na St Paul’s College, em Bellambi.

Após terminar a escola, trabalhou por quatro anos no setor bancário enquanto estudava Comércio na Universidade de Wollongong.

O arcebispo eleito iniciou seus estudos para o sacerdócio em Sydney em 1986 e foi ordenado ao sacerdócio em 22 de maio de 1992. Serviu na diocese de Wollongong como padre assistente e, em seguida, como administrador em algumas paróquias. Também foi chanceler diocesano por seis anos.

Ele é bacharel em Teologia (1989) e também em Teologia Sagrada (1991) pelo Instituto Católico de Sydney. Possui especialização em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana (2000). Tem mestrado em Filosofia Moral pela Universidade de St Andrews (2007), e doutorado em Ética Teológica pela Universidade de Edimburgo (2011).

Em 20 de abril de 2011 ele foi nomeado bispo auxiliar de Sydney e foi consagrado em oito de junho de 2011 na catedral de St. Mary.

Recentemente publicou um livro intitulado ‘In God’s Image: Recognising the Profoundly Impaired as Persons' (Na imagem de Deus: Reconhecendo como Pessoas os Profundamente Prejudicados, em português) e tem escrito vários artigos sobre antropologia cristã.

A nomeação do arcebispo eleito foi anunciada dois dias depois que o administrador da Catedral St Francis Xavier, em Adelaide, padre Charles Gauci, ser nomeado o sétimo bispo de Darwin a fim de suceder o bispo Eugene Hurley.

Bispo eleito Gauci, que vai ser o primeiro sacerdote diocesano de Adelaide a ser ordenado bispo em 45 anos, nasceu em Malta e chegou à Austrália com sua família com 13 anos de idade. Foi ordenado para Adelaide em 1977 e tem servido em paróquias e papéis de maior amplitude em toda a arquidiocese.

Ele agora assume a responsabilidade por uma vasta diocese que cobre quase todo o território do Norte, onde muitos católicos são indígenas.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Austrália. Nomeado novo arcebispo de Melbourne, escolhido para reconstruir a Igreja no país - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV