É preciso dizer não ao sacrifício diabólico de crianças e adolescentes

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

28 Junho 2018

Nos Estados Unidos e no Brasil, entidades religiosas se manifestam contra a violência do Estado dirigida a menores.

É preciso dizer não ao sacrifício diabólico de crianças e adolescentes.

O artigo é de Magali do Nascimento Cunha, jornalista, doutora em Ciências da Comunicação e colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas, publicado por CartaCapital, 27-06-2018.

Eis o artigo.

Ainda refletíamos sobre o drama de milhares de meninos e meninas imigrantes separados de suas famílias e levados forçosamente a centros de detenção nos Estados Unidos quando o adolescente Marcus Vinícius da Silva foi assassinado. Ele ia para a escola no Rio de Janeiro e foi atingido por um tiro disparado em uma das tantas ações policiais em favelas da cidade.

Não há diferença entre a política de demonização de imigrantes do governo dos EUA e a política de “segurança” implementada há décadas no Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros: são diabólicas.

São ações relacionadas à origem do termo diabo, do grego diabolos, "o que divide", “provocador de confusão, discórdia”. Estas ações governamentais dividem, confundem, trazem violência e morte. Tanto o governo dos EUA quanto o de estados no Brasil têm em comum o tratamento desigual e cruel a seres humanos. E o que é pior: sacrificam crianças e adolescentes por meio de políticas inumanas e segregacionistas.

Nos EUA, são quase 2,5 mil crianças e adolescentes separados de pais e mães qualificados como imigrantes ilegais, de abril a junho deste ano. Mesmos depois de voltar atrás nestas ações, o governo declarou: “As novas regras só valerão para novos casos. Não haverá retroatividade para casos existentes”. Crianças aprisionadas podem nunca mais encontrar os pais.

No Brasil, 30 crianças e adolescentes são assassinados por dia, de acordo com relatório da Fundação Abrinq. Em 2015 foram quase 11 mil. A agravante é a responsabilidade do Estado nestes assassinatos. As “forças de segurança” paulistas foram responsáveis pela morte de 191 crianças e adolescentes entre 2010 e 2016, o equivalente a dois casos por mês (dados da Secretaria de Segurança Pública).

Só no Rio de Janeiro foram 108 mortes em ações policiais entre janeiro de 2016 e março de 2017, segundo o Instituto de Segurança Pública. O caso de Marcus Vinícius, no Complexo da Maré, se soma a outros tantos no Rio só neste ano. Todos viram estatísticas e as mortes continuam.

Estamos diante de uma realidade perversa, cruel, mas sabemos que ela não é nova. Basta olhar para a história da escravidão, vivida tanto nos EUA quanto no Brasil, e para o que era feito às crianças das famílias escravas. Basta recordar o que o nazismo fez às famílias de judeus e de ciganos.

Atualmente, as ações do governo de Israel contra crianças e adolescentes palestinos que cruzam fronteiras israelenses ilegalmente estabelecidas ou jogam pedras ou xingam soldados daquele país também são violentas, de execuções ao encarceramento arbitrário.

A tradição cristã, baseada no amor, na misericórdia e no acolhimento do outro, incondicionais, sem distinção de gênero, cor, condição social ou nacionalidade, se opõe radicalmente a estas políticas diabólicas. Ela defende a vida em toda a sua plenitude para todos. Quem apoia estas posturas segregadoras, que negam e tiram a vida, não pode ser chamado de cristão. É qualquer coisa menos um seguidor ou seguidora de Jesus.

Por isso, é significativo e renova a esperança tomar conhecimento das ações de cristãos contra estas políticas diabólicas. Nos Estados Unidos, as principais igrejas manifestaram repúdio e pressionam pelo fim das ações perversas contra imigrantes.

Clérigos e leigos da Igreja Metodista naquele país assinaram uma queixa interna contra o integrante daquela Igreja, Jeff Sessions, secretário de Justiça. Os 600 signatários condenam o papel do secretário na política de "tolerância zero" de separar crianças das famílias.

As acusações alegam abuso infantil, imoralidade, discriminação racial e "divulgação de doutrinas que contrariam as normas da doutrina da Igreja Metodista Unida” (Sessions declarou em público que estava cumprindo a vontade de Deus). Lideranças maiores da igreja enviaram um comunicado pedindo aos legisladores que reunissem as famílias.

O presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA emitiu uma nota condenando a política. Bispos da Igreja Católica articularam uma delegação para a fronteira, a fim de protestar contra tribunais e instituindo "sanções canônicas" para católicos executores das políticas.

A Convenção Batista do Sul também aprovou uma resolução pedindo uma reforma da política de imigração para se manter "a prioridade da unidade familiar". A Igreja Presbiteriana, a Igreja Episcopal e a Igreja Luterana emitiram declarações assinadas pelos seus líderes criticando a política.

Da mesma forma, outros grupos religiosos, tais como a Sociedade Islâmica da América do Norte, a União do Judaísmo Reformado e líderes budistas afirmaram publicamente suas preocupações. Na terça-feira 19, uma expressiva manifestação denominada “Mulheres de Fé Clamam para Unir Famílias” aconteceu em frente aos escritórios do Setor de Imigração e Alfândega.

Este papel profético em fidelidade aos princípios cristãos é cada vez mais necessário neste mundo de governantes perversos.

No Brasil, a ONG Rio de Paz, coordenada pelo pastor Antônio Carlos Costa, tem cumprido o propósito da solidariedade cristã ativa com os moradores de periferia que são vítimas do sistema violento e com os policiais que são arrastados para ele. Outras organizações cristãs têm atuado e levantado a voz em denúncia contra o extermínio de crianças e adolescentes das periferias.

Há que se avaliar, no entanto, que a voz oficial das principais igrejas diante deste sacrifício de crianças e adolescentes, inclusive na denúncia da crueldade praticada ou justificada por quem se diz cristão, ainda não tem sido suficientemente ecoada em nosso país.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É preciso dizer não ao sacrifício diabólico de crianças e adolescentes - Instituto Humanitas Unisinos - IHU