Austrália. O Papa confirma o compromisso da Igreja contra a pedofilia

Revista ihu on-line

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Grande Sertão: Veredas. Travessias

Edição: 538

Leia mais

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Mais Lidos

  • Bispos latino-americanos levantam a voz pela Amazônia

    LER MAIS
  • Bolsonaro pode ser responsabilizado por crime contra humanidade

    LER MAIS
  • Enquanto Amazônia arde, governistas e ruralistas aprovam mais incentivos à devastação no Senado

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

27 Junho 2018

Milhares de menores australianos foram abusados, durante décadas, em várias instituições da Igreja. O todo-poderoso cardeal George Pell será julgado por abuso e acobertamento. O arcebispo de Adelaide, Philip Wilson tornou-se a autoridade mais alta a ser condenada por acobertamento. E o Papa disse “chega”.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 25-06-2018. A tradução é de André Langer.

A política de “tolerância zero” contra os abusos na Igreja teve um novo capítulo com o encontro entre o Papa Francisco e o governador-geral do Commonwealth da Austrália, Peter Cosgrove, perante o qual reafirmou “o compromisso de todos os componentes eclesiais” na “proteção dos menores e das pessoas vulneráveis”.

Durante o encontro, ambos conversaram sobre “o papel da Igreja na sociedade australiana e a discussão atual relativa à proteção dos menores e das pessoas vulneráveis, reafirmando o compromisso de todos os componentes eclesiais nesta área”, conforme informou a Santa Sé em um comunicado.

Eles também “abordaram as questões da migração, tanto a nível global como regional, assim como as mudanças climáticas” e “a situação social no país e a questão da paz e da estabilidade em toda a região do Pacífico e da Ásia”.

O Papa e Cosgrove conversaram sobre essas questões em um momento em que a Igreja católica australiana se viu chamuscada por escândalos de abusos infantis e o cardeal George Pell, chefe das finanças do Vaticano, enfrenta um julgamento nessa área, cujos detalhes não podem ser divulgados, por ordem judicial, até que o processo seja concluído.

Em maio passado, o presidente da Conferência Episcopal Australiana, Mark Coleridge, anunciou que a Igreja irá aderir ao plano de indenizações para as vítimas de abusos infantis na Austrália, uma das recomendações da comissão que analisou a resposta das instituições do país a esses abusos.

A condenação do arcebispo de Adelaide, Philip Wilson, que se recusou a renunciar (o Papa nomeou um administrador apostólico), é o último capítulo de um escândalo que mergulhou a Igreja australiana na maior crise da sua história.

Eis a nota da Santa Sé

Hoje, 25 de junho, o Santo Padre Francisco recebeu em audiência, no Palácio Apostólico, o Governador-Geral do Commonwealth da Austrália, Sua Excelência o Sr. Peter Cosgrove, que se reuniu em seguida com Sua Eminência o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, acompanhado por Sua Excelência dom Paul R. Gallagher, secretário para as Relações com os Estados.

Durante o colóquio, que transcorreu em um clima cordial, foram abordadas as temáticas da migração, tanto a nível global como regional, assim como as mudanças climáticas. Também foi mencionado o papel da Igreja na sociedade australiana, bem como a discussão atual sobre a proteção dos menores e das pessoas vulneráveis, reafirmando o compromisso de todos os componentes eclesiais nessa área.

Depois, falaram sobre a situação social no país e a questão da paz e da estabilidade em toda a região do Pacífico e da Ásia.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Austrália. O Papa confirma o compromisso da Igreja contra a pedofilia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV