Plataforma digital aberta ao público serve para simular o financiamento de um sistema de geração de energia solar

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • O senador Marcio Bittar quer bater o último prego no caixão do SUS

    LER MAIS
  • Francisco sai mais forte do “livrogate” do Vaticano

    LER MAIS
  • “Ao Papa o nosso abraço fraterno de irmãos e irmãs”. Pronunciamento da CRB Nacional

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

16 Junho 2018

Muita gente conhece o aquecimento solar de chuveiros como forma de economia de energia elétrica. Mas energia solar vai muito além disso. A chamada energia solar fotovoltaica é a terceira mais importante fonte de energia renovável do mundo, em termos de capacidade instalada, sendo utilizada hoje em mais de 100 países.

A reportagem foi publicada por EcoDebate, 15-06-2018. 

O sistema é simples: placas fotovoltaicas feitas de silício ou outro material semicondutor captam a luz solar, movimentando elétrons que geram eletricidade para a residência, estabelecimento comercial, indústria ou para o campo.

Limpa e sustentável, a energia fotovoltaica também é uma fonte econômica, já que gera energia de forma autônoma uma vez instalada. Além disso, o excesso de eletricidade gerado pelo sistema vai para a rede elétrica da distribuidora, virando “créditos” de energia a serem utilizados no período noturno ou ao longo dos próximos meses. Em outras palavras: é possível produzir energia limpa com a luz do sol e reduzir conta de eletricidade!

Calculadora fotovoltaica

Buscando fomentar o acesso a esse tipo de energia no país, Banco do Brasil e WWF-Brasil, por meio de parceria de oito anos em prol da Economia Verde no país, criaram a Calculadora de Projetos Fotovoltaicos. A ferramenta, digital e aberta ao público, analisa, de acordo com o consumo de eletricidade e localidade de um usuário, o potencial de economia na fatura de eletricidade e a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) proporcionados por um sistema fotovoltaico próprio.

A calculadora compara, ainda, a capacidade do sistema de reduzir as emissões de GEE com a proporcionada pelo plantio de árvores e pela redução da utilização de automóveis, dando uma medida dos benefícios ambientais que serão obtidos.

De maneira complementar, ela também permite simular o financiamento do projeto, apresentando o retorno financeiro obtido com ele. Com base nas condições de financiamento e nas características do sistema, são apresentados todos os dados financeiros relevantes para o usuário analisar a atratividade do projeto:

  • Valores das parcelas;
  • Valor total do financiamento;
  • Valor presente líquido;
  • TIR (ótima para comparar com outras alternativas de investimento);
  • Tempo de retorno descontado.

A calculadora é baseada em dados de irradiação solar do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pesquisas de preço com fornecedores realizadas nacionalmente pelo Instituto Ideal, assim como características de desempenho típicas para os equipamentos. Ela foi concebida para ser facilmente utilizada por qualquer usuário, e também possui funcionalidades para que gerentes de conta do Banco do Brasil possam usá-la em benefício de seus clientes.

A calculadora tem o propósito de conscientizar consumidores de eletricidade sobre a possibilidade de gerar sua própria energia e obter benefícios econômicos e ambientais, estimulando o investimento em soluções sustentáveis por parte de pessoas e empresas.

A ferramenta será lançada oficialmente nesta semana, durante o Brasil Solar Power 2018, evento oficial do setor fotovoltaico, que será realizado nos dias 12 e 13 de junho, no Rio de Janeiro.

Para acessar a ferramenta, que é livre e gratuito a qualquer interessado, clique aqui.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Plataforma digital aberta ao público serve para simular o financiamento de um sistema de geração de energia solar - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV