Ibama apreende madeira suficiente para carregar mil caminhões em terra indígena de Roraima

Mais Lidos

  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • “Um Netanyahu em plena fuga para a frente vai responder ao Irã, e apenas os EUA podem evitar o pior”

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

04 Mai 2018

Desmatamento atingiu uma área de 1.372 hectares na Terra Indígena Pirititi, onde há indícios da presença de povos indígenas isolados.

A notícia é publicada por G1, 03-05-2018.

Ibama chegou ao local do desmatamento ilegal após monitoramento via satélite (Foto: Ibama/Divulgação)

O Ibama informou nesta segunda-feira (30) que apreendeu 7.387 toras de madeira, o equivalente a cerca de 15 mil metros cúbicos, extraídas ilegalmente da Terra Indígena Pirititi, na região Sul de Roraima. É a maior apreensão registrada no estado, segundo a instituição.

A quantidade de madeira apreendia, de acordo com o Ibama, é suficiente para carregar mil caminhões e foi feita na última semana. A região da apreensão fica em Rorainópolis, município onde há grande concentração de empresas do ramo madeireiro.

A região da TI Pirititi também apresenta indícios da presença de povos indígenas isolados, de acordo com Ibama.

Os agentes ambientais chegaram ao local após monitoramento de rotina realizado a partir de imagens de satélite onde foi verificado indícios de desmatamento ilegal na região. A exploração ilegal de madeira foi constatada durante um sobrevoo na região.

As estradas de acesso à localidade Pirititi foram bloqueadas por infratores para impedir a aproximação da fiscalização por terra e os agentes tiveram de percorrer 18 quilômetros a pé para chegar ao local do desmatamento, informou o Ibama.

Entre a madeira apreendida foram identificadas espécies como maçaranduba, cupiúba, angelim ferro e angelim pedra. O desmatamento atingiu uma área de 1.372 hectares, conforme o Ibama.

“A área desmatada é de extrema sensibilidade ecológica, pois abriga diversas espécies de fauna e flora ainda desconhecidas”, disse chefe da divisão técnico-ambiental do Ibama em Roraima, Diego Bueno.

Segundo o coordenador-geral de Fiscalização do Ibama, Renê Oliveira, a nova frente de exploração ilegal de madeira identificada no sul de Roraima foi interrompida a tempo de impedir o avanço e a consolidação do desmatamento.

“No primeiro momento, o infrator realiza o corte seletivo. Com isso, ele se capitaliza para a realização do corte raso mais adiante. Ao final, quando o terreno já está completamente desmatado, a área é transformada em pasto”, explicou Oliveira.

A equipe de fiscalização investiga os responsáveis pelo roubo de madeira na Terra Indígena Pirititi. As informações reunidas serão encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal para apuração no âmbito criminal.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ibama apreende madeira suficiente para carregar mil caminhões em terra indígena de Roraima - Instituto Humanitas Unisinos - IHU