"Coragem!" Documentário exibe as muitas vidas de Dom Paulo Evaristo Arns, o cardeal da resistência à ditadura

Revista ihu on-line

Etty Hillesum - A resistência alegre contra o mal

Edição: 534

Leia mais

Direito à Moradia, Direito à Cidade

Edição: 533

Leia mais

Veganismo. Por uma outra relação com a vida no e do planeta

Edição: 532

Leia mais

Mais Lidos

  • "Coquetel" com 27 agrotóxicos foi achado na água de 1 em cada 4 municípios – consulte o seu

    LER MAIS
  • “A desinformação sobre as Universidades Públicas é proposital e tem a intenção de justificar o discurso privatista”. Entrevista com Mônica Ribeiro

    LER MAIS
  • Steve Bannon comanda ataque orquestrado ao Papa e a suas ideias

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: Wagner Fernandes de Azevedo e Evlyn Zilch | 15 Abril 2019

“Coragem!”, “Coragem!”, “Coragem!”, “Coragem!”. O insistente clamor de Dom Paulo Evaristo Arns ecoa na memória daqueles que fazem as múltiplas vozes de apresentação do documentário que apresenta as muitas vidas do cardeal. Lançado em dezembro de 2017, um ano após a morte do cardeal, foi dirigido por Ricardo Carvalho e produzido pelo Instituto Vladmir Herzog. Conta com a participação e depoimentos de figuras emblemáticas na luta contra a ditadura militar. Contribuem ainda artistas como Maria Bethânia, Chico Pinheiro e Paulo Betti.

O documentário exibe vídeos inéditos da trajetória do Cardeal Arns. Suas múltiplas histórias são as muitas vidas às quais ele se transformou e se dedicou a transformar.

O documentário enfatiza a luta protagonizada contra o regime militar no país e a dedicação na defesa dos operários e demais perseguidos pelo governo. Dom Paulo foi grande referência em defesa das grandes greves operárias da Grande São Paulo, da década de 1970. Segundo o diretor Ricardo Carvalho, Arns foi o “cardeal dos operários”.

O cardeal tomou destaque ao assumir a Arquidiocese de São Paulo e vender o Palácio Episcopal para a construção de 1.100 centros comunitários. O filme realça a dedicação do cardeal na militância dos direitos humanos e a perseguição que o declarado inimigo nº1 da ditadura militar sofreu.

Dedicado à defesa dos pobres, foi suporte não apenas para os perseguidos pela ditadura brasileira, mas auxiliou exilados de todo o Conesul. Ricardo Carvalho aponta que “Dom Paulo foi o primeiro a encontrar crianças desaparecidas pelas ditaduras no continente”. Em seu depoimento especial para o filme, o cardeal afirma “Com Médici foi duro. Tivemos que ficar firmes até o fim, até a última linha, até o ponto final da frase que a gente disse: ‘que os militares não mandam na nossa liberdade!’ ”.

O documentário foi feito por uma pesquisa de dois anos em arquivo, e de longa data na convivência do diretor e do cardeal. Ricardo Carvalho é, também, autor da biografia de Dom Paulo Evaristo Arns: O cardeal da resistência — As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns (São Paulo: Instituto Vladmir Herzog, 2013).

Ciclo de Filmes Cinema, Cultura, Fé, Teologia – 16ª Páscoa IHU

Coragem – As muitas vidas do Cardeal Arns será exibido nesta terça-feira (16), encerrando o Ciclo de Filmes Cinema, Cultura, Fé, Teologia – 16ª Páscoa IHU. A partir das 17h, seu diretor, o jornalista Ricardo Carvalho, fará uma introdução ao filme através de webconferência e logo após o filme será apresentado na Sala Ignacio Ellacuría – IHU. A atividade é gratuita.

Programação

16 de abril de 2019 (terça-feira)

17h às 17h20min – Uma introdução ao Filme Coragem! As Muitas Vidas do Cardeal Paulo Evaristo Arns

Jornalista Ricardo Carvalho – Videoconferência

17h30min às 19h – Exibição do filme: Coragem! As Muitas Vidas do Cardeal Paulo Evaristo Arns (Direção de Ricardo Carvalho, Documentário, Brasil, 2017, 1h15min)

Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU | Unisinos Campus São Leopoldo


Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser consultadas aqui.

Assista ao trailer oficial de Coragem – As muitas vidas do Cardeal Arns

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Coragem!" Documentário exibe as muitas vidas de Dom Paulo Evaristo Arns, o cardeal da resistência à ditadura - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV