Caritas Internacional abandona os investimentos fósseis

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O Papa doa aos pobres um prédio de luxo a poucos passos de São Pedro

    LER MAIS
  • Arautos do Evangelho. Vaticano retoma a intervenção

    LER MAIS
  • Papa aprovará padres casados na Amazônia, afirma teólogo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

23 Abril 2018

O anúncio para o Dia mundial da Terra. Uma mensagem para o mundo, mas também para o banco do Vaticano. Uma decisão compartilhada com alguns bancos alemães e associações e instituições católicas.

A reportagem é de Barbara Ardú, publicada por La Repubblica, 22-04-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.

A Caritas Internacional é a favor de investimentos sustentáveis. No Dia Internacional da Terra 35 instituições católicas, incluindo a Caritas mundial, uma das mais importantes organizações humanitárias do mundo, anunciaram a decisão de abandonar os investimentos nos combustíveis fósseis. Elas não são as primeiras. Já há algum tempo bancos, empresas e grandes fundos internacionais estão se afastando dos investimentos que ameaçam o planeta (e no longo prazo, também as poupanças).

Mas a Caritas não é uma instituição qualquer. Ela tem poder dentro da Igreja Católica, tem sua sede na Cidade do Vaticano e a Santa Sé nomeia diretamente vários membros do Comitê Executivo da Caritas Internacional. Ela dialoga com o mundo e principalmente, de acordo com o Movimento Católico Mundial para o Clima e a FOCSIV (uma das associações de voluntariado cristãs mais conhecidas), aquela da Caritas é uma declaração que irá exercer uma pressão considerável sobre o Banco do Vaticano, o IOR, para que abandone os investimentos no setor dos combustíveis fósseis.

Um dos caminhos, talvez o mais incisivo, para deter o aquecimento global e que está ganhando cada vez mais consciência. A decisão da Caritas, também será seguida pelos principais bancos católicos alemães. Bank Im Bistum Essen eG, Pax Bank e Steyler Ethik Bank, que declaram um balanço de cerca de 7,5 bilhões de euros, decidiram oferecer aos investidores institucionais católicos opções de investimento responsável, mas também enfrentar a crise climática.

Uma direção também já assumida por alguns bancos italianos, e também europeus que já oferecem investimentos éticos e sustentáveis, começando pela Etica SGR, que exclui os combustíveis fósseis totalmente dos seus produtos de investimento.

E a tendência começa a envolver mais e mais também os católicos italianos. D. Moretti, bispo de Salerno, declarou que desinvestir deve se tornar um "compromisso oficial em resposta ao apelo lançado pelo Papa Francisco e que precisa se traduzir em ações concretas". E outras entidades de origem católica também se somam nessa tendência, desde o Movimento Cristão dos trabalhadores da Comunidade de Nomadelfia até ao movimento dos Focolares, convencido de que o compromisso de desinvestimento faz plena parte do espírito do Movimento, que é o de "colaborar com instituições, associações e pessoas boa vontade para proteger o nosso planeta contra os efeitos nocivos do uso de fontes fósseis".

Todas instituições que até hoje ainda não declararam o quanto somam os desinvestimentos, estão se movimentando agora para descobrir onde eles investiram em combustíveis fósseis. Mas de acordo com o Movimento Católico Mundial para o Clima e a associação FOCSIV, a Secours Catholique desinvestirá cerca de 10 milhões de euros, a Fundação Catherine Donnelly 800 mil dólares canadenses e nos Estados Unidos um grupo de paróquias fará o mesmo. Três delas acumulam um patrimônio de US$ 3 milhões, e desinvestirão 400 mil dólares. Gotas no mar, no mercado global das finanças globais. Mesmo assim, gotas abençoadas.

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Caritas Internacional abandona os investimentos fósseis - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV