Filme sobre imprensa, 'The Post' tem timing perfeito para estreia

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • “O Óbolo de São Pedro foi usado para pagar um imóvel em Londres”: a investigação sobre o cardeal Becciu

    LER MAIS
  • Estas são as razões do ‘adeus’ do (ex-)cardeal Angelo Becciu

    LER MAIS
  • Pantanal: “Já queimaram uma área tão grande que os bichos não têm mais para onde correr”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


26 Janeiro 2018

Não poderia ser melhor o timing da estreia de "The Post: A Guerra Secreta", novo filme de Steven Spielberg sobre um dos episódios mais simbólicos do papel da imprensa como vigilante dos poderes constituídos.

  • The Post: A Guerra Secreta (The Post)
  • (muito bom)  
  • Direção Steven Spielberg
  • Elenco Meryl Streep, Tom Hanks
  • Prudução EUA, 2017, 12 anos
  • Quando estreia nesta quinta (25)

O comentário é de Sérgio Dávila, publicado por Folha de S. Paulo, 25-01-2018.

O longa, indicado a dois Oscar, chega nesta quinta (25) aos cinemas do Brasil dias depois de o Facebook anunciar uma mudança no algoritmo que deve expulsar de fato o jornalismo profissional das páginas de seus usuários em favor das fotos do cachorrinho lambendo o gatinho e dos vídeos do aniversário da vovó.

Existisse em 1971, a rede social deixaria de fora a notícia de que sucessivos presidentes americanos ludibriaram a opinião pública em relação à Guerra do Vietnã, como mostram os Pentagon Papers (Papéis do Pentágono).

O estudo secreto tinha sido encomendado pelo então secretário da Defesa de Richard Nixon (1969-1974), Robert McNamara, e só viu a luz do sol porque foi vazado pelo analista Daniel Ellsberg, primeiro para o jornal "The New York Times", depois para o diário "The Washington Post" (que dá nome ao filme).

Naquela época, o segundo era um diário local, em busca de relevância nacional. "The Post", o jornal, cresce ao brigar pela informação e, posteriormente, com a Justiça federal norte-americana, que vetou a divulgação dos documentos, proibição que seria derrubada em decisão histórica na Suprema Corte dos Estados Unidos.

Com ele crescem seu editor-executivo, o lendário Ben Bradlee, interpretado por Tom Hanks, e sua publisher, Katharine Graham (Meryl Streep), que acabara de assumir o posto, tentava se firmar num mundo essencialmente masculino e preparava a abertura de capital da empresa que editava o jornal.

O plot, em tese pedregoso para o público não especializado, ganha tratamento de thriller nas mãos de Steven Spielberg e, ajudado pelas atuações de Hanks e Streep, chega a emocionar.

Concorrem para isso as muitas subtramas do roteiro.

Uma delas, talvez a principal, é a evolução de Katharine Graham (1917-2001), de herdeira insegura e executiva acidental (assumiu o jornal depois do suicídio do marido, que o havia recebido das mãos do pai dela) para uma mulher firme e decisiva. Sua ascensão é a ascensão de todas as mulheres, defende Spielberg.

Outra é a importância da empresa jornalística de controle familiar, em que a convicção de bem informar o público muitas vezes vai contra o que seria melhor para os negócios. No caso em questão, advogados e executivos aconselham Katharine a não publicar os documentos, temerosos do efeito que a pressão do governo teria sobre anunciantes e sobre a abertura de capital iminente.

Há ainda a louvação do papel do "whistleblower" (literalmente, o "soprador de apitos", querendo dizer o vazador), figura fundamental no exercício do jornalismo, de importância especial no caso do "Washington Post" – veio de outro vazador, o diretor do FBI Mark Felt, o principal furo dado pelo jornal, o escândalo de Watergate.

Por fim, Spielberg não resiste a traçar paralelos entre Nixon e Donald Trump, na paranoia, no combate sistemático à imprensa e mesmo no gestual.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Filme sobre imprensa, 'The Post' tem timing perfeito para estreia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV