A Bioética e o contexto hermenêutico da Biopolítica

Revista ihu on-line

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Juventudes. Protagonismos, transformações e futuro

Edição: 536

Leia mais

No Brasil das reformas, retrocessos no mundo do trabalho

Edição: 535

Leia mais

Mais Lidos

  • Instrumentum Laboris do Sínodo para a Amazônia, um novo passo de “um 'kairós' para a Igreja e o mundo”

    LER MAIS
  • “Minha filha trans e católica é uma prova viva de como o Vaticano está errado em relação ao gênero”

    LER MAIS
  • Anule-se tudo que aconteceu a partir da criação da Lava Jato

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

16 Outubro 2017

A Biopolítica como teorema da Bioética é o tema do IX Colóquio Internacional IHU que se realiza nos dias 17 e 18 de outubro de 2017, na Unisinos - campus São Leopoldo, e que inspira a revista IHU On-Line desta semana. Alguns dos/das conferencistas que estarão presentes no evento contribuem com esta edição.

Vanessa Lemm,  professora na Universidade de New South Wales, na Austrália, inspirada nos trabalhos de Roberto Esposito, discute a biopolítica na perspectiva da obra de Nietzsche

Maurizio Lazzarato, filósofo e sociólogo que vive em Paris, autor de inúmeros livros, inclusive alguns traduzidos para o português, define a política da dívida como a melhor expressão da biopolítica de nosso tempo. “A dívida é uma máquina de guerra composta por automatismos financeiros”, afirma.

Agustín Domingo Moratalla, professor na Universidad Internacional Menéndez Pelayo, Espanha, retoma a noção de dom para pensarmos uma ética condizente com o mundo atual. “As éticas do cuidado recuperaram esta ideia de doação que está relacionada com a sensibilidade, o cuidado desinteressado dos outros e a generosidade”, frisa.

Victor Penchaszadeh, professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidad Nacional de La Matanza, Argentina, debate como os atuais estudos da genética contribuem para as garantias civis. “A genética deve agradecer às Avós da Praça de Maio, Argentina, por haver dado a esta disciplina a oportunidade de se redimir de seu passado com uma aplicação a favor dos direitos humanos”, pontua.

Fermin Roland Schramm, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, propõe uma bioética fundada no cuidado.

Alfredo Veiga-Neto, professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. aborda a relação entre a biopolítica e a educação, propondo a noção de ecogovernamentalidade.

Complementam a edição as entrevistas com Alex Preukschat, um dos principais nomes do mundo no debate sobre as tecnologias blockchaim, especialmente os bitcoins; com Michael Löwy, que apresenta seu recente livro Centelhas - marxismo e revolução no século XXI (São Paulo: Boitempo, 2017); e com Luís Carlos Dalla Rosa, sobre o seu livro Economia para a vida: a rebelião dos limites e o itinerário teológico para uma economia solidária ( (São Leopoldo, RS: Sinodal, 2016). 

A recente pesquisa realizada por Datafolha e que mostra a prevalência de jovens entre os apoiadores de Jair Bolsonaro, como possível candidato às eleições presidenciais brasileiras em 2018, é debatida por Rodrigo Nunes, Moysés Pinto Neto e Caio Almendra.

Teresa de Ávila sempre esteve presente na história do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, através de, especialmente, publicações, entrevistas e artigos. Por ocasião do início do Ano Jubilar Teresiano, no dia 15 de outubro de 2017,  publicamos o artigo “Moradas de Santa Teresa de Jesus: um itinerário de Amor” de Assunta Romio, doutoranda de teologia na Escola Superior de Teologia - EST, São Leopoldo, RS.

Blade Runner 2049, filme de Denis Villeneuve, é comentado por Fernando Del Corona e a Profa. Dra. Signorá Konrad é o perfil da semana.

A revista IHU On-Line estará disponível na segunda-feira, a partir das 17h, nesta página, nas versões html, pdf e ‘versão para folhear’.

A edição impressa circulará na terça-feira, no campus da Unisinos São Leopoldo, a partir das 8h. A partir das 12h, circulará no campus Porto Alegre.

A todas e a todos uma boa leitura e uma excelente semana!

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A Bioética e o contexto hermenêutico da Biopolítica - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV