Cardeal estadunidense pede um empréstimo para compensar as vítimas de abusos em Nova York

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Santa Teresa de Jesus: inquieta, andarilha, desobediente e muito mais...

    LER MAIS
  • COP26. Kerry reduz as expectativas sobre a cúpula de Glasgow: “Rumo a compromissos ainda insuficientes para alcançar…”

    LER MAIS
  • Diocese Anglicana no Paraná sagrará bispa coadjutora em Curitiba

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


04 Março 2017

Os abusos contra menores na Igreja quebram a confiança dos fiéis na instituição e, em alguns países, também seus cofres. Assim aconteceu nos Estados Unidos, onde após o escândalo Spotlight de Boston, foram várias as dioceses que declararam falência ao não poder enfrentar as indenizações às vítimas. Assim aconteceu em Boston, Filadélfia, e em uma dezena de Bispados.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 02-03-2017. A tradução é do Cepat.

Agora é a vez da Arquidiocese de Nova York, que quer evitar os números vermelhos hipotecando, por cem milhões de dólares, um terreno junto à Catedral de São Patrício, que atualmente abriga um hotel de luxo, para dotar de fundos um programa de compensação para vítimas dos abusos do clero na diocese. Tal programa foi anunciado há alguns meses pelo cardeal Timothy Dolan, insistindo em que se tratava de “um sinal tangível do desejo de reconciliação e cura da Igreja”.

Por sua parte, Joseph Zwilling, porta-voz da diocese, informou que 144 pessoas receberão compensações após os abusos sofridos, o que torna inevitável o pedido de um empréstimo hipotecário, cujo aval é este terreno.

As autoridades eclesiásticas também enfrentam novas querelas. Até agora foram apresentadas 26 supostas vítimas adicionais, acrescentou o porta-voz. Ainda não determinaram quantas pessoas poderão pedir compensação econômica.

O terreno que está sendo hipotecado fica no local de um hotel de luxo, na Avenida Madison, em frente à entrada dos fundos da emblemática catedral, na região central de Manhattan. A Arquidiocese é dona da propriedade há várias décadas, e aluga o terreno aos donos do hotel. Zwilling não quis precisar quanto dinheiro a diocese recebe pelo usufruto.

A Igreja católica dos Estados Unidos foi uma das que mais sofreu pela crise de abusos sexuais do clero desde que, em 2002, a investigação do Boston Globe descobriu a trama de ocultamento que ocorria em Boston e em outras dioceses.

Desde então, os bispos dos Estados Unidos pagaram quase 4 bilhões de dólares através de acordos extrajudiciais, ao mesmo tempo em que 6.500 sacerdotes foram acusados de abusos e várias centenas expulsos do sacerdócio ou da vida religiosa.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cardeal estadunidense pede um empréstimo para compensar as vítimas de abusos em Nova York - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV