Iniciada no Brasil a coleta de dados do Levantamento Global de Drogas 2017

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

08 Dezembro 2016

Durante a primeira década do milênio, o narcotráfico faturou, em média, 900 bilhões de dólares ao ano, segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). A cifra é equivalente a 35% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ou a 1,5% de toda a riqueza produzida no globo. Trata-se de um mercado extremamente dinâmico, sempre alimentado por “novidades” (como as metanfetaminas e as sintéticas, em geral) ou por ondas renovadas de consumo de drogas antigas (como a heroína e os opiáceos, atualmente responsáveis por 40 mil mortes anuais nos Estados Unidos).

A reportagem é publicada por CDN Comunicação, 06-12-2016.

O Global Drugs Survey (GDS) desponta como uma ferramenta importante para compreensão do problema. Maior levantamento online sobre drogas do mundo, o GDS já está com participação aberta desde novembro deste ano para a elaboração do próximo relatório, a ser divulgado em 2017. Nessa edição, o estudo foca na entrada de novas drogas no mercado, padrões de uso, preços e nível de acesso, bem como no impacto sobre o consumo mundial da maconha após mudanças de seu status legal.

O GDS é realizado desde o ano 2000 sob a coordenação do psiquiatra Adam Winstock, Consultor sobre Vícios do Maudsley Hospital (Londres) e professor honorário do Kings College London, e por uma equipe de especialistas ao redor do mundo. Conta com a participação de 20 países, incluindo o Brasil, onde o levantamento é organizado por Clarice Sandi Madruga, psicóloga e pesquisadora da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD/Unifesp).

Segundo Clarice, a expectativa é que os pesquisadores reúnam informações suficientes para realizar uma análise de tendências de 2015 e comparação entre os países coparticipantes. “Para isso, devemos ultrapassar a marca de cinco mil coletas, número de brasileiros registrados no levantamento do ano passado”, afirma. A coleta anterior contou com a participação de 107.624 participantes de diferentes nacionalidades.

Os resultados contribuem com o planejamento de ações governamentais voltadas à saúde da população e auxiliam o desenvolvimento de estratégias para instituições de ensino. Os dados da Global Drug Survey de 2015, por exemplo, propiciaram a formação de políticas públicas no Reino Unido e em outros países europeus. Além disso, o estudo detectou pela primeira vez o uso da maconha sintética no Brasil, identificando os riscos associados a essa substância, que coloca um a cada oito usuários em serviços de emergência por complicações relacionadas ao uso.

Colabore para que esse ano o Brasil tenha uma participação representativa nesse importante levantamento. Todos os indivíduos com 16 anos ou mais podem responder ao inquérito, independente de serem ou não usuários de qualquer droga. O questionário (em português) fica disponível no seguinte link até janeiro/2017.

Sobre a Unifesp

Criada em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 e federalizada em 1956. Por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), iniciou seu projeto de expansão em 2005. Atualmente, a Universidade conta com cursos nas áreas de Humanas, Exatas, Biológicas, Negócios e Saúde; distribuídos nos seguintes campi: São Paulo, Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e Osasco, além de unidades avançadas de extensão – Embu das Artes e Santo Amaro.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Iniciada no Brasil a coleta de dados do Levantamento Global de Drogas 2017 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU