Líder das FARC afirma que guerrilha respeitará cessar-fogo previsto em acordo de paz

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

04 Outubro 2016

Em mensagem de vídeo divulgada nesta segunda-feira (03/10), o líder das FARC (Forças Armadas Revolucionárias Colombianas), Timoléon Jiménez, afirmou que, apesar de o resultado no plebiscito de domingo (02/10), a guerrilha dará continuidade ao cessar-fogo “bilateral e definitivo”, previsto no documento.

“A paz chegou para ficar. As FARC reafirmamos perante a Colômbia e o mundo que suas frentes guerrilheiras em todo o país permanecerão de acordo com o cessar-fogo definitivo e bilateral como uma necessária medida de alívio às vítimas do conflito e em respeito ao acordado com o governo nacional”, disse Timoleón.

A informação é publicada por Opera Mundi, 03-10-2016.

No domingo, 50,2% da população colombiana votou contra o acordo de paz negociado nos últimos quatro anos e assinado na segunda-feira passada.

Após o resultado do plebiscito, convocado pelo presidente Juan Manuel Santos e que tinha o potencial de colocar o acordo em vigor, o mandatário afirmou que não iria “se render” e que daria continuidade às negociações de paz.

Na mensagem desta segunda, porém, Timoleón não deixou claro se as FARC voltarão para a mesa de negociação, afirmando que “a consulta plebiscitária não tem efeito jurídico algum, o efeito é político”.

“O acordo final para a construção de uma paz estável e duradoura foi assinado como um acordo especial e depositado perante o Conselho da Confederação Suiça, em Berna, que o concede inegável e irrevocável efeito jurídico”, disse o líder da guerrilha.

“As FARC permanecerão fiéis ao acordado, a paz chegou para ficar. Os sentimentos bélicos de quem quer sabotar [a paz], jamais serão mais poderosos que os sentimentos de inclusão e justiça social”, concluiu.

Leia mais...

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Líder das FARC afirma que guerrilha respeitará cessar-fogo previsto em acordo de paz - Instituto Humanitas Unisinos - IHU