Cardeal deixa de ser grão-chanceler da PUC do Peru: "O papa me removeu"

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • “Uma nova educação para uma nova economia”: Prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, ministrará videoconferência nesta quinta-feira

    LER MAIS
  • O enorme triunfo dos ricos, ilustrado por novos dados impressionantes

    LER MAIS
  • Família Franciscana repudia lei sancionada por Bolsonaro que declara o dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, como dia Nacional do Rodeio

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

13 Setembro 2016

O próprio cardeal de Lima anunciou no seu programa de rádio: "O papa me removeu". Juan Luis Cipriani perde definitivamente o controle da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) e deixa de ser seu grão-chanceler. É uma das consequências imediatas do acordo em curso entre a universidade e a Santa Sé, para dotar o centro universitário católico de novos estatutos.

A reportagem é do sítio Religión Digital, 11-09-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O projeto de reforma do estatuto da PUCP, elaborado em busca de uma "solução consensual e definitiva", é o resultado do trabalho conjunto entre uma comissão nomeada pela Santa Sé e o reitorado da universidade, depois de várias reuniões de trabalho realizadas entre junho de 2015 e agosto de 2016.

Nesse contexto, Sua Eminência o Cardeal Giuseppe Versaldi, prefeito da Congregação para a Educação Católica, visitará a PUCP no próximo dia 22 de setembro, para levar à Assembleia Universitária a mensagem da Santa Sé a propósito da proposta de reforma do estatuto da universidade.

A proposta de reforma do estatuto abrange cinco temas principais: a vinculação com o Direito Canônico; a participação institucional da Igreja na universidade; assim como as normas vinculadas às atividades da universidade, as eleições do reitorado e a economia da universidade.

A proposta deverá ser apresentada para sua aprovação perante a Assembleia Universitária e, depois, ser enviada a Roma para a assinatura de Sua Santidade, o Papa Francisco.

No novo estatuto, o grão-chanceler da universidade deixaria de ser obrigatoriamente o arcebispo de Lima, neste caso Juan Luis Cipriani, para abrir caminho para um prelado escolhido por tempo determinado pela Santa Sé – se assim for necessário.

De fato, após anos representando a PUCP, o cardeal Juan Luis Cipriani, portanto, deixa de ser seu grão-chanceler por ordem do Papa Francisco. O anúncio da notícia foi dada por ele mesmo no sábado passado, durante a transmissão do seu programa "Diálogos de fe", na RPP.

Lá, ele explicou que, depois de uma breve conversa, o Papa Francisco anunciou a sua decisão.

"Há cinco meses, eu expressei ao papa a minha disponibilidade. ‘Se o senhor quiser que alguém de Roma gerencie as coisas’, eu lhe disse, ‘eu acho que há algo muito grande que é a instituição da universidade.’ Mas, no fim, ele me removeu", declarou.

No mês passado, por ordem do Papa Francisco, cinco bispos foram designados para fazer parte da Assembleia Universitária, órgão máximo de governo, razão pela qual Cipriani perdeu o poder na PUCP.

Os cinco bispos que fazem parte da Assembleia Universitária da PUCP são Salvador Piñeiro, Miguel Cabrejos, Pedro Barreto, Norberto Strotmann e Gaetano Galbusera.

Leia mais:

Um golpe duro contra o cardeal Cipriani

O cardeal Cipriani perde o controle da Universidade Católica Peruana

O Papa cria uma comissão de cardeais para resolver o conflito entre Cipriani e a PUCP

Vaticano e PUCP: chega a comissão enviada pelo Papa

PUCP. Novos cenários?

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cardeal deixa de ser grão-chanceler da PUC do Peru: "O papa me removeu" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV