Sínodo de Creta foi importante, mas não foi "pan-ortodoxo", afirma Igreja russa

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • O Papa doa aos pobres um prédio de luxo a poucos passos de São Pedro

    LER MAIS
  • Arautos do Evangelho. Vaticano retoma a intervenção

    LER MAIS
  • “Infelizmente, a história da escravidão é contada por pessoas brancas”. Entrevista com Laurentino Gomes

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

27 Julho 2016

O Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu, na sua entrevista ao jornal La Repubblica, afirma que o Santo e Grande Sínodo de Creta foi um grande sucesso e que estão previstos passos rumo à unidade dos cristãos em um futuro não muito longe. Enquanto isso, a Igreja Russa não é da mesma opinião, de acordo com a solene declaração do seu Santo Sínodo do dia 15 de julho de 2016. Por razão alguma o Sínodo de Creta deve ser considerado como Sínodo pan-ortodoxo, já que ocorreu sem a presença de todas as 14 Igrejas autocéfalas.

A reportagem é de Ioannis Maragos, publicada no sítio Settimana News, 25-07-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O Sínodo da Igreja Ortodoxa Russa se ocupou amplamente do Sínodo de Creta e da situação que foi criada com a ausência de quatro Igrejas autocéfalas. O Sínodo russo recorda que, ainda em junho de 2016, com uma carta enviada ao Patriarca Bartolomeu e a todos os primazes das Igrejas ortodoxas autocéfalas, tinha pedido para se levar seriamente em consideração os pedidos das Igrejas autocéfalas de Antioquia, Geórgia, Bulgária e Sérvia de adiar o Sínodo.

O Patriarca Kirill defendia que as divergências entre as Igrejas na fase preparatória não deviam enfraquecer a unidade da Igreja Ortodoxa e era da opinião de considerar a reunião de Creta como uma fase preparatória do Santo e Grande Sínodo, do qual todas as Igrejas participariam em uma data a ser fixada.

Na reunião do dia 15 de julho, o Sínodo russo lamentou o fato de ainda não ter recebido por via oficial os documentos Creta. Ele sabia que alguns Padres sinodais não haviam assinado o documento sobre as relações da Igreja Ortodoxa com o restante do mundo cristão, porque discordavam do seu conteúdo.

O Sínodo da Igreja Russa fez referência a uma declaração da Igreja de Antioquia do dia 27 de junho, segundo a qual os documentos emitidos pelo Sínodo de Creta não comprometiam de modo algum os fiéis ortodoxos, pois não houvera a presença de todos as 14 Igrejas. Tratou-se somente de uma fase preparatória. Portanto, os seus documentos não são definitivos e normativos.

Na declaração da Igreja Russa, também se menciona a tomada de posição da secretaria geral do Sínodo da Igreja búlgara, segundo a qual, na falta do acordo de todas as 14 Igreja autocéfalas, violou-se o princípio da unanimidade e que, consequentemente, os documentos de Creta não devem ser considerados como expressão oficial de todas as Igrejas ortodoxas.

Diz-se, no entanto, que o Sínodo de Creta deve ser considerado como um evento relevante no caminho da unidade, a partir da reunião pan-ortodoxa de Rhodes, em 1961. Uma comissão bíblico-teológica especial examinará os documentos de Creta, assim que chegarem por via oficial. Serão ouvidos os pareceres dos teólogos, dos padres, dos monges e dos leigos.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sínodo de Creta foi importante, mas não foi "pan-ortodoxo", afirma Igreja russa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV