Papa Francisco: encontro com Bernie Sanders não foi político, apenas um rápido cumprimento

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Viagem ao inferno do trabalho em plataformas

    LER MAIS
  • A implementação do Concílio no governo do Papa Bergoglio. Artigo de Daniele Menozzi

    LER MAIS
  • Metaverso? Uma solução em busca de um problema. Entrevista com Luciano Floridi

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


18 Abril 2016

O Papa Francisco disse que o seu breve encontro no sábado pela manhã com o presidenciável democrata Bernie Sanders não deve significar nenhum tipo de posicionamento político.

Em uma coletiva de imprensa na volta de sua visita de um dia a Lesbos, na Grécia, o pontífice disse que Sanders, quem na sexta-feira palestrou em um congresso no Vaticano, veio simplesmente cumprimentá-lo no sábado de manhã em um gesto amigável.

“Pela de manhã, quando eu estava saindo, o senador Sanders apareceu por lá”, disse Francisco. “Ele sabia que eu estaria saindo naquele horário e teve a bondade ir de me cumprimentar”.

“Nada mais”, disse o papa. “Se a pessoa achar que dizer um ‘olá’ é se misturar na política, então eu recomendo ela ir ver um psiquiatra”.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 16-04-2016. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Sanders chegou no Vaticano na sexta-feira, 15-04-2016, para discursar a um congresso sobre economia moral. A questão sobre se o candidato iria se encontrar com o papa causou polêmica, com alguns criticando o senador de Vermont por estar politizando Francisco.

O candidato passou a noite se sexta-feira como a maioria dos demais participantes, dormindo na Casa Santa Marta, onde Francisco vive.

Jeffrey Sachs, americano que está ajudando no evento vaticano, disse aos repórteres que viajavam com o papa de volta da Grécia que Sanders usou o encontro para agradecer Francisco por sua mensagem ambiental e pela recente encíclica Laudato Si’.

Sachs, diretor do Earth Institute da Columbia University, afirmou que no encontro com o papa estavam também a sua esposa e a de Sanders, além de Dom Marcelo Sanchez Sorondo, chanceler da Pontifícia Academia das Ciências.

Sachs falou que o candidato se reuniu com Francisco por volta das 6h da manhã em Roma, pouco antes de o pontífice ir para o aeroporto rumo à ilha grega de Lesbos.

Não se sabe ainda se se tiraram fotografias do encontro.

Sanders falou na sexta-feira em um evento promovido pela Pontifícia Academia e pelo Instituto de Estudos Católicos Avançados no 25º aniversário da carta encíclica Centesimus Annus, do Papa João Paulo II emitida em 1991.

A presença de Sanders neste congresso foi origem de uma polêmica, já que a presidente da Pontifícia Academia, Margaret Archer, disse inicialmente que o candidato havia pedido para ser convidado a ir ao Vaticano. Mas o chancelar da Academia, Dom Marcelo Sanchez Sorondo, em seguida esclareceu que ele próprio havia convidado o candidato americano.

Sanders disse que ficou “enormemente impressionado” com o papa, quem, segundo ele, está emitindo “opiniões visionárias sobre a criação de uma economia moral, uma economia que funcione para todos e todas, e não somente para as pessoas do topo da pirâmide social”.

Sanders retornou a Nova York no sábado, juntando-se às suas atividades de campanha.

Francisco passou um pouco menos de 5 horas deste sábado em Lesbos, uma ilha grega que se tornou ponto de passagem para milhares de refugiados em busca de asilo na Europa. A ele juntaram-se o Patriarca Ecumênico Bartolomeu e o arcebispo greco-ortodoxo Jerônimo II.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa Francisco: encontro com Bernie Sanders não foi político, apenas um rápido cumprimento - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV