Quem são os Missionários da Misericórdia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

08 Fevereiro 2016

A partir do próximo dia 10 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma, o Papa Francisco vai enviar com mandato 1.070 "Missionários da Misericórdia" a todo o mundo com a faculdade de absolver dos pecados reservados à Sé Apostólica.

A reportagem é de Ilaria Solaini, publicada no jornal Avvenire, 29-01-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Quem são os Missionários da Misericórdia?

São 1.071 sacerdotes "nomeados exclusivamente pelo papa" e aos quais "pessoalmente será dada a faculdade de perdoar os pecados reservados à Sé Apostólica". Foi o que voltou a explicar o arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização na coletiva de imprensa de apresentação do envio dos Missionários da Misericórdia e da translação temporária para Roma dos restos mortais de São Pio de Pietrelcina e de São Leopoldo Mandic.

Que encargo tem os Missionários da Misericórdia?

"São sacerdotes que recebem o encargo do papa de serem testemunhas privilegiadas nas suas Igrejas individuais do caráter extraordinário do evento jubilar. É só o papa quem nomeia esses missionários, não os bispos, e a eles confia o mandato de anunciar a beleza da misericórdia de Deus e ser confessores humildes e sábios, capazes de grande perdão por aqueles que se aproximam da Confissão."

Quantos são os Missionários da Misericórdia?

Dom Fisichella explica: "Os missionários são mais de 1.000 e provêm de todos os continentes. Particularmente, eu gosto de lembrar aqueles que provêm de países distantes e de significado particular: Birmânia, Líbano, China, Coreia do Sul, Tanzânia, Emirados Árabes, Israel, Burundi, Vietnã, Zimbábue, Letônia, Timor Leste, Indonésia, Tailândia, Egito... Haverá também sacerdotes de rito oriental. Eles receberão o mandato por parte do Santo Padre de serem pregadores da misericórdia e confessores repletos de misericórdia". Eles recebem do papa a faculdade de perdoar os pecados reservados à Sé Apostólica e "serão o sinal da proximidade e do perdão de Deus para todos".

Quais são os pecados que não podem ser absolvidos nem mesmo pelos bispos, mas são reservadas à Sé Apostólica?

São cinco e, para eles, é preciso recorrer diretamente ao papa: o primeiro é a profanação da Santa Eucaristia. O segundo é a absolvição do cúmplice. O terceiro é a ordenação episcopal de um bispo sem o mandato do papa. O quarto, a violação do selo sacramental (que consiste em fazer vazar o que foi ouvido em confissão). O quinto, por fim, a violência física contra o pontífice.

Quando os Missionários da Misericórdia receberão em Roma o mandato do papa?

Na segunda semana de fevereiro, estarão presentes em Roma ao menos 700 missionários. "O Papa Francisco – explicou o arcebispo Fisichella – vai encontrá-los no dia 9 de fevereiro para expressar o que ele tem no seu coração com essa iniciativa, que certamente é um dos momentos mais sugestivos e significativos do Jubileu da Misericórdia." No dia seguinte, somente os Missionários da Misericórdia concelebrarão com o papa e, naquela ocasião, vão receber o mandato unido à faculdade de absolver também os pecados reservados à Santa Sé.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quem são os Missionários da Misericórdia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU