Quem são os Missionários da Misericórdia

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Golpe dentro do golpe: General Heleno abre guerra contra o que resta de democracia

    LER MAIS
  • Papa Francisco. Um passo para frente, dois para trás?

    LER MAIS
  • “Padres casados é um tema que distrai, a exortação é uma esperança para a nossa terra”. Entrevista com Mauricio López, secretário executivo da REPAM

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

08 Fevereiro 2016

A partir do próximo dia 10 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma, o Papa Francisco vai enviar com mandato 1.070 "Missionários da Misericórdia" a todo o mundo com a faculdade de absolver dos pecados reservados à Sé Apostólica.

A reportagem é de Ilaria Solaini, publicada no jornal Avvenire, 29-01-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Quem são os Missionários da Misericórdia?

São 1.071 sacerdotes "nomeados exclusivamente pelo papa" e aos quais "pessoalmente será dada a faculdade de perdoar os pecados reservados à Sé Apostólica". Foi o que voltou a explicar o arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização na coletiva de imprensa de apresentação do envio dos Missionários da Misericórdia e da translação temporária para Roma dos restos mortais de São Pio de Pietrelcina e de São Leopoldo Mandic.

Que encargo tem os Missionários da Misericórdia?

"São sacerdotes que recebem o encargo do papa de serem testemunhas privilegiadas nas suas Igrejas individuais do caráter extraordinário do evento jubilar. É só o papa quem nomeia esses missionários, não os bispos, e a eles confia o mandato de anunciar a beleza da misericórdia de Deus e ser confessores humildes e sábios, capazes de grande perdão por aqueles que se aproximam da Confissão."

Quantos são os Missionários da Misericórdia?

Dom Fisichella explica: "Os missionários são mais de 1.000 e provêm de todos os continentes. Particularmente, eu gosto de lembrar aqueles que provêm de países distantes e de significado particular: Birmânia, Líbano, China, Coreia do Sul, Tanzânia, Emirados Árabes, Israel, Burundi, Vietnã, Zimbábue, Letônia, Timor Leste, Indonésia, Tailândia, Egito... Haverá também sacerdotes de rito oriental. Eles receberão o mandato por parte do Santo Padre de serem pregadores da misericórdia e confessores repletos de misericórdia". Eles recebem do papa a faculdade de perdoar os pecados reservados à Sé Apostólica e "serão o sinal da proximidade e do perdão de Deus para todos".

Quais são os pecados que não podem ser absolvidos nem mesmo pelos bispos, mas são reservadas à Sé Apostólica?

São cinco e, para eles, é preciso recorrer diretamente ao papa: o primeiro é a profanação da Santa Eucaristia. O segundo é a absolvição do cúmplice. O terceiro é a ordenação episcopal de um bispo sem o mandato do papa. O quarto, a violação do selo sacramental (que consiste em fazer vazar o que foi ouvido em confissão). O quinto, por fim, a violência física contra o pontífice.

Quando os Missionários da Misericórdia receberão em Roma o mandato do papa?

Na segunda semana de fevereiro, estarão presentes em Roma ao menos 700 missionários. "O Papa Francisco – explicou o arcebispo Fisichella – vai encontrá-los no dia 9 de fevereiro para expressar o que ele tem no seu coração com essa iniciativa, que certamente é um dos momentos mais sugestivos e significativos do Jubileu da Misericórdia." No dia seguinte, somente os Missionários da Misericórdia concelebrarão com o papa e, naquela ocasião, vão receber o mandato unido à faculdade de absolver também os pecados reservados à Santa Sé.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quem são os Missionários da Misericórdia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV