39ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul: um convite a “Cuidar da Terra, Casa Comum”

Revista ihu on-line

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Mais Lidos

  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • No Sínodo, é fundamental "a denúncia concreta do que acontece em nosso território". Entrevista com Dom José Luiz Azuaje

    LER MAIS
  • Os jovens ativistas frente à crise ecológica do século 21

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: Cesar Sanson | 04 Fevereiro 2016

A 39ª Romaria da Terra acontecerá na próxima terça-feira (9), no município de São Gabriel, Diocese de Bagé, no Rio Grande do Sul, e tem como tema “Cuidar da Terra, Casa Comum”. Esta edição celebra os 260 anos do martírio do índio Sepé Tiaraju e de seus mil e quinhentos companheiros em sua luta pela Terra e pela vida. A Romaria propõe uma reflexão sobre o cuidado com a Terra diante da realidade de violência, de exploração e de esgotamento. 

A reportagem é publicada por Comissão Pastoral da Terra - CPT, 03-01-2016.

Neste ano, também integra a programação da Romaria o Encontro do Povo Guarani, entre os dias 5 e 7 de fevereiro. O evento reunirá representantes de comunidades indígenas para rememorar a história de luta dos povos indígenas, bem como para marcar a data da morte de Sepé Tiaraju, dia 7. Estarão presentes lideranças nacionais e internacionais. Em seguida, nos dias 7 e 8, acontece o 11º Acampamento da Juventude, um espaço de reflexão e articulação da juventude do estado. Ambas as atividades ocorrerão no Parque das Carretas, em São Gabriel.

Para cuidar da Terra, como sugeriu papa Francisco em sua encíclica “Laudato Si” (Louvado Sejas), é fundamental “uma conversão ecológica global, mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, nas estruturas consolidadas de poder”. Este cuidado se traduz em gestos concretos na defesa dos direitos dos/as camponeses, povos indígenas, quilombolas e diversos outros. Seja isso na produção de uma alimentação saudável e orgânica, na ecológica, na participação cidadã e política, no cooperativismo, no consumo consciente e nas relações que proporcionem o bem viver entre as pessoas e o ambiente, construindo, assim, uma “Terra sem Males”.

A Romaria

A 39º Romaria da Terra é organizada pela Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS) e tem o apoio da CNBB Regional Sul III, Diocese de Bagé, e Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Equipe Sul. A celebração da Romaria deste ano será realizada por Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, Rondônia, e presidente nacional do Cimi.

A Romaria tem como objetivo estimular as pessoas a assumirem novas práticas de vida. Por exemplo, a preservação do meio ambiente e a defesa da vida, dizer não ao uso de agrotóxicos, estimular a produção de alimentos saudáveis, ressaltar a importância da agricultura familiar e camponesa, adotar um consumo consciente e responsável, reciclar, cuidar das fontes e nascentes.

Há 38 anos, em 1978, no município de São Gabriel, aconteceu a primeira Romaria. Desde então, ela é realizada todos os anos, sempre na terça-feira de Carnaval.

Acampamento da Juventude

Desde o ano de 2005 o Acampamento da Juventude faz parte da Romaria. Jovens de todo do estado e de várias regiões do país participam desse espaço para debater, refletir e celebrar o tema proposto pela Romaria a partir de suas vivências e anseios. O Acampamento é um espaço sócio-político-formador e surgiu por iniciativa da própria juventude.

Nos dias 7 e 8, antecedendo a Romaria, ocorre o Acampamento da Juventude, que prevê, em sua programação, análise de conjuntura sobre o contexto político nacional e estudo do tema da Romaria “Cuidar da Terra, Casa Comum”. Além disso, está programada uma mesa de debate sobre a "Resistência dos Povos Originários", que contará com a presença de lideranças indígenas, quilombolas e camponesas.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

39ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul: um convite a “Cuidar da Terra, Casa Comum” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV