‘Mártires Jesuítas de El Salvador: sementes para a América Latina’ será tema de encontro

Fonte: Cepat

05 Novembro 2021

Os jesuítas Ignacio Ellacuría, Segundo Montes, Ignacio Martín-Baró, Amando López, Juan Ramón Moreno, Joaquín López y López e a funcionária da residência dos jesuítas, Elba Julia Ramos, juntamente com sua filha, Celina, de 15 anos, foram brutalmente executados por soldados do Exército Nacional, no dia 16 de novembro de 1989, em San Salvador, El Salvador, durante a guerra civil que abalou aquele país entre 1979 e 1991.

Foram perseguidos e assassinados devido à denúncia corajosa contra as estruturas injustas da sociedade salvadorenha e pela defesa intransigente aos pobres, unindo-se a centenas de outros homens e mulheres que também foram vítimas de combates e violência naquela situação.

Em dezembro de 2009, por ocasião do 20º ano desses crimes brutais, a Universidade do Vale do Rio dos SinosUnisinos e o Instituto Humanitas UnisinosIHU homenagearam esses mártires com a criação de um espaço para encontros, debates e conferências intitulado Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros.

Agora, no 32º ano desse marcante episódio na vida da Igreja latino-americana, no dia 17 de novembro (uma quarta-feira), às 10h, faremos memória desse martírio com um momento de reflexão (online) intitulado Mártires Jesuítas de El Salvador: sementes para a América Latina.

Contaremos com a participação especial de José María Tojeira, S.J., diretor do Instituto de Direitos Humanos da Universidade Centro-AmericanaIDHUCA, de El Salvador, que naquela ocasião era o provincial dos Jesuítas da América Central.

Você poderá acompanhar o debate pelos seguintes canais:

- Página no Facebook do CEPAT;
- Página no Facebook do SARES;
- Canal no Youtube do CEPAT;
- Sítio do Instituto Humanitas UnisinosIHU.

- Faça sua inscrição acessando este link: https://bit.ly/3q7rgR1

Para esta iniciativa, o CEPAT conta com a parceria e o apoio das seguintes instituições:

- Instituto Humanitas UnisinosIHU;
- Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação SocioambientalSARES;
- Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de AlmeidaOLMA.

Conheça o nosso convidado

José María Tojeira, espanhol, naturalizado salvadorenho, padre jesuíta, tem longa experiência de trabalho na América Central, principalmente em Honduras e El Salvador. Esteve à frente da Província Centro-Americana da Companhia de Jesus de 1988 a 1995. Também foi reitor da Universidade Centro-Americana José Simeón CañasUCA, de El Salvador, de 1997 a 2010. Atualmente, é diretor do Instituto de Direitos Humanos da Universidade Centro-AmericanaIDHUCA.

Com foco nas ciências sociais e na teologia, escreve artigos abordando questões éticas, políticas e teológicas para jornais e revistas. Também possui livros publicados em Honduras (Los Hicaques de Yoro, Panorama histórico de la Iglesia de Honduras, Historias no contadas) e em El Salvador (El martirio ayer y hoy, Orar la historia y el conflicto, Teología Espiritual).

Eis o cartaz de divulgação