Pedofilia: 10.000 vítimas em 70 anos na Igreja francesa

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Outubro 2021

 

Antes da iminente publicação de um relatório assustador sobre a pedofilia na Igreja na França, os bispos do país realizaram uma reunião de duas horas e meia com o Papa Francisco. No próximo dia 5 de outubro, serão divulgados os resultados de um dossiê sobre os abusos cometidos por padres e religiosos nos últimos 70 anos. Os bispos esperam uma onda de reações negativas. “Acho que os católicos ficarão tão chocados quanto todos”, disse o arcebispo de Dijon, Dom Roland Minnerath, acrescentando que “é preciso deixar claro que não se trata de uma perversão específica do clero católico”.

A reportagem é de Franca Giansoldati, publicada em Il Messaggero, 01-10-2021. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O dossiê foi redigido por uma comissão independente e promete ser bastante severo. A investigação independente foi confiada em 2018 pela Conferência Episcopal e pela Conferência dos Religiosos e Religiosas a uma Comissão sobre os Abusos Sexuais na Igreja (Ciase, na sigla em francês) presidida pelo juiz Jean-Marc Sauvé.

Entre junho de 2019 e outubro de 2020, a comissão ouviu cerca de 6.500 pessoas. No dia 2 de março passado, quando os primeiros resultados foram publicados, Sauvé disse que poderia haver pelo menos 10.000 vítimas em 70 anos. Um número decisivamente alto.

“Esperamos com impaciência esse relatório, pois pelo que sabemos será severo”, disse Dom De Moulins-Beaufort. “Falamos dele nos últimos dias com a Cúria Romana e hoje com o papa, com quem concordamos que será uma cruz, mas servirá para lançar luz”.

O bispo de Lille, Dom Laurent Ulrich disse estar ciente de que o relatório contém “notícias terríveis”. Para o bispo de Besançon, Dom Jean-Luc Marie Maurice Louis Bouilleret, “é importante que os fiéis se manifestem”. Os padres, acrescentou, “ficarão muito afetados”.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pedofilia: 10.000 vítimas em 70 anos na Igreja francesa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU