As táticas de atrasos das empresas de petróleo são o novo negacionismo da ciência do clima

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

13 Setembro 2021

 

A ExxonMobil tem se gabado por seu compromisso de “reduzir as emissões de carbono com soluções de energia inovadoras”. A Chevron gostaria de lembrá-lo de que manterá as luzes acesas durante este período de escuridão. A BP está se tornando #NetZero, mas também está muito orgulhosa das “inovações digitais” em sua nova e enorme plataforma de perfuração de petróleo no Golfo do México. Enquanto isso, a Shell insiste que realmente apoia as mulheres em empregos tradicionalmente dominados por homens.

Um usuário casual de mídia social pode ter a impressão de que a indústria de combustíveis fósseis se vê como um guerreiro da justiça social, lutando em nome dos pobres, dos marginalizados e das mulheres – ao menos com base em seu material de marketing nos últimos anos.

Essas campanhas se enquadram no que um punhado de sociólogos e economistas chama de “discursos de atraso”. Embora as empresas de petróleo e gás tenham um longo histórico de negar as mudanças climáticas, mesmo depois de seus próprios cientistas alertarem repetidamente sobre os danos causados pela queima de combustíveis fósseis, agora a mensagem da indústria é muito mais sutil e de muitas maneiras mais eficaz do que a negação absoluta da ciência do clima.

A reportagem é de Amy Westervelt, publicada por National Catholic Reporter, 10-09-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Ao minimizar a urgência da crise climática, a indústria tem novas ferramentas para atrasar os esforços para conter as emissões de combustíveis fósseis. E pior ainda: mesmo os críticos da indústria não compreenderam totalmente essa nova abordagem.

“Se você se concentrar apenas na negação do clima, todas essas outras coisas serão perdidas”, explica Robert Brulle, sociólogo ambiental e professor visitante da Brown University.

Brulle, que publicou um estudo revisado por pares em 2019 que analisou os gastos com publicidade de grandes empresas de petróleo ao longo de um período de 30 anos, diz que a grande parte dos dólares de publicidade foi direcionada não para a negação, ou mesmo para os produtos da indústria, mas para propaganda pró-combustíveis fósseis – campanhas que lembram as pessoas continuamente sobre todas as grandes coisas que as empresas de petróleo fazem, como somos dependentes dos combustíveis fósseis e como a indústria é integral para a sociedade.

“Eles estão gastando provavelmente cinco ou dez vezes mais em toda essa publicidade de promoção corporativa”, diz ele. “E, no entanto, o movimento climático parece se concentrar apenas na parte da negação da ciência”.

As empresas de petróleo pararam de pressionar a negação das mudanças climáticas há mais de uma década. E embora as teorias da conspiração que afirmam que a mudança climática é uma farsa possam surgir ocasionalmente, elas não são mais uma estratégia eficaz.

Em vez disso, a indústria de combustíveis fósseis, os serviços públicos e os vários grupos comerciais, políticos e grupos de reflexão que transportam água para ambos, se voltaram para mensagens que reconhecem o problema, mas minimizam sua gravidade e a urgência de soluções. Em vez disso, as empresas estão exagerando o progresso do setor em relação à mudança climática.

Em um artigo publicado na revista Global Sustainability em julho de 2020, o economista William Lamb e quase uma dezena de coautores catalogaram as mensagens mais comuns daqueles que preferem ver a inércia no clima pelo maior tempo possível.

De acordo com a equipe de Lamb, os “discursos de atraso” da indústria se enquadram em quatro categorias: redirecionar a responsabilidade (os consumidores também são os culpados pelas emissões de combustíveis fósseis), empurrar soluções não transformadoras (mudanças disruptivas não são necessárias), enfatizar o lado negativo da ação (mudança será perturbadora) e rendição (não é possível mitigar a mudança climática).

“Este foi um jornal que nasceu no Twitter, curiosamente”, diz Lamb. Lamb e seus colaboradores Giulio Mattoli e Julia Steinberger começaram a compilar as mensagens de combustível fóssil que viam repetidamente nas redes sociais. Em seguida, eles pediram a outros acadêmicos de várias áreas que acrescentassem o que estavam vendo, e os padrões logo surgiram.

Lamb diz que eles deixaram explicitamente a negação de fora da equação. “O que tentamos fazer foi realmente examinar o atraso como algo distinto”, diz ele. “Do nosso ponto de vista, o atraso não recebeu o tipo de atenção que merece”.

De todas as mensagens voltadas para atrasar a ação sobre o clima, ou garantias de que a indústria de combustíveis fósseis tem controle sobre as soluções possíveis, Lamb e outros autores concordaram que um tema era muito mais prevalente do que o resto: “o argumento da justiça social”.

Essa estratégia geralmente assume uma de duas formas: avisos de que a transição dos combustíveis fósseis terá um impacto adverso nas comunidades pobres e marginalizadas ou alegações de que as empresas de petróleo e gás estão alinhadas com essas comunidades. Os pesquisadores chamam essa prática de “wokewashing”.

Um e-mail que a empresa CRC Advisors, de relações públicas da Chevron, enviou a jornalistas no ano passado é um exemplo perfeito. O e-mail pedia aos jornalistas que observassem como os grupos verdes estavam “reivindicando solidariedade” com o Black Lives Matter enquanto “apoiavam políticas que prejudicariam as comunidades minoritárias”. Mais tarde, a Chevron negou que tivesse algo a ver com este e-mail, embora contrate regularmente a CRC e no final do e-mail em questão se lesse: “Se preferir não receber comunicações futuras da Chevron, informe-nos clicando aqui”.

Outro ponto de discussão comum da indústria argumenta que uma transição para longe dos combustíveis fósseis será inevitavelmente ruim para as comunidades empobrecidas. O argumento é baseado na suposição de que essas comunidades valorizam a energia dos combustíveis fósseis mais do que preocupações com todos os seus problemas associados (poluição do ar e da água, além das mudanças climáticas), e que não há como fornecer energia renovável às comunidades pobres ou países com preços acessíveis.

A Chevron também reivindicou solidariedade com a Black Lives Matter no ano passado, embora também seja responsável por poluir a cidade de maioria negra em que está sediada: Richmond, Califórnia, onde a Chevron também paga por uma força policial maior do que a média. Enquanto isso, o American Petroleum Institute, o maior grupo comercial e lobista das grandes petrolíferas, financia a diversidade de programas básicos, mas também se recusa a reconhecer os impactos desproporcionais nas comunidades de cor.

Discursos de atraso não aparecem apenas em campanhas de publicidade e marketing, mas também em conversas sobre políticas.

“Analisamos milhares de testemunhos sobre clima e contas de energia limpa a nível estadual, e todos os argumentos da indústria contra esse tipo de legislação incluíam essas mensagens”, disse J. Timmons Roberts, professor de meio ambiente e sociologia da Brown University e co-autora do artigo “discursos de atraso”.

Em um estudo publicado recentemente com foco em táticas de atraso em Massachusetts, por exemplo, Roberts e seus co-autores catalogaram como grupos de interesse de combustíveis fósseis e empresas de serviços públicos, em particular, usaram discursos de atraso para tentar derrotar a legislação de energia limpa. Outro estudo recente encontrou campanhas semelhantes contra energia limpa e projetos sobre o clima em Connecticut. “O argumento da justiça social é o que estamos vendo ser mais usado”, diz ele.

Lamb vê a mesma coisa acontecendo na Europa. “Frequentemente, você vê esses argumentos vindos de políticos de centro, o que sugere hipocrisia de certa forma porque eles não estão tão interessados na dimensão social em questões paralelas de justiça social, como política educacional ou política financeira”.

Enquanto o argumento da justiça social se destaca como um dos favoritos no momento, Lamb diz que os outros estão em rotação regular também, focando no que os consumidores individuais deveriam fazer para reduzir suas próprias pegadas de carbono para promover as ideias de que a tecnologia nos salvará e que os combustíveis fósseis são uma parte necessária da solução.

“Essas coisas são eficazes, elas funcionam”, diz Roberts. “Então, o que precisamos é de inoculação – as pessoas precisam de uma espécie de guia de campo para esses argumentos, para que não sejam apenas enganados”.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

As táticas de atrasos das empresas de petróleo são o novo negacionismo da ciência do clima - Instituto Humanitas Unisinos - IHU