Breves do Facebook

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Desigualdade. Artigo de Ladislau Dowbor

    LER MAIS
  • “É preciso afastar Bolsonaro já para parar a matança”. Entrevista com Chico Whitaker

    LER MAIS
  • Segredo, confissão e abuso: Cardeal Federigo, o Inominado e Lúcia. Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


09 Setembro 2021

Jorge Ívano

Via Moisés Mendes

O Clima para o Bozo decretar um estado de sítio ou defesa continua sendo gestado, os bloqueios nas rodovias e a tentativa de paralisar o país somados ao corpo mole da PRF e setores da PF em não prender o tal Zé Trovão, marionete e porta voz nas redes sociais dos empresários do agro golpista.

A PM de Brasilia em não botar pra correr um residual de fanáticos que continuam em Brasília tentando achar uma brecha pra quebrar o prédio do STF.

Temos que unir forças do campo democrático e dar uma resposta nas ruas, daí sim com milhões em apoio as instituições democráticas e ao estado de direito, contra a inflação, carestia, desemprego a favor da democracia.

#Somos70% e crescendo, #Somos75PorCento e rumo à 80% fora Bolsonaro, por eleições livres e democráticas sem fake news para o apaziguamento do Brasil.

Ívano.

 

João Lopes

"Está dado o alerta do cenário do dia seguinte. Os caminhoneiros se apoderaram do acesso à Esplanada dos Ministérios e estão tentando se aproximar do Supremo. E os bloqueios nas estradas se alastram pelo país.

Pode estar sendo criado o ambiente de caos que Bolsonaro incentiva há vários meses para poder adotar medidas de exceção e encaminhar o golpe.

São mais de cem caminhões de empresas que prestam serviços para o agro é pop.

Não é um movimento de caminhoneiros autônomos, mas de empresas de transporte ligadas à extrema direita.

Os caminhoneiros apenas cumprem ordens dos empresários que fazem o jogo de Bolsonaro. Poderemos ter uma quinta-feira de terror.

Quem pode conter os motoristas, se o governo do Distrito Federal é bolsonarista e se o que Bolsonaro deseja é o avanço dos caminhões em direção ao STF?" Do Moisés Mendes.

 

Rudá Guedes Ricci

Só para recordar: Sérgio Reis disse que o bloqueio de caminhoneiros duraria 72 horas. O objetivo seria forçar o governo e o Exército a “tomar uma posição”.

 

Reginaldo Soares Xavier e Rudá Guedes Ricci

#ForaBolsonaristas

"A extrema direita nacional está utilizando o mesmo 'modus operandi' que foi utilizado na Ucrânia para tomar o poder político... Assistam os documentários nos links abaixo e tirem suas conclusões...

"Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom". Disponível aqui.

"Ucrânia: As Máscaras da Revolução": O documentário que a Direita Ucraniana não quer que o mundo veja...". Disponível aqui.

"Ukraine: Les Masques de la Révolution" ("Ucrânia: As Máscaras da Revolução"), do diretor francês Paul Moreira...

 

Rudá Guedes Ricci

Dia 12 é manifestação do MBL. Preparam há dois meses e liderarão os protestos. A esquerda não pode carregar as sacolas do MBL. Eles mesmos se recusaram a ser coadjuvantes no Fora Bolsonaro.

 

Christian Edward Cyril Lynch

Há colegas sérios por aí dizendo que a Paulista estava cheia. Eu respondo - E daí? Encheu porque durante dois meses houve intensa mobilização para recolher gente espalhada em tudo o que é buraco para tentar despejar numa mesma rua. Esvaziaram mil buracos para encher um.

A operação de mudar de lugar os manifestantes para concentra-lós para uma foto não muda o número total deles, que são os mesmos gatos que apareciam pingados nos mil buracos das manifestações anteriores, todas pífias.

Ainda se "descobriu" que não vai rolar golpe; que o governo junta muito menos do que anuncia; que Bolsonaro investirá numa tensão de guerra civil até o fim, porque está em pânico com a perspectiva da prisão; e que o centrão decidiu reavaliar os custos de carregá-lo até lá.

A verdade é que Bolsonaro estava muito mais forte na noite do dia 6 do que nesta manhã do dia 8, e vai recolher nas próximas horas uma reação braba do que aconteceu ontem. O STF não vai recuar, o governo não dará um "restart", e não há mais pra quem o alugar. O centrão é o último locatário.

Em termos de expectativas da sociedade e do mercado, o governo Bolsonaro acabou ontem. Todo mundo já sabe que ele não terá mais nada de útil ou produtivo para oferecer, senão "escravidão e horrores", como diria José Bonifácio.

Um governo que não acabou, mas não tem mais futuro.

 

Cesar Benjamin

Há uma polêmica, bastante subjetiva, sobre o sucesso ou fracasso dos atos bolsonaristas de ontem. Pãos ou pães, diria Guimarães Rosa, é questão de opiniões.

Sim, o bolsonarismo pôs bastante gente nas ruas, como se esperava. Ponto para ele. Mas não parece ter atraído gente de fora do seu núcleo de eleitores fiéis: todos ali tinham cara de bolsonaristas, sem a mistura que é característica do povo brasileiro.

Pode-se especular que ele esteja estagnado.

O bolsonarismo não é um partido, é um movimento. Se ficar estagnado, definha.

Nesse sentido, acho que o dia de ontem foi ruim para eles. O tempo dirá quem tem razão.

 

Rudá Guedes Ricci

Uma continha rápida: se PSDB, PSD, PDT, MDB e Solidariedade aprovarem a abertura de impeachment de Bolsonaro, serão 140 deputados federais que se somam aos 70 de PT, PCdoB e PSOL. Já dá uma boa festa, não?

 

Moisés Mendes

Não são poucas as análises com uma queixa comum: Luiz Fux deveria ter feito mais do que ler um discurso em que responde aos ataques e às ameaças de Bolsonaro.

Fux disse que Bolsonaro cometerá crime de responsabilidade se desprezar ordens da Justiça, chamou Bolsonaro de pregador de messianismos, assegurou que ninguém ameaça ou fecha o STF e mandou o sujeito trabalhar para resolver os problemas do país.

Mas tem gente dizendo que ele deveria ter ido mais adiante. Mais adiante como e pra onde? O que significa ser mais incisivo do que foi?

Mandar prender Bolsonaro? Chamar Bolsonaro de ditador ou genocida, como todo mundo chama? Desafiar Bolsonaro para um duelo? Aguardo respostas.

 

Paulo Arenhart

É isto que este pessoal não entende!!

 

 

Patrícia Valim

O PT PRECISA FAZER AUTOCRÍTICA POR TER FECHADO OS BINGOS

José Luis Fevereiro escreveu a melhor análise do dia sobre o bolsonarismo:

"Tomei café da manhã ontem em Copacabana numa mesa da calçada. Vi os Bolsonaristas chegando. Aí me caiu a ficha. Foi o fechamento dos bingos que provocou isso . Essa galera tava lá nos bingos fazendo mal apenas a si mesmos e às finanças da família e aí o PT vai e... pimba. Proíbe os bingos. Sem terem o que fazer eles foram para o zap. A tia, o tiozão, todos eles. Deu ruim .

Precisava ter feito isso, PT?"

Hahahhahahahahahaha

 

Paulo Arenhart

 

Melhor da Política

APAVORANTE! Alexandre de Moraes revela ameaças que Ministros do Supremo e seus filhos estão sofrendo dos bolsonaristas

 

Milton "Bituca" Nascimento

FORA BOLSONARO!!!!!!!!!!!…

 

Mário Magalhães

Ótima notícia: começou a chegar às livrarias o livro "Invisíveis", da Fernanda da Escóssia.

Livraria Leonardo da Vinci: clique aqui.

Livraria da Travessa: clique aqui.

No site da FGV Editora: clique aqui.

O livro conta e interpreta uma das mazelas mais infames do Brasil.

 

Sociologia & Análise

Blog: Sociologia & Análise

 

Paulo Reis

Quem diz, que os que olham para o muro ficam só se lamentando, e querendo ser igual aos ricos, não querem ser vistos, querem emprego, não querem esmolas, querem o que é justo, se estão recebendo esmolas, como muitos falam, e porque quem está no poder, só quer mais poder, todos precisam de oportunidade, sem emprego, não há dignidade, e muitos que estão bem hoje, se locupletaram sobre os mais necessitados.

 

Claudio Monge

BOLETIM SEMANAL SOBRE AS CONDIÇÕES DE FRA TIMOTHY

Caríssimos,

Acabei de voltar da minha visita ao Timothy no hospital. Depois de ver uma série de especialistas (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros) quando o conheci, ele estava bastante cansado, mas sorrindo e vigilante.

Depois de um revés significativo (uma infecção) significativo, os médicos se sentem novamente prontos, embora com muita cautela, para que ele tente engolir algo nos próximos dias. Hoje toma água; amanhã, se tudo correr bem, beberá mais líquido, como café preto. Ele terá feito bons progressos se conseguir comer um pouco de puré até o fim de semana. Se tudo continuar como planejado até o início da próxima semana, Timothy pode voltar para casa. Mas os médicos não podem correr o risco de uma nova infecção e não há garantia de que não haverá mais atrasos.

Timothy pede, então, desta vez, que reze para que os progressos na engolição possam continuar sem serem impedidos por outras infecções irritantes.

Queridos cumprimentos

FR. Orações para cima (enfermeiro no Blackfriars)

 

Luiz Augusto Passos

O enorme carinho com cada pluma, cada pena, trançada pela consciência de criar da natureza o que seria possível, com mais facilidade, em outros tempos, mostrando o quando a paciência, o cuidado e a grandeza com a natureza possa ser recompensada durante tantos anos, de arranjos, trabalhos e carinho, e tornar a fazer viver pelos olhos e olhares, o que havia desaparecido no presente. Luiz Augusto Passos.

Por respeito à natureza, artista Tikuna levou 16 anos para criar um cocar. Disponível aqui.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Breves do Facebook - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV