Criada para a alegria. Hafiz na oração inter-religiosa desta semana

Foto: Conferência de Dança Derviche

03 Setembro 2021

Neste espaço se entrelaçam poesia e mística. Por meio de orações de mestres espirituais de diferentes religiões, mergulhamos no Mistério que é a absoluta transcendência e a absoluta proximidade. Este serviço é uma iniciativa feita em parceria com o Prof. Dr. Faustino Teixeira, teólogo, professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.

Criada para a alegria

Às vezes esqueço
que fui criada para a alegria
Minha mente está muito ocupada
Meu coração está muito pesado
Pesado para eu me lembrar
Que fui chamada para dançar.
A dança sagrada da vida
Fui criada para sorrir
Para amar
Para ser elevada
E para erguer os outros.
Ó sagrado,
desembaraça meus pés
de tudo o que enlaça
Liberta a minha alma.
Que possamos
dançar
e que nossa dança
seja contagiante.

Hafiz

Acesse aqui a fonte

"Shams-ud-Din Muhammad Hāfez-e Širāzi (c.1315-1390), Hafiz de Xiraz: foi um poeta persa do século XIV que viveu na cidade de Xiraz, no sudoeste do atual Irã. Sua obra, que é absolutamente central no cânone literário persa, consiste principalmente em gazéis, uma forma lírica que possui como temática central o amor, a separação e o vinho. Em seus poemas, Hafiz desenvolve uma poética caracterizada pela ambiguidade e polissemia, misturando significados profanos e místicos de uma maneira inédita até então. É, infelizmente, pouco conhecido no Brasil, mas seus versos já foram elogiados por Manuel Bandeira em Gazal em louvor de Hafiz, poema que adota estrutura formal semelhante à do gazel." Texto de Nicolas Voss.