Desastres climáticos aumentaram 5 vezes ao longo de 50 anos

O furacão Ida é visto nesta imagem tirada a bordo da Estação Espacial Internacional | Foto: Agência Espacial Europeia / Fotos Públicas

03 Setembro 2021

 

Desastres hídricos ou relacionados ao tempo e ao clima ocorreram praticamente todos os dias, nos últimos 50 anos, matando em média 115 pessoas diariamente.

 

A informação é publicada por World Meteorological Organization (WMO) e reproduzida por EcoDebate, 01-09-2021.

 

Um desastre relacionado ao clima, ao tempo ou à água ocorreu todos os dias, em média, nos últimos 50 anos – matando 115 pessoas e causando US $ 202 milhões em perdas diárias, de acordo com um novo relatório abrangente da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

 

O número de desastres aumentou cinco vezes ao longo do período de 50 anos, devido às mudanças climáticas, condições climáticas mais extremas e relatórios aprimorados. Mas, graças a alertas precoces e gerenciamento de desastres aprimorados, o número de mortes diminuiu quase três vezes.

 

De acordo com o Atlas de Mortalidade e Perdas Econômicas da WMO por clima, clima e extremos de água (1970 – 2019 ), houve mais de 11.000 desastres relatados atribuídos a esses perigos em todo o mundo, com pouco mais de 2 milhões de mortes e US $ 3,64 trilhões em perdas.

 

O relatório é a revisão mais abrangente da mortalidade e perdas econômicas por clima, água e extremos climáticos até hoje. Ele avalia todo o período de 50 anos, bem como por década individual. De 1970 a 2019, os riscos meteorológicos, climáticos e hídricos foram responsáveis por 50% de todos os desastres, 45% de todas as mortes relatadas e 74% de todas as perdas econômicas relatadas.

 

Mais de 91% dessas mortes ocorreram em países em desenvolvimento (usando a Classificação de Países das Nações Unidas). Dos 10 principais desastres, os perigos que levaram às maiores perdas humanas durante o período foram secas (650 000 mortes), tempestades (577 232 mortes), inundações (58 700 mortes) e temperaturas extremas (55 736 mortes).

 

Guardas nacionais da Louisiana resgatam pessoas em LaPlace, Louisiana (EUA), após o furacão Ida. (Foto: Louisiana National Guard | Fotos Públicas)

 

As mortes quase triplicaram de 1970 a 2019. O número de mortes caiu de mais de 50.000 mortes na década de 1970 para menos de 20.000 na década de 2010. As décadas de 1970 e 1980 relataram uma média de 170 mortes relacionadas por dia. Na década de 1990, essa média caiu em um terço, para 90 mortes relacionadas por dia, e continuou a cair na década de 2010 para 40 mortes relacionadas por dia.

 

Com relação às perdas econômicas, os 10 principais eventos incluem tempestades (US $ 521 bilhões) e enchentes (US $ 115 bilhões).

 

Durante o período de 50 anos, US $ 202 milhões de dólares em danos ocorreram em média todos os dias. As perdas econômicas aumentaram sete vezes entre os anos 1970 e 2010. As perdas relatadas de 2010–2019 (US $ 383 milhões por dia em média ao longo da década) foram sete vezes o valor relatado de 1970–1979 (US $ 49 milhões). Tempestades foram a causa mais comum de danos, resultando nas maiores perdas econômicas em todo o mundo. É o único risco para o qual a porção atribuída está aumentando continuamente.

 

Três dos 10 desastres mais caros ocorreram em 2017: Furacões Harvey (US $ 96,9 bilhões), Maria (US $ 69,4 bilhões) e Irma (US $ 58,2 bilhões). Esses três furacões sozinhos foram responsáveis por 35% das perdas econômicas totais dos 10 maiores desastres em todo o mundo de 1970 a 2019.

 

Foto: EcoDebate

 

Cooperação internacional

 

“O número de extremos de clima, meteorologia e água estão aumentando e se tornarão mais frequentes e severos em muitas partes do mundo como resultado da mudança climática”, disse o Secretário-Geral da OMM, Prof. Petteri Taalas.

 

“Isso significa mais ondas de calor, secas e incêndios florestais como os que observamos recentemente na Europa e na América do Norte. Temos mais vapor de água na atmosfera, o que está agravando as chuvas extremas e inundações mortais. O aquecimento dos oceanos afetou a frequência e a área de existência das tempestades tropicais mais intensas ”, comenta.

 

“As perdas econômicas estão aumentando à medida que a exposição aumenta. Mas, por trás das estatísticas gritantes, está uma mensagem de esperança. Sistemas aprimorados de alerta precoce de múltiplos perigos levaram a uma redução significativa na mortalidade. Simplesmente, somos melhores do que nunca para salvar vidas ”, de acordo com o Prof. Taalas.

 

Mas ainda há muito mais a ser feito. Apenas metade dos 193 membros da OMM têm sistemas de alerta precoce multirriscos e existem lacunas graves nas redes de observação meteorológica e hidrológica na África, em algumas partes da América Latina e nos Estados insulares do Pacífico e do Caribe.

 

A OMM está fortalecendo a colaboração com seus parceiros para lidar com os riscos associados a condições extremas de clima, clima e água. O Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, que se muda para a sede da OMM em Genebra, em 1º de setembro, e a Organização Mundial da Saúde contribuíram para o Atlas da OMM.

 

“Mais vidas estão sendo salvas graças aos sistemas de alerta precoce, mas também é verdade que o número de pessoas expostas ao risco de desastres está aumentando devido ao crescimento populacional em áreas expostas a perigos e à crescente intensidade e frequência dos eventos climáticos. É necessária mais cooperação internacional para enfrentar o problema crônico de um grande número de pessoas que são deslocadas a cada ano por inundações, tempestades e secas. Precisamos de um maior investimento na gestão abrangente do risco de desastres, garantindo que a adaptação às mudanças climáticas seja integrada nas estratégias nacionais e locais de redução do risco de desastres ”, disse Mami Mizutori, Representante Especial do Secretário-Geral para Redução do Risco de Desastres e Chefe da UNDRR.

 

“A sobreposição da pandemia COVID-19 com muitos outros perigos naturais e provocados pelo homem, especialmente eventos climáticos extremos durante os últimos 18 meses, demonstra a necessidade de um maior investimento na redução do risco de desastres e uma abordagem multirriscos para a gestão do risco de desastres e sistemas de alerta precoce para reduzir os riscos e fortalecer a preparação para múltiplos cenários de desastres”, disse ela.

 

Recomendações

 

Para destacar os impactos de desastres meteorológicos, climáticos e hídricos específicos, o relatório desagrega os dados para o subtipo e subtipo de desastre e fornece uma divisão regional. O objetivo é informar o desenvolvimento de políticas e a tomada de decisões para proteger vidas e meios de subsistência e fortalecer os padrões de contabilidade de perdas e bancos de dados de desastres relacionados.

 

As estatísticas do Atlas da OMM são do Banco de Dados de Eventos de Emergência (EM-DAT) mantido pelo Centro de Pesquisa em Epidemiologia de Desastres (CRED). Há também o reconhecimento de outros sistemas e mecanismos de relatórios de desastres, como UNDRR e OMS. O Atlas pede o fortalecimento dos relatórios de desastres e estatísticas relacionadas para garantir que os dados do impacto do perigo sejam relatados de forma precisa e consistente.

 

O relatório revela as principais lições aprendidas durante os últimos 50 anos e faz uma série de recomendações, incluindo:

Reveja a exposição ao perigo e a vulnerabilidade considerando uma mudança no clima para refletir que os ciclones tropicais podem ter trilhas, intensidade e velocidade diferentes do que no passado.

Fortalecer os mecanismos de financiamento do risco de desastres nos níveis nacional e internacional, especialmente para os Países Menos Desenvolvidos e Pequenos Estados Insulares e Territórios em Desenvolvimento.

Desenvolver políticas integradas e proativas sobre desastres de início lento, como secas.

Atribuição de eventos extremos às mudanças climáticas.

 

De acordo com estudos revisados por pares no suplemento anual do Boletim da Sociedade Meteorológica Americana, no período de 2015 a 2017, 62 dos 77 eventos relatados mostram uma influência humana significativa. Quase todos os estudos de ondas de calor significativas desde 2015 descobriram que a probabilidade foi significativamente aumentada pela mudança climática antropogênica.

 

A atribuição de eventos de seca a fatores antropogênicos não é tão clara quanto para ondas de calor devido à variabilidade natural causada por grandes oscilações oceânicas e atmosféricas, como a Oscilação Sul El Niño. No entanto, a seca de 2016/2017 na África Oriental foi fortemente influenciada pelas altas temperaturas da superfície do mar no oeste do Oceano Índico, para o qual a influência humana contribuiu.

 

As mudanças climáticas aumentaram os eventos extremos ao nível do mar associados a alguns ciclones tropicais, que aumentaram a intensidade de outros eventos extremos, como inundações e impactos associados. Isso aumentou a vulnerabilidade de megacidades baixas, deltas, costas e ilhas em muitas partes do mundo.

 

Inundação em Valkenburg, Holanda, em julho de 2021. (Foto: Romaine | Wikimedia Commons)

 

Um número crescente de estudos também está descobrindo a influência humana em eventos extremos de chuva, às vezes em conjunto com outras influências climáticas importantes, como o ENSO. Os exemplos incluem as chuvas extremas no leste da China em junho e julho de 2016 e o furacão Harvey, que atingiu Houston, EUA, em 2017.

 

“O fracasso em reduzir as perdas por desastres, conforme estabelecido no Quadro de Sendai para Redução do Risco de Desastres, adotado pelos Estados Membros da ONU em 2015, está colocando em risco a capacidade dos países em desenvolvimento de erradicar a pobreza e alcançar outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável importantes”, disse a Sra. Mizutori.

 

A estrutura de Sendai incorpora alertas precoces em uma de suas sete metas globais: “Aumentar substancialmente a disponibilidade e o acesso a sistemas de alerta precoce de múltiplos perigos e informações e avaliações de risco de desastres para as pessoas até 2030.”

 

Distribuição de desastres e impactos por perigo

 

Em todo o mundo, 44% dos desastres foram associados a inundações (inundações ribeirinhas 24%, inundações gerais 14%) e 17% foram associados a ciclones tropicais. Os ciclones tropicais e as secas foram os perigos mais prevalentes com respeito às perdas humanas, sendo responsáveis por 38% e 34% das mortes relacionadas com desastres de 1970 a 2019, respectivamente. Em termos de perdas econômicas, 38% estiveram associadas a ciclones tropicais, enquanto diferentes tipos de inundações são responsáveis por 31%, inundações ribeirinhas (20%), inundações gerais (8%) e inundações repentinas (3%).

 

Foto: EcoDebate

 

Divisão regional

 

África

 

Na África de 1970 a 2019, 1.695 desastres registrados causaram a perda de danos econômicos 731 747 vidas e US $ 38,5 bilhões. A África é responsável por 15% dos desastres relacionados ao clima, meteorologia e água, 35% das mortes associadas e 1% das perdas econômicas relatadas globalmente. Embora os desastres associados às inundações tenham sido os mais prevalentes (60%), as secas causaram o maior número de mortes, sendo responsáveis por 95% de todas as vidas perdidas na região.

A maioria das mortes ocorreu durante as secas severas na Etiópia em 1973 e 1983 (total 400.000), Moçambique em 1981 (100.000) e Sudão em 1983 (150.000).

 

Ásia

 

Na Ásia, 3.454 desastres foram registrados de 1970 a 2019, com 975 622 vidas perdidas e US $ 1,2 trilhão em danos econômicos relatados. A Ásia é responsável por quase um terço (31%) dos desastres relacionados ao tempo, clima e água relatados globalmente, sendo responsável por quase metade das mortes (47%) e um terço (31%) das perdas econômicas associadas. A maioria desses desastres foi associada a enchentes (45%) e tempestades (36%).

As tempestades tiveram os maiores impactos na vida, causando 72% das vidas perdidas, enquanto as inundações causaram as maiores perdas econômicas (57%). Os 10 maiores desastres registrados na Ásia representam 70% (680 837 mortes) do total de vidas perdidas e 22% (US $ 266,62 bilhões) das perdas econômicas na região.

 

América do Sul

 

Os 10 maiores desastres registrados na região foram responsáveis por 60% do total de vidas perdidas (34.854) e 38% das perdas econômicas (US $ 39,2 bilhões). As enchentes representam 90% dos eventos na lista dos 10 principais desastres por número de mortos e 41% na lista dos dez principais por perdas econômicas.

No geral, as enchentes causaram o maior número de desastres (59%), a maior perda de vidas (77%) e a maior perda econômica (58%) para a região no período de 50 anos.

 

América do Norte

 

Na América do Norte, América Central e Caribe, 1.977 desastres registrados, 74.839 mortes e perdas econômicas de US $ 1,7 trilhão. A região foi responsável por 18% dos desastres relacionados ao clima, tempo e água, 4% das mortes associadas e 45% das perdas econômicas associadas em todo o mundo nos últimos 50 anos.

Tempestades (54%) e inundações (31%) foram as causas mais prevalentes dos desastres registrados. As tempestades foram associadas às maiores perdas de vidas (71%) e econômicas (78%) na região. Os Estados Unidos respondem por um terço (38%) das perdas econômicas globais causadas por riscos climáticos, meteorológicos e hídricos.

 

Sudoeste do Pacífico

 

A região do Sudoeste do Pacífico registrou 1.407 desastres, 65.391 mortes e US $ 163,7 bilhões em perdas econômicas entre 1970 e 2019. A maioria desses desastres foi associada a tempestades (45%) e inundações (39%). As tempestades foram responsáveis pelo maior número de mortes (71%). As perdas econômicas foram distribuídas igualmente entre quatro tipos de perigo: tempestades (46%), inundações (24%), seca (17%) e incêndios florestais (13%).

Desastres resultantes de desastres climáticos, meteorológicos e hídricos na Austrália foram responsáveis por 54% (US $ 88,2 bilhões) das perdas econômicas em todo o Sudoeste do Pacífico.

 

Europa

 

Na Europa, 1672 desastres registrados acumularam 159 438 mortes e US $ 476,5 bilhões em danos econômicos de 1970 a 2019. Embora inundações (38%) e tempestades (32%) tenham sido a causa mais prevalente nos desastres registrados, as temperaturas extremas foram responsáveis pelo maior número de mortes (93%), com 148 109 vidas perdidas ao longo dos 50 anos.

As duas ondas de calor extremas de 2003 e 2010 foram responsáveis pelo maior número de mortes (80%), com 127.946 vidas perdidas nos dois eventos. Esses dois eventos distorcem as estatísticas sobre o número de mortes na Europa. A onda de calor de 2003 foi responsável por metade das mortes na Europa (45%) com um total de 72.210 mortes nos 15 países afetados.

 

Leia mais