Modos de moleque, complexo de vira-latas – Frases do dia

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

20 Abril 2021

 

Modos de moleque

“Nada mais ilustrativo dos modos de moleque com que o Brasil de Bolsonaro se apresenta ao mundo do que um detalhe de recente reunião entre o ministro do zero ambiente, Ricardo Salles, e a equipe de John Kerry, representante de Joe Biden para as questões climáticas” – Cristina Serra, jornalista e escritora – Folha de S. Paulo, 20-04-2021.

 

Complexo de vira-latas

“Segundo reportagem de Marina Dias nesta Folha, os brasileiros exibiram aos norte-americanos o slide de uma TV de cachorro, típica das nossas padarias. A imagem mostrava um vira-latas apreciando os frangos no espeto com o título: 'Expectativa de pagamento'. Cada ave tinha o desenho de um cifrão. Bolsonaro é isso: o retorno explícito ao complexo de vira-latas definido por Nelson Rodrigues nos anos 1950” – Cristina Serra, jornalista e escritora – Folha de S. Paulo, 20-04-2021.

 

Crime de ecocídio

“A proteção ambiental demanda muito recurso. Mas dinheiro na mão de um tipo como Salles e sem contrapartidas claramente verificáveis é jogar mais gasolina no incêndio da floresta. É reforçar as frentes de ataque de grileiros, madeireiros, garimpeiros, desmatadores. É acumpliciar-se com o crime de ecocídio” – Cristina Serra, jornalista e escritora – Folha de S. Paulo, 20-04-2021.

 

Desmatamento

“O compromisso de zerar o desmatamento até 2030, apresentado pelo governo brasileiro aos EUA, é importante. Mas a prática, nos últimos tempos, tem sido diferente. A precarização dos órgãos de fiscalização, por exemplo, é um incentivo ao desmatamento e às práticas ilegais” - Rodrigo de Castro, líder do PSDB na Câmara (MG) – O Estado de S. Paulo, 20-04-2021.

 

O contrário

“A carta de Bolsonaro diz tudo o que Biden gostaria de ouvir, só que é o contrário do que o governo crê e pratica” – Rubens Ricupero, embaixador – O Estado de S. Paulo, 17-04-2021.

 

Realistas

“Eles (o governo Biden) são realistas. Sabem que terão que lidar com Bolsonaro e com seu governo até o final de 2022. Eu não acredito que os americanos vão adotar qualquer ação negativa mas também não vão fazer esforço para ajudar. O Brasil tem apelado por vacinas e os EUA adotado atitude evasiva. Eles já doaram vacinas ao México e ao Canadá mas ao Brasil não” – Rubens Ricupero, embaixador – O Estado de S. Paulo, 17-04-2021.

 

Tragédia ambiental

“Estava editando (o livro sobre as belezas do Pantanal) quando 28% do Pantanal foi embora. A área que foi queimada em 2020, segundo pesquisadores, supera em 10 vezes a área de vegetação perdida em 18 anos. Entre 2000 e 2018 havia 2,1 mil km2, era o bioma mais preservado do País. Em 2020, queimou 23 mil km2” – Araquém Alcântara, fotógrafo – O Estado de S. Paulo, 16-04-2021.

 

Laboratórios do conhecimento

“As florestas são o grande laboratório de conhecimento. Tenho acompanhado a velocidade de desertificação do País nos últimos 50 anos. Estamos em um ponto crucial de mutação incrível da floresta amazônica. Hoje ultrapassa 20% o perigo de junto com as mudanças climáticas a savanização de rios aéreos. A mata atlântica já foi 93% embora” – Araquém Alcântara, fotógrafo – O Estado de S. Paulo, 16-04-2021.

 

Exuberância queimada

“Na região da Serra do Amolar, um dos recantos mais exuberantes do planeta em termos de beleza cênica e biodiversidade, o fogo queimou mais de 90 por cento da área de 135 mil hectares do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e todos os 20 mil hectares da Fazenda Novos Dourados (dos quais mais da metade destinava-se à proteção ambiental) viraram cinza em cerca de 48 horas” – Araquém Alcântara, fotógrafo – O Estado de S. Paulo, 16-04-2021.

 

Queima total

“No estado do Mato Grosso, mais de 80% da Terra Indígena Baía dos Guató, onde vivem os últimos remanescentes dos povos canoeiros originários do Pantanal, queimou completamente” – Araquém Alcântara, fotógrafo – O Estado de S. Paulo, 16-04-2021.

 

Negligência humana

“Não há dúvida: o principal combustível do fogo que destruiu mais de um quarto do Pantanal em 2020 foi a negligência humana.” – Araquém Alcântara, fotógrafo – O Estado de S. Paulo, 16-04-2021.

 

Sangria

Renan Calheiros tem dito a interlocutores que pretende atuar na CPI no sentido de produzir um relatório “cirúrgico” na exposição de eventuais crimes e omissões do governo federal no combate à covid-19. O senador, por ora, rejeita falar em impeachment ou em qualquer ação drástica antes mesmo de iniciadas as apurações, claro. Ademais, Renan hoje faz parte da turma do “vamos deixar Jair Bolsonaro sangrando até 2022”. Ou seja, na melhor hipótese para o presidente, o texto final será no sentido de afrouxar o garrote e desatar a sangria” – Coluna do EstadãoO Estado de S. Paulo, 20-04-2021.

 

Ele, não

“Não é por outro motivo que a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) tenta, via Justiça, retirar Renan Calheiros (MDB-AL) da relatoria da comissão” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 20-04-2021.

 

Eu, sim

“Em sentido contrário, Renan atua nos bastidores para que a comissão comece a funcionar o mais rapidamente possível” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 20-04-2021.

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Modos de moleque, complexo de vira-latas – Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU