Jesus tinha razão

Revista ihu on-line

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Mais Lidos

  • A Vida Religiosa na (Pós)Pandemia: “dar testemunho da vida que clama por Ressurreição”

    LER MAIS
  • CPI da Covid complica ainda mais situação do genocida

    LER MAIS
  • Os últimos suspiros de uma ideia maldita. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


02 Abril 2021

 

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de João 20,1-9, que corresponde ao Domingo de Ressurreição, ciclo B do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto. 

 

Eis o texto.

 

Que sentimos os seguidores de Jesus quando nos atrevemos a acreditar que Deus ressuscitou Jesus? O que vivemos enquanto seguimos caminhando atrás dos Seus passos? Como nos comunicamos com Ele quando o sentimos cheio de vida?

Jesus ressuscitado, tinhas razão.

É verdade o que nos disse Deus. Agora sabemos que é um Pai fiel, digno de toda a confiança. Um Deus que nos ama para além da morte. Continuaremos a chamá-Lo de «Pai» com mais fé do que nunca, como Tu nos ensinaste. Sabemos que não nos vai desiludir.

Jesus ressuscitou, tinhas razão.

Agora sabemos que Deus é amigo da vida. Agora começamos a entender melhor a Tua paixão por uma vida mais saudável, justa e feliz para todos. Agora compreendemos por que colocavas a saúde dos doentes à frente de qualquer lei ou tradição religiosa. Seguindo os Teus passos, viveremos curando a vida e aliviando o sofrimento. Poremos sempre a religião ao serviço das pessoas.

Jesus ressuscitado, tinhas razão.

Agora sabemos que Deus faz justiça às vítimas inocentes: faz triunfar a vida sobre a morte, o bem sobre o mal, a verdade sobre a mentira, o amor sobre o ódio. Continuaremos a lutar contra o mal, as mentiras e os abusos. Procuraremos sempre o reino desse Deus e a Sua justiça. Sabemos que é a primeira coisa que o Pai quer de nós.

Jesus ressuscitado, tinhas razão.

Agora sabemos que Deus se identifica com os crucificados, nunca com os verdugos. Começamos a entender por que estavas sempre com os enlutados e por que defendias tanto os pobres, os famintos e desprezados. Defenderemos os mais débeis e vulneráveis, os maltratados pela sociedade e esquecidos pela religião. A partir de agora ouviremos melhor a tua chamada a ser compassivos como o Pai dos céus.

Jesus ressuscitado, tinhas razão.

Agora começamos a entender um pouco as Tuas palavras mais duras e estranhas. Começamos a intuir que o que perca a sua vida por Ti e pelo evangelho a vai salvar. Agora compreendemos por que nos convidas a seguir-te até ao fim carregando cada dia com a cruz. Continuaremos a sofrer um pouco por Ti e pelo Teu evangelho, mas muito em breve partilharemos Contigo o abraço do Pai.

Jesus ressuscitado, tinhas razão.

Agora estás vivo para sempre e fazes-Te presente no meio de nós quando nos reunirmos dois ou três em teu nome. Agora sabemos que não estamos sós, que nos acompanhas enquanto caminhamos em direção ao Pai. Escutaremos a Tua voz quando lermos o Teu evangelho. Alimentar-nos-emos de Ti quando celebrarmos a tua Ceia. Estarás conosco até o fim dos tempos.

Leia mais:

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jesus tinha razão - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV