Religiões e dignidade humana: da indiferença à defesa dos direitos humanos, em debate no Cepat

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • É preciso um lockdown nacional. Com urgência

    LER MAIS
  • O rosto feminino de Deus. Uma leitura do Salmo 22. Artigo de Lidia Maggi

    LER MAIS
  • O lugar da universidade brasileira. Palestra de Marilena Chaui

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


09 Fevereiro 2021

Levando em conta o riquíssimo conteúdo da carta encíclica Fratelli Tutti e a proposta da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é Fraternidade e diálogo: compromisso de amor, no dia 06/03, às 10h, debateremos o tema Religiões e dignidade humana: da indiferença à defesa dos direitos humanos.

Na Fratelli Tutti, o Papa Francisco adverte que “a violência não encontra fundamento algum nas convicções religiosas fundamentais, mas nas suas deformações” (n. 282). É preciso trabalhar em prol de uma cultura da paz, buscando no diálogo e no crescimento mútuo, enriquecidos pelas diferenças, a verdadeira paz, que é construída na justiça e no amor.

Nosso debatedor será Dom Luiz Fernando Lisboa, C.P.

Inscrição

Faça sua inscrição pelo seguinte link: http://bit.ly/2MKZB73 

Acompanhe o debate pelos seguintes canais:

- Página no Facebook do CEPAT

- Canal no Youtube do CEPAT

- Na página do IHU

Parceiros

Para esta atividade, o CEPAT conta com a parceria e o apoio das seguintes instituições:

Instituto Humanitas Unisinos – IHU;
Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA;
Comunidades de Vida Cristã – CVXRegional Sul;
Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB;
Iniciativa das Religiões Unidas – URI.

Conheça o debatedor

Dom Luiz Fernando Lisboa nasceu em Marques de Valença (RJ) no dia 23 de dezembro de 1955. Em agosto de 1975, aos 19 anos, ingressou no seminário São Gabriel da congregação da Paixão de Jesus Cristo (missionários Passionistas), em Osasco (SP). Fez seu noviciado em São Carlos (SP) e cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba (UCP naquela época). Estudou Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1983.

Possui duas especializações (Liturgia e Missiologia) na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (atual PUC-SP) e mestrado em Teologia Pastoral pela PUCPR, de Curitiba, onde também foi um dos coordenadores do Curso de especialização em Missiologia.

Exerceu várias tarefas na congregação dos Passionistas e nas dioceses por onde passou, entre as quais: formador em várias etapas da formação, vigário, pároco, conselheiro provincial, coordenador de formação; coordenador da área de missão, diretor do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco, membro do Conselho de Direitos Humanos de SP e assessor no Curso de Teologia.

No início do ano de 2001, foi como missionário Ad Gentes para a Diocese de Pemba, Moçambique, onde trabalhou por oito anos. Retornou ao Brasil e trabalhou por quatro anos como pároco na paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, na Arquidiocese de Curitiba, Paraná.

Em 12 de junho de 2013, o Papa Francisco o nomeou Bispo de Pemba. Sua posse se deu dois meses depois, em 14 de setembro. Na Conferência Episcopal de Moçambique exerceu o serviço de secretário-geral e coordenador do Departamento Social.

No último dia 11 de fevereiro, foi nomeado pelo Papa Francisco para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, com a dignidade de arcebispo.

Confira o cartaz de divulgação

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Religiões e dignidade humana: da indiferença à defesa dos direitos humanos, em debate no Cepat - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV