Crônicas de vida e mística – Todas as crônicas de Clarice Lispector - Curso livre a partir de março no IHU

Wikimedia Commons

20 Janeiro 2021

“A cólera às vezes me tomava, ou então o espanto, ou a resignação. Deus faz doçuras muito tristes”. A frase que abre este parágrafo é de Clarice Lispector, cujas crônicas são tema do Curso livre todas as Crônicas de Clarice Lispector, ministrado e organizado por Faustino Teixeira, que ocorre entre os dias 10 de março e 30 de junho, às quartas-feiras, às 14h. A atividade será transmitida on-line.

As crônicas de Clarice Lispector oferecem um panorama realista de sua percepção do mundo. Diferentemente de seus romances e contos, nas crônicas clariceanas o mistério de sua literatura vai sendo revelado aos poucos, trazendo à tona a subjetividade e espiritualidade da autora. Ao longo do 17 encontros virtuais que formam o curso, as discussões terão como referência o livro Clarice Lispector. Todas as crônicas (Rio de Janeiro: Rocco, 2018).

Depoimento de Faustino Teixeira sobre a espiritualidade na literatura de Clarice Lispector

Os seus livros, cartas e crônicas trazem no bojo uma dimensão enigmática e mistérica inigualáveis. O “toque” de sua mística vem de suas origens judaicas, favorecendo uma “elétrica relação com o divino”. Há profundos sinais em sua reflexão do Hassidismo e das ondas milenaristas que marcavam o seu lugar de origem. Uma amiga de Clarisse assinalou que seus olhos “tinham o brilho baço dos místicos”. Uma vez Clarice ligou para Alceu Amoroso Lima querendo vê-lo e ele respondeu: “Eu sei, você quer conversar sobre Deus”. Em sua visão religiosa há um profundo influxo de Espinoza. Para ela, Deus estava, por definição, além da compreensão humana, portanto as tentativas de alcançar o divino através da ´inteligência” eram vistas por ela como “fúteis”. Falava muito em “estado de graça” como “tentação mais elevada”, mas também “um perigo mortal”. Dizia que “perder a linguagem e o entendimento humano, a ´inteligência`, é loucura”. Creio que sua visão religiosa ganha hoje uma atualidade única, nesse nosso tempo em que florescemos na complexidade. Sua compreensão do mistério envolve todas as “espécies companheiras”. De forma muito particular, sua paixão pelos animais, sempre abordados com delicadeza em seus livros. Como comenta num de seus contos sobre o búfalo, ela diz em certa passagem: “E os olhos do búfalo, os olhos olharam seus olhos”. Comentando o conto, Maria Esther Maciel sublinha: “De que sabem os animais sobre os humanos ninguém sabe, mas tudo se imagina”.

Fique ligado!

Acesse a programação completa no site do Curso livre todas as Crônicas de Clarice Lispector ou o canal do IHU no YouTube para definir o lembrete da atividade e seja notificado automaticamente sobre o início das transmissões.

Faustino Teixeira

Faustino Teixeira - Arquivo Pessoal

Faustino Teixeira possui graduação em Ciência das Religiões pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1985). Atualmente é professor convidado da Universidade Federal de Juiz de Fora, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, depois de sua aposentadoria como professor titular na mesma Universidade, em 2017. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: religiões, pluralismo religioso, diálogo inter-religioso, catolicismo e mística.

Entrevistas com Faustino Teixeira publicadas no IHU

Publicações de Faustino Teixeira no IHU