Presença. Alejandra Pizarnik na oração inter-religiosa desta semana

Foto: Pixabay

23 Dezembro 2020

Neste espaço se entrelaçam poesia e mística. Por meio de orações de mestres espirituais de diferentes religiões, mergulhamos no Mistério que é a absoluta transcendência e a absoluta proximidade. Este serviço é uma iniciativa feita em parceria com o Prof. Dr. Faustino Teixeira, teólogo, professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.

 

Presença

tua voz
neste não poder arrancar as coisas
de meu olhar
elas me despossuem
fazem de mim um barco sobre um rio de pedras
se não é tua voz
chuva abandonada em meu silêncio de febres
tu me desata os olhos
e por favor
que me fales
sempre

 

Fonte: Alejandra Pizarnik. Os trabalhos e as noites. Belo Horizonte: Relicário, 2018, p. 332

 

Alejandra Pizarnik (Foto: Ministério da Cultura da Argentina)

Alejandra Pizarnik (1936 - 1972): Escritora e poetisa argentina. Com duas obras publicadas em português, Os trabalhos e as noites (1965) e Árvore de Diana (1962), traduzidas por Davis Diniz e publicadas pela Relicário Edições, é um dos maiores nomes da poesia argentina contemporânea. "O mundo da poesia de Pizarnik é claustrofóbico. As figuras se repetem: o vento, a chuva, a noite, o lilás. Como diz a poeta Ana Martins Marques no prefácio, não é de graça que a noite se mostra no título. Os poemas são soturnos, melancólicos, frutos de labor noturno. Só se consegue mapear as cartografias do próprio quarto, nos quais as paredes rachadas desvelam a insegurança de quem sabe estar diante de um facho prestes a se extinguir. Por isso, a memória em Pizarnik surge sempre fadada ao esquecimento, e o ruído, fadado ao silêncio". (Fonte: Pernambuco - Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado).  

Também é autora de La última inocencia (1956), Las aventuras perdidas (1958) e Extracción de la piedra de locura (1968). Postuamente foi publicado Textos de Sombra y últimos poemas, com textos que foram publicados em revistas.