Economia de Francisco: Turkson, Sachs e Torero abrem o primeiro dia dedicado aos jovens economistas

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • O cálculo político de Ciro Gomes

    LER MAIS
  • Tomar a Bíblia ao pé da letra

    LER MAIS
  • A riqueza dos mais ricos cresce um trilhão durante a covid. O ranking dos patrimônios

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


20 Novembro 2020

O primeiro dos três dias de A Economia de Francisco aconteceu hoje, quinta-feira, 19 de novembro, evento internacional com jovens economistas e empresários de todo o mundo e que se realiza em transmissão ao vivo no portal francescoeconomy.org. As várias “Aldeias” apresentaram online os projetos de uma nova economia à medida do ser humano, concebida ao longo de meses de trabalho à distância.

O evento teve início às 14h de Assis, com Listen to the cry of the poorest to transform the earth, vídeo do Movimento Internacional ATD Fourth World. Em sua mensagem introdutória, o Prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson, dirigiu-se aos jovens organizadores: “Vocês decidiram construir uma rede global de jovens líderes e agentes de mudança no campo econômico, a rede que pode ‘dar alma à economia do futuro’. E em resposta à pandemia, vocês estão tentando ajudar o Papa Francisco, a Igreja e o mundo inteiro a sair dessa crise melhores, imaginando e desenvolvendo uma economia diferente, inclusiva e sustentável que possa nos ajudar a nos comportar como irmãos e irmãs que vivem em uma casa comum. Obrigado pela vossa esperança e perseverança”.

A reportagem é publicada por Sala de Imprensa da Basílica de São Francisco de Assis, 19-11-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Alguns membros da comissão organizadora também se manifestaram. O bispo de Assis, Domenico Sorrentino, deu as boas-vindas aos jovens da cidade do Poverello: “Francisco compreendeu que o dinheiro é apenas um instrumento. Como tal, serve para construir uma economia bela, rica de sentido e de dom, que não pode excluir ninguém, pelo contrário, deve visar o bem de todos e sobretudo dos últimos”.

A prefeita de Assis, Stefania Proietti, também se dirigiu às novas gerações: “Vocês, jovens, podem agora considerar Assis como sua cidade, sua pátria, sua terra, onde podem alimentar e experienciar a nova economia, garantindo a continuidade do processo desencadeado pelo Papa Francisco”.

A presidente do Instituto Seráfico de Assis, Francesca Di Maolo, também interveio com uma exortação aos jovens: “Construam um sistema econômico inclusivo, que não produza mais uma única vítima, uma única pessoa posta de lado. Não haverá desenvolvimento ou progresso sem cuidar dos membros mais frágeis da sociedade. Vocês podem mudar o atual sistema econômico”.

Os encontros online contaram com a participação de importantes palestrantes internacionais. A conferência foi aberta pelo economista Jeffrey Sachs, com “Perfecting Joy: three proposals to let life flourish”. Durante o evento, foi apresentada a proposta de um Índice de Prosperidade Infantil, um índice para avaliar o bem-estar das crianças.

O próprio prof. Sachs disse estar disposto a colaborar no projeto: “A Rede para o Desenvolvimento Sustentável que gerencio desenvolveu vários índices de felicidade, com base em dados e indicadores que também dizem respeito ao bem-estar infantil. Precisamos de modalidades pioneiras e algumas dessas podem ser muito úteis. Existem modalidades no mundo interconectado que nos permitem obter hoje tais informações a serem elaboradas para depois propor soluções aos operadores políticos”.

No encontro “Peace economics and industrial reconversion: a recovery plan for the world” os palestrantes Raul Caruso, Juan Camilo Cárdenas e Susy Snyder abordaram as questões da relação entre economia e paz. Em particular, o Diretor do CESPIC e professor de Economia da Paz da Universidade Católica do Sagrado Coração, prof. Raul Caruso abordou a delicada questão da relação entre o interesse público e o setor privado na procura da paz: “Esse aspecto é particularmente relevante se olharmos para a indústria militar em que os incentivos privados tendem muitas vezes a colidir com o interesse da coletividade. Existe também um papel do setor privado na alocação de seus recursos em investimentos que não sejam prenúncios de conflitos, mas motores de resolução dos mesmos”.

No painel "The state of food insecurity", o Economista-Chefe da FAO, Maximo Torero, abordou o tema da pobreza e das crises alimentares em tempos de pandemia: "Mesmo antes da chegada do Covid-19 estavam presentes desafios significativos, com 690 milhões de pessoas com fome no mundo. A pandemia agravou ainda mais a situação e aumentou as desigualdades”.

A programação de amanhã, 20 de novembro, inclui outros encontros: das 14h10 às 15h, “Generativity, Relational Goods and Civil Economy” com Mauro Magatti, Consuelo Corradi e Leonardo Becchetti; das 16h40 às 17h30 “An economy of abundance: how to foster bottom-up development?”, com Vandana Shiva e Pauline Effa. Paralelamente, "Work & Care: New Pilares of Work", com Jennifer Nedelsky, Paolo Foglizzo e Francesco Baroni.

Sábado, 21 de novembro, das 15h00 às 15h50, “We are all developing countries”, com Kate Raworth e John Perkins.

Às 17h30 a participação “virtual” do Papa Francisco, com uma mensagem de vídeo aos jovens participantes conectados via web com a Basílica de São Francisco de Assis.

O programa completo está no site Economia de Francisco, o material multimídia e informativo está disponível aqui.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Economia de Francisco: Turkson, Sachs e Torero abrem o primeiro dia dedicado aos jovens economistas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV