Biden cita Francisco, enquanto campanha de Trump tenta distorcer as palavras do Papa

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • “Os pecados da carne não são os mais graves. Os mais graves são aqueles que têm mais 'angelicalidade': a soberba, o ódio”. Entrevista do Papa Francisco

    LER MAIS
  • Digital, serial, algorítmica, a cultura do século XXI chegou

    LER MAIS
  • Ômicron, natureza e arrogância humana: uma guerra entre patógenos e humanos. Artigo de Alexandre A. Martins

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


29 Outubro 2020

O candidato Democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, citou a nova encíclica do papa Francisco em uma jornada da campanha eleitoral nesta terça-feira, recitando as palavras do Papa. A campanha de reeleição de Donald Trump, por outro lado, usou as palavras do Papa fora de contexto tentando colocá-lo contra Biden.

A reportagem é de Christopher White, publicada por National Catholic Reporter, 27-10-2020. A tradução é Wagner Fernandes de Azevedo.

“Às vezes, ao pensar no futuro, fazemos bem em nos perguntar: ‘Por que estou fazendo isso?’, ‘Qual é o meu verdadeiro objetivo?’”, escreve Francisco em sua encíclica, lançada em 3 de outubro, discutindo as perguntas que os políticos precisam se fazer ao avaliar suas motivações.

Biden repetiu essas perguntas enquanto falava em Warm Springs, Geórgia, em 27 de outubro, dizendo que “o papa Francisco fez perguntas que qualquer pessoa que queira liderar esta grande nação deve responder”.

Em um tuíte minutos depois que o ex-vice-presidente fez suas declarações, a conta Trump War Room, gerenciada pela coordenação de campanha, cortou apenas as perguntas – ‘Por que estou fazendo isso?’, ‘Qual é o meu verdadeiro objetivo?’ – das observações de Biden rapidamente transformando-o em um meme.

Biden diz que sua resposta às perguntas do Papa são: “Para unir esta nação. Para curar esta nação”.

Ele prosseguiu citando extensivamente a recente carta do Papa, dizendo que a encíclica adverte contra “o falso populismo que apela aos instintos ‘mais básicos e egoístas’”.

“’Política é algo mais nobre do que postura, marketing e furor midiático. Isso semeia nada além de divisão, conflito e um cinismo sombrio’”, disse Biden, citando novamente o pontífice.

“A Bíblia nos diz que há um tempo para quebrar e um tempo para construir. E um tempo para curar. Este é o tempo”, disse Biden ao concluir seus comentários. “Deus e a história nos chamaram para este momento e para esta missão”.

Ambas as campanhas atraíram pessoas de fé, especificamente católicos, durante a reta final da campanha presidencial de 2020. No jantar beneficente virtual para instituições de caridade católicas no início deste mês, Trump disse: “Amamos o povo católico. Amamos a religião católica. E, acima de tudo, a respeitamos muito”.

Biden lembrou-se de ter sido consolado por Francisco após a perda de seu filho com câncer no cérebro em 2015, dizendo aos participantes do jantar: “Eu sei, para mim, minha fé católica me ajudou a atravessar a escuridão, pois tive que enterrar pedaços da minha alma nas profundezas da Terra, e finalmente encontrei um propósito para viver uma vida digna daqueles que perdi”.

Biden, um católico praticante, frequentemente citou sua fé durante a campanha e citou Francisco e o papa João Paulo II em eventos recentes.

Apesar de Trump vencer de forma esmagadora com o voto católico branco em 2016, e ganhar por pouco o voto católico geral contra Hillary Clinton, pesquisas recentes mostram Trump experimentando um declínio acentuado entre os eleitores católicos brancos e que 52% dos “prováveis” eleitores católicos apoiam Biden.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Biden cita Francisco, enquanto campanha de Trump tenta distorcer as palavras do Papa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV