“Fratelli Tutti”: uma visão da Amizade e Solidariedade Humana. Artigo de Justin Welby, primaz anglicano

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Seu bispo necessita dos seus conselhos: o que dirá a ele?

    LER MAIS
  • Só um radical ecossocialismo democrático pode mudar o horizonte

    LER MAIS
  • Dinâmica religiosa nos Estados Unidos. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


20 Outubro 2020

Fratelli Tutti pinta um futuro possível de um mundo que é holístico, reconhecendo a dignidade humana e mantendo-a unida à criação divina e totalmente penetrada por Deus, cujo amor é autenticamente demonstrado na generosidade mútua”, escreve Justin Welby, arcebispo da Cantuária e primaz da Igreja da Inglaterra, em artigo publicado por Settimana News, 19-10-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Eis o artigo.

Na Carta Encíclica Fratelli Tutti: sobre a fraternidade universal e amizade social, o papa Francisco deixa uma nítida, excitante e ambiciosa visão do papel da amizade e solidariedade humana como um base para uma ordem mundial melhor no futuro.

Ao longo do texto, ele intervém em temas individuais e sociais, e demarca a necessária interdependência entre eles, rejeitando os extremos individualismos e coletivismos sociais, sendo estes contrários à verdadeira dignidade e aos direitos de todos os seres humanos. É uma voz verdadeira e claramente cristã de radical moderação, nem capturada pela cultura do individualismo, nem prisioneira dos sonhos do coletivismo social.

 

Papa Francisco com Justin Welby (Foto: L'Osservatore Romano)

 

Ele expõe uma visão de relações humanas, sociais e internacionais saudáveis com base na preocupação com o outro, na escuta, na partilha e na abertura a novas ideias e experiências, rejeitando a tendência crescente de indivíduos e sociedades se refugiarem em bunkers da família e da segurança. É uma visão incorporada em uma profunda Cristologia, refletindo a natureza do Deus que amou “de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único” (João 3, 16).

Este é um livro reflexivo e alegre. Às vezes, nos fala do pior do comportamento humano, mas também nos oferece maneiras de construir um mundo melhor. Mudanças climáticas, caridade pessoal e nacional, migração, tráfico de pessoas e a dignidade do trabalho, está tudo aqui, juntamente com muitos outros tópicos de igual importância e urgência. Fratelli Tutti pinta um futuro possível de um mundo que é holístico, reconhecendo a dignidade humana e mantendo-a unida à criação divina e totalmente penetrada por Deus, cujo amor é autenticamente demonstrado na generosidade mútua (1 João 3, 17).

Este é um documento verdadeiramente ecumênico, no qual o papa Francisco cita não apenas o Patriarca Ortodoxo Bartolomeu, mas também o Dr. Martin Luther King Jr. e o arcebispo Desmond Tutu. Ele se refere de forma impressionante ao seu diálogo frutífero com o Grande Imám Ahmad Al-Tayyeb para enfatizar que o impulso de seu argumento, embora profundamente enraizado na fé cristã, é de força universal. Ele se inspira também nos escritos de Mahatma Gandhi.

 

Papa Francisco com Justin Welby (Foto: CNS)

 

Embora tenha escrito a partir de uma postura profundamente e inspiradoramente cristã, o papa Francisco expõe explicitamente uma visão com que os não-crentes podem concordar. Seria preciso ter uma mente extremamente estreita para não prestar atenção ao seu apelo à ação por motivos puramente sectários ou razões semelhantes.

Este notável Papa prestou ao mundo outro serviço, reunindo em um texto tal riqueza de percepções sobre algumas das questões mais urgentes de nosso tempo. É um texto que vale ler e reler. E a minha sincera esperança é que não seja apenas lido, mas também posto em prática por aqueles que estão no poder em todo o mundo.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Fratelli Tutti”: uma visão da Amizade e Solidariedade Humana. Artigo de Justin Welby, primaz anglicano - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV