Perfil dos candidatos às prefeituras do Vale do Sinos

Foto: TRE-RJ | Flickr

Por: Gustavo Diefenbach, João Conceição e Marilene Maia | 16 Outubro 2020

No dia 15 de novembro irá ocorrer o primeiro turno das eleições municipais, onde será decidido quais serão os próximos prefeitos e vereadores. A fim de conhecer as características gerais dos candidatos a prefeito na região do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul, o ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, levantou informações dos candidatos.  

A região do Vale do Sinos, composta por 14 municipios da Região Metropolitana de Porto Alegre, apresentou 66 candidaturas. Canoas foi o que apresentou o maior número de candidatos, com 8 pessoas concorrendo ao cargo; Novo Hamburgo e Sapucaia do Sul com 5; e São Leopoldo com 4.

 

Partidos

Os partidos que mais apresentaram candidatos foram os Progressistas - PP e o Partido dos Trabalhadores - PT.

 

 

Sexo

No Vale do Sinos, quase 90% dos candidatos são homens. 

 

  

Escolaridade

Mais da metade dos canditados a prefeito possuem ensino superior completo.

 

 

Cor e raça

Em relação à cor e raça, mais de 90% se declaram brancos.

 

 

Faixa etária

O Vale do Sinos não conta com jovens concorrendo ao cargo de prefeito. 

 

 

Patrimônio 

O candidato com o maior patrimônio declarado foi Delmar Hoff do Partido Democrático Trabalhista - PDT de Portão. A soma dos bens e direitos chega a R$ 13,7 milhões. Hoff é empresário e foi eleito em 2016 a vereador. Enquanto isso, no mesmo municipio, Diego Martins do Movimento Democrático Brasileiro - MDB declarou possuir um real e vinte e nove centavos na conta corrente. Martins é vereador de Portão desde 2012. No total, 8 candidatos declararam ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE não possuir nenhum patrimônio. 

Acesse aqui as informações completas. 

 

Leia mais