O cardeal Cláudio Hummes é eleito presidente da nova Conferência Eclesial da Amazônia

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Desigualdade. Artigo de Ladislau Dowbor

    LER MAIS
  • “É preciso afastar Bolsonaro já para parar a matança”. Entrevista com Chico Whitaker

    LER MAIS
  • Segredo, confissão e abuso: Cardeal Federigo, o Inominado e Lúcia. Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


01 Julho 2020

A Assembleia de Projeto de Constituição da Conferência Eclesial da Amazônia, reunida em sessões virtuais de 26 a 29 de junho, elegeu como presidente do novo organismo eclesial o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).

A reportagem é de Óscar Elizalde Prada, publicada por Vida Nueva, 30-06-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

“Esta conferência faz parte dos novos caminhos que o Sínodo Especial dos Bispos para a Amazônia propôs, é nossa responsabilidade constituir tal conferência, encorajados por nosso querido papa Francisco”, disse Hummes ao iniciar a Assembleia, detalhando que foi o próprio Papa que sugeriu o nome do organismo eclesial.

David Martínez, vice-presidente

Como vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia foi escolhido o dominicano espanhol David Martínez de Aguirre, bispo do Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado, na Amazônia peruana.

Tanto Hummes como Martínez desempenharam um papel importante durante o Sínodo Pan-Amazônico. O primeiro como relator-geral e o segundo como um de seus secretários especiais, trabalho que desempenhou junto com o cardeal Michael Czerny, subsecretário da seção de migrantes e refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Comitê executivo

Do mesmo modo, a Assembleia escolheu o missionário italiano Eugenio Coter, bispo do Vicariato Apostólico de Pando, na Bolívia, para integrar o comitê executivo do novo organismo eclesial, em representação das Conferências Episcopais do território amazônico, do qual também farão parte algumas instâncias eclesiais regionais que acompanharão a nascente Conferência Eclesial da Amazônia de maneira orgânica: o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), a Repam, a Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (CLAR) e a Cáritas da América Latina e Caribe.

Também farão parte do comitê executivo três representantes de povos originários: Patricia Gualinga, do povo kichwa-Sarayakú, a irmã Laura Vicuña Pereira, do povo Kariri (Brasil); e Delio Siticonatzi, do povo Asháninka (Peru).

Cabe destacar que a Assembleia, depois de um profundo discernimento, aprovou por unanimidade o nome do novo organismo: Conferência Eclesial da Amazônia, que será regida pelo Estatuto, que estará à disposição do papa Francisco e das instâncias correspondentes na Santa Sé para sua aprovação definitiva.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O cardeal Cláudio Hummes é eleito presidente da nova Conferência Eclesial da Amazônia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV