Mirante. Adriana Lisboa na oração inter-religiosa desta semana

Foto: Pixabay

29 Mai 2020

Neste espaço se entrelaçam poesia e mística. Por meio de orações de mestres espirituais de diferentes religiões, mergulhamos no Mistério que é a absoluta transcendência e a absoluta proximidade. Este serviço é uma iniciativa feita em parceria com o Prof. Dr. Faustino Teixeira, teólogo, professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.

Mirante

Todas as manhãs
eu me sento durante uma
hora numa almofada
de quinze
centímetros
de altura
        este é o meu mirante

a vista daqui
não cansa

de surpreender.

(Fonte: Adriana Lisboa. Pequena música. Iluminuras, 2018, p. 55)

Adriana Lisboa (Foto: Wikipedia)

Adriana Lisboa nasceu no Rio de Janeiro. Romancista, poeta e contista, é autora, entre outros livros, dos romances Sinfonia em branco (Prêmio José Saramago), Um beijo de colombina, Rakushisha, Azul corvo (um dos livros do ano do jornal inglês The Independent), Hanói (um dos livros do ano do jornal O Globo) e Todos os santos, e dos poemas de Deriva, Parte da paisagem e Pequena música (menção honrosa do Prêmio Casa de las Américas e um dos livros do ano da revista Bravo!). Publicou também algumas obras para crianças, como Língua de trapos (prêmio de autor revelação da FNLIJ) e Um rei sem majestade. Seus livros foram traduzidos em mais de vinte países. Seus poemas e contos saíram em publicações como Modern Poetry in Translation, Granta, Asymptote e revista Casa de las Américas.

É mestre em literatura brasileira e doutora em literatura comparada pela UERJ, e foi pesquisadora visitante em Nichibunken (Kyoto) e na Universidade do Novo México. Ensinou no departamento de espanhol e português na Universidade do Texas em Austin, e foi também escritora residente na Universidade da Califórnia Berkeley e na Universidade de Chicago.​

Morou na França, na Nova Zelândia e nos Estados Unidos. Vive atualmente em Austin, e lecionou na Universidade do Texas em 2019.