Igreja da Noruega consagra ex-secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas novo bispo presidente

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • O suicídio no clero do Brasil

    LER MAIS
  • “Agro é fogo”: incêndios no Brasil estão ligados ao agronegócio e ao avanço da fome, diz dossiê

    LER MAIS
  • Polícia de RO invade casa de advogada para apreender material de defesa de camponeses

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


13 Mai 2020

Por causa das regras de distanciamento social, apenas um pequeno grupo pôde participar da consagração do ex-secretário-geral do CMI.

A reportagem é publicada por La Croix International, 12-05-2020. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

O Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, ex-secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas – CMI, foi consagrado como o novo bispo presidente da Igreja da Noruega.

A cerimônia ocorreu em 10 de maio na histórica Catedral de Nidaros, antigo santuário e destino de peregrinação localizado na cidade medieval norueguesa de Trondheim.

Tveit foi consagrado bispo titular de Nidaros e instalado como Preses ou bispo presidente da conferência episcopal da Igreja Evangélica Luterana.

Entre os doze bispos da Igreja da Noruega, o bispo presidente é “o primeiro entre iguais” (primus inter pares). O bispo (ou a bispa) é responsável pela Catedral de Nidaros, juntamente com o Ordinário da Diocese de Nidaros.

Devido às restrições impostas pelas autoridades em decorrência da pandemia de coronavírus, a cerimônia na catedral realizou-se com um número reduzido de participantes, tendo sido, no entanto, transmitida ao vivo para vários países.

Como bispo presidente, Tveit sucede a Bispa Helga Haugland Byfuglien, que foi a primeira mulher a ocupar o cargo e que liderou a Igreja na reformulação de sua posição na vida nacional.

“Eis a tarefa da Igreja no mundo de hoje”, disse Tveit em sua homilia, isto é, “pregar e mostrar o amor de Deus, para que possamos ter a força, a vontade e a capacidade de amar os outros. Essa tarefa pode e deve exigir algo de nós, pois diz respeito à coisa mais importante de todas. Podemos fazê-la porque participamos de uma relação com Cristo”.

O moderador do CMI, Dr. Agnes Abuom, e seu secretário-geral em exercício, o Rev. Prof. Dr. Ioan Sauca, parabenizaram Tveit pelo novo ministério antes de rezarem por ele e “pela igreja do povo” que, agora, o recém-empossado irá representar.

“Oramos sinceramente para que, com a vossa liderança, a Igreja da Noruega aproveite esse tempo para fortalecer a fé, incentivar a participação, cultivar a comunidade e promover a dedicação ao cuidado do povo da Noruega e o serviço de toda a família humana”, disseram.

Tveit, 59 anos, deixou o cargo de secretário-geral do CMI no final de março de 2020, depois de cumprir dois mandatos de cinco anos à frente da entidade ecumênica.

Após ser anunciado, em 30 de janeiro, como bispo presidente da Igreja da Noruega, Tveit disse que se sentia ansioso por voltar ao condado de Trøndelag, onde passou parte de sua infância.

“Como bispo presidente, uma responsabilidade particular recai sobre a nossa pessoa, como um representante de toda a igreja e como figura pública. Isso significa que disseminar mensagem da Igreja de maneira favorável é, às vezes, mais importante do que dominar o debate e ter a última palavra nos mais variados temas”, disse ele à época.

Olav Fykse Tveit é conhecido por seu trabalho ecumênico, tendo também recebido diversas honrarias. Na semana passada, ele recebeu a Medalha Dongbaek, da Ordem do Mérito Civil, das mãos do presidente e primeiro-ministro da República da Coreia pelo trabalho de paz e reconciliação feito na Península Coreana.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Igreja da Noruega consagra ex-secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas novo bispo presidente - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV