A propensão laica da televisão, entre igrejas silenciosas e missas ao vivo

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

17 Março 2020

"A premissa é que "a TV tem uma forte propensão para uma psicologia laica". Diversão, isto é, e não encantamento. Impossível replicar a sacralidade de igrejas e também de sinagogas. Sem esquecer que é difícil recolher-se espiritualmente em frente à TV. Em suma, a TV é feita para relaxar e se distrair".

O comentário é de Fabrizio D'Esposito, publicado por Il Fatto Quotidiano, 16-03-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o comentário.

A fé na TV. Não é mais uma exceção reservada a crentes doentes e deficientes graves, mas uma regra para todos os católicos praticantes neste período surreal de pandemia. O papa que reza o Angelus solitário e "engaiolado" na Biblioteca do Palácio Apostólico ou que celebra a missa em streaming da capela de Santa Marta. Igrejas silenciosas sem celebrações e sem a Eucaristia para o povo de fiéis. E assim será para a Semana Santa anterior ao Domingo de Páscoa, coração e centro de todo o ano litúrgico (aquele que termina antes do Advento).

Para retornar à telinha. A fé transmitida ao vivo pode ser realmente "plena"? A resposta é negativa, pelo menos no que diz respeito aos católicos, e não vem apenas dos homens da Igreja para os quais "é essencial alimentar-se do corpo de Cristo" (padre Enzo Bianchi no jornal Fatto do último sábado).

A argumentar que nem tudo e “televisionável” e que o cristianismo é uma religião "exigente" demais para um meio como a TV foi o sociólogo estadunidense Neil Postman (1931-2003), especialista em ecologia das mídias e considerado entre os estudiosos mais importantes depois de Marshall McLuhan (1911-1980). Em 1985, Postman escreveu Amusing Ourselves to Death, publicado em italiano em 2002 sob o título Divertirsi da morire. Il discorso pubblico nell’era dello spettacolo (Reset e Marsilio).

A premissa é que "a TV tem uma forte propensão para uma psicologia laica". Diversão, isto é, e não encantamento. Impossível replicar a sacralidade de igrejas e também de sinagogas. Sem esquecer que é difícil recolher-se espiritualmente em frente à TV. Em suma, a TV é feita para relaxar e se distrair. Talvez seja também por isso que ontem o papa Bergoglio elogiou aqueles padres "criativos" que fazem de tudo para ter contato ao vivo com seus fiéis. Seja um Ape Car circulando pelos prédios (em Bibione, no Veneto) ou uma missa rezada no terraço da paróquia (em Positano, na Campânia).

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A propensão laica da televisão, entre igrejas silenciosas e missas ao vivo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU