Como está indo o movimento Maria 2.0? "Queremos uma Igreja que não exclua ninguém"

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

28 Janeiro 2020

Durante o final de semana, foi realizado um encontro da rede do movimento de mulheres Maria 2.0 no arcebispado de Colônia. Uma participante, Maria Mesrian, teóloga e ativista do movimento, diz: "A Igreja deve ter novamente um rosto humano e seguir a lógica do Evangelho".

A entrevista é de Martin Bornemeier, publicada por Dom Radio Alemanha, 21-01-2020. A tradução é de Luisa Rabolini

Eis a entrevista.

De onde vieram as mulheres e os homens que se encontraram no fim de semana?

Estávamos ligados em rede de Düsseldorf a Bonn. A diocese vizinha de Aachen estava representada, houve também participantes de Krefeld. Pessoas vieram de várias partes.

O que foi discutido?

Primeiro, apresentamos Maria 2.0 para quem ainda não conhecia o movimento. Havia coordenadores e coordenadoras de grupos já existentes. Discutimos sobre o que estamos pedindo e em que direção nosso movimento deve seguir. Aspiramos à equiparação dos direitos e à renovação dessa Igreja, para que ela se torne novamente uma casa acolhedora para as pessoas.

Você pode nos relatar em síntese o objetivo do movimento?

Vou lhes dizer o que essencialmente é importante para mim, mas acredito que represente bem o objetivo do movimento: a Igreja deve encontrar um rosto humano e seguir a lógica do Evangelho. Lógica do Evangelho significa justiça e misericórdia como DNA do Evangelho. Queremos uma Igreja que não exclua ninguém, mas que acolha todas as pessoas que sinceramente buscam Deus.

O que você pode dizer sobre o humor das pessoas envolvidas no Maria 2.0? Transparece um pouco de resignação?

Não, absolutamente não. Não caímos em lamentações, algo que sempre me surpreende. Estávamos perplexas com o que continua acontecendo após a publicação da investigação sobre os abusos. Somos dinâmicas e olhamos em frente, porque sabemos que podemos mudar alguma coisa. Somos livres e independentes e entusiasmamos muitas pessoas, que voltam às paróquias depois de anos. Para mim, pessoalmente, a melhor coisa é quando as mulheres me dizem no final da missa que não participavam mais da paróquia há vinte anos e que, graças a Maria 2.0 se sentiram "em casa". Isso é evangelização no melhor sentido.

O percurso sinodal das Igrejas começará em duas semanas em Frankfurt. Vocês vão estar lá também?

Sim, convidamos para uma grande oração. Haverá associações de mulheres, como a Katholischer Frauengemeinschaft Deutschland (kfd - comunidade católica das mulheres da Alemanha) e as Katholischen Deutschen Frauenverbund (KDFB - união católica alemã das mulheres), Wir sind Kirche (Nós somos Igreja) - com todos os grupos favoráveis a uma reforma. O decano de Frankfurt, Johannes zu Eltz, abriu as portas da catedral para nós. Organizamos uma grande oração às 19h na Catedral de Frankfurt. Às 21h, quando o programa para os/as participantes do Caminho Sinodal tiver terminado, faremos as completas diante do fogo, para as quais convidamos a todos. Depois, estamos planejando algo importante para o Dia da Mulher, no dia 8 de março, em Colônia. Nós o anunciaremos a tempo através das mídias sociais. Estamos na fase inicial, também para a nossa semana de ação a partir de 9 de maio, que faremos novamente este ano.

O que o Percurso Sinodal planeja alcançar?

Um percurso é um percurso. Antes de tudo, é um caminho a ser percorrido por todos. Maria 2.0 não faz parte dos vários fóruns. Fomos convidados, mas intencionalmente ficamos de fora, para acompanhar. Acredito que, de qualquer forma, devemos dar uma chance a esse percurso. É o começo de uma discussão que foi evitada por muito tempo. Posições diferentes virão à luz. Para mim, o importante é que sempre lembremos que Deus é maior e que nossos pedidos devem refletir isso em primeiro lugar. Nós não somos Cristo, podemos apenas indicar ele e o exemplo que ele nos deu. Isso para mim é o evangelho e nisso está a lógica do meu empenho.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como está indo o movimento Maria 2.0? "Queremos uma Igreja que não exclua ninguém" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU