Bispo alemão diminui as esperanças de Comunhão compartilhada

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

11 Janeiro 2020

Dom Gerhard Feige, da Diocese Magdeburg, na Alemanha, mostrou-se cético quanto à proposta recente elaborada por teólogos alemães para que católicos e protestantes abram-se reciprocamente ao acesso à Comunhão.

A reportagem é publicada por Catholic News Service, 09-01-2020. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

A agência noticiosa católica alemã KNA escreveu que Feige, presidente da comissão para o ecumenismo da Conferência dos Bispos do país, disse que os acordos formulados por um grupo de trabalho ecumênico em setembro não necessariamente correspondem à realidade do trabalho da Igreja na prática.

Segundo ele, há o risco de que o estudo “informado e altamente inteligente” sobre o qual a proposta se baseia leve a alimentar expectativas – especialmente diante da III Convenção Ecumênica a acontecer em 2021 em Frankfurt – que não possam ser processadas teologicamente no curto prazo de tempo disponível.

Feige fez esta declaração durante um debate com teólogos sobre a votação do grupo de trabalho ecumênico alemão; a votação foi publicada em setembro com a publicação de um documento, “Juntos ao redor da mesa do Senhor”.

O documento advoga a “hospitalidade eucarística” e vê a justificação teológica para “a mútua participação na celebração da Ceia/Eucaristia do Senhor com respeito às tradições litúrgicas uns dos outros”.

Feige falou que provavelmente a conferência episcopal alemã abordará o tema mais atentamente em sua próxima assembleia plenária.

Dorothea Sattler, teóloga católica de Münster e participante do grupo de trabalho, disse que o estudo reúne os achados dos diálogos ecumênicos anteriores. Ela explicou que a votação expressamente pleiteia uma participação nas formas vividas há séculos pelas outras tradições cristãs e que não busca uma forma nova de liturgia, segundo o texto publicado pela KNA.

“A ideia é que sejamos convidados para as diferentes formas de celebração litúrgica”, explicou Sattler. A teóloga acrescentou que o grupo de trabalho quis que a votação incentivasse uma maior abertura para as questões ecumênicas.

Miriam Rose, presidente da Comunidade das Igrejas Protestantes na Europa, disse: “O fato de a votação pleitear um reconhecimento dos ofícios protestantes é um passo muito forte e muito grande”.

Ela disse também que valeu a pena o documento afirmar que o que acontece nas congregações protestantes é uma expressão do Espírito Santo e que a teologia deve refletir isto.

“Acho que esse é o futuro do diálogo ecumênico”, disse a teóloga protestante da cidade de Jena.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bispo alemão diminui as esperanças de Comunhão compartilhada - Instituto Humanitas Unisinos - IHU