“Lutem por nós, porque somos os povos mais marginalizados”, pedem os povos amazônicos aos bispos bolivianos

Fotos: Conferência Episcopal Boliviana

27 Agosto 2019

A escuta está se instalado como uma atitude básica na Igreja da Amazônia, e isso já pode ser considerado um dos grandes frutos do processo sinodal. Nessa perspectiva, a Igreja da Amazônia boliviana encontrou-se de 24 a 26 de agosto em Cochabamba. Os bispos das nove jurisdições eclesiásticas da Amazônia e representantes dos povos e comunidades amazônicas dialogaram a partir da perspectiva do Instrumentum Laboris e da realidade em que vivem.

A reportagem é de Luis Miguel Modino.

Os bispos bolivianos que participarão da assembleia sinodal em Roma, de 6 a 27 de outubro, quiseram conhecer em primeira mão as necessidades e demandas dos povos e comunidades da Amazônia e, assim, ter antecedentes suficientes para serem verdadeiros porta-vozes daqueles a quem eles acompanham, encontrando elementos e critérios que contribuam para o processo sinodal. O que os bispos fizeram está de acordo com o que o Papa Francisco já fez em Puerto Maldonado, reconhece Mauricio López, Secretário Executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM, que junto com o Padre Michael Cerzny, um dos dois secretários do Sínodo para a Amazônia, esteve presente na reunião. Trata-se de "sentar para ouvir seus gritos, suas esperanças, suas propostas e, por outro lado, acolher suas vozes para incorporá-las ao seu processo de discernimento para o Sínodo", diz Mauricio López.

Nesse sentido, pediu-se aos bispos que “levassem a mensagem do território para fazer valer os direitos e culturas que nos identificam, que hoje estão ameaçados”, como afirmou Víctor Fabricano, da comunidade de Pueblo Nuevo, Santo Inácio de Mojos, e que pertence ao povo Mojeño trinitário. Catalina Iba faz parte desse mesmo povo, ela vive na comunidade de Monte Grande del Apere, e ela pediu apoio ao Papa “em nossas culturas e nossos direitos”. Dirigindo-se aos bispos, Yolanda Masa, do mesmo território, pediu como educadora "que também sejamos valorizadas como mulheres, porque estamos sempre à frente de todas as lutas realizadas". Por essa razão, ela exigiu “que nos façam valorizar as mulheres”, levando em conta que “a maioria das mulheres hoje nos territórios é corregedora, faz parte de conselhos e organizações de mulheres”. Por isso, ela insistiu que os bispos levem sua mensagem para que "o Papa saiba que também existimos como mulheres".

Da cidade de Riberalta, no norte do país, veio Gloria Cea, que mora na comunidade de Campo Central, em uma área onde falta água, insistindo que “não há mais desmatamento”, o que afeta as mudanças climáticas. Ela chamou a atenção dos bispos para "lutar por nós, porque somos os povos mais marginalizados", ressaltando que "queremos viver em uma Amazônia livre da poluição do meio ambiente". O encontro foi um tempo para “conhecer como é nosso sentimento”, disse Maria Molina, da comunidade da Santíssima Trindade, no Tipnis, sendo o Sínodo, em sua opinião, uma oportunidade para “resolver os problemas no meu território e na minha comunidade ”.

“Que a Igreja também nos apoie em toda a Amazônia”, foi o pedido de Enrique Matereco, da comunidade de Bermeo, no território indígena inaciano Mojeño, na província de Mojos, em Beni. Da mensagem de todas as comunidades, o indígena da paróquia de Santo Inácio de Loiola destacou a importância “do nosso território, da nossa madeira, do nosso solo, dos nossos rios”, algo que se espera que seja tomado, para que o Papa analisá-lo e "possa nos ajudar".

Durval Noco Jiménez, da comunidade de Barranco Colorado, município de Guajará-Mirim, destacou que a luta pela Amazônia “deve ser mundial”, por isso ele reconhece que “tivemos uma boa experiência aqui e queremos que isso continue”. Na linha dos outros participantes, ele pede aos bispos que “lutem por nós, o setor camponês, principalmente aqueles de nós da Amazônia, que vivemos às margens dos rios, que estamos sofrendo muito em todos os momentos, está se perdendo nossa cultura, é mais difícil viver da caça e da pesca, tudo está se perdendo”. Do Sínodo ele espera “que tenhamos um bom resultado, que os bispos transmitam nossa mensagem, façam escutar e, se Deus quiser, o Papa dê uma boa visão”.

O padre Fabio Garbari ressaltou que o momento de escuta dos povos amazônicos “foi um dia lindo, todos os bispos estavam ouvindo”, definindo-o como um momento de sucesso. O jesuíta ressaltou que “todos sentiram-se representados pelo Instrumentum Laboris, todos pediram que possam fazer chegar essas vozes, e que ele possa realmente ser o instrumento de trabalho sobre o qual trabalhar, porque representa as vozes do mundo amazônico, especialmente do mundo indígena da Amazônia ".

Um dos bispos presentes no encontro foi dom Eugenio Coter, que enfatizou que encontrou um território vivo, “onde as pessoas querem crescer e caminhar, mas ao mesmo tempo construir comunidade, construir relacionamentos, ter os valores vivos”. Segundo o bispo do Vicariato de Pando, "nos apresentaram a história da vida cotidiana e, ao mesmo tempo, os desafios que encontram", insistindo "no desejo de ter segurança econômica, mas não procurada a qualquer custo". Para isso, os indígenas mostram, segundo dom Coter, "a vontade de pensar em uma Amazônia viva, que não é destruída, porque será hoje o presente e o futuro de seus filhos".

Diante do fenômeno da migração para as cidades, o povo da Amazônia boliviana insiste na Igreja, segundo o bispo, "para continuar a estar ao lado deles também na cidade, para que não percam os valores que os estimulam". Praticamente todos os grupos têm enfatizado a identificação completa com o conteúdo do Instrumentum Laboris, “porque fala sobre a nossa vida, fala sobre o que pensamos aqui, sentimos que todo o trabalho de consulta chegou, nos sentimos vivos dentro deste documento e temos nos sentido representados”, disse dom Coter depois de escutar os povos. Os bispos são solicitados, segundo o bispo, que durante o Sínodo eles sejam “seus oradores diante da comunidade eclesial, do Papa e da Igreja, e perante a comunidade internacional, para que seja escutado o que é a vida e o que são seus desejos e esperanças". Esta é mais uma prova de que o Instrumentum Laboris responde aos desejos dos povos e não daqueles que o criticam de fora da Amazônia sem qualquer fundamento válido.

Esta é uma dimensão na qual Mauricio López também insistiu, para quem, "na voz dos povos indígenas e comunidades camponesas, esta afirmação de que eles estão plenamente representados pelo documento de trabalho do Sínodo pode ser claramente percebida". O Secretário Executivo da REPAM insiste que "eles sentem que sua palavra, sua voz, o que eles criaram, o que desejam está lá e, por outro lado, sentem-se comprometidos em realizar as mudanças que estão sendo propostas". Nesse sentido, ele afirma que "vimos cada uma das nove jurisdições eclesiásticas da Amazônia boliviana, como elas levantaram coisas muito específicas com respeito ao Instrumento de Trabalho, e também compromissos particulares para levá-lo adiante".

Os próprios indígenas também pediram para ser ajudados a “viver a fé através dos sacramentos e a pensar nas respostas necessárias”, algo incluído no Instrumentum Laboris quando fala da ordenação de anciãos, afirma o bispo, que vê em este pedido "que há um desejo pela Eucaristia e um desejo pelos sacramentos". Eles esperam “que a Igreja continue a caminhar ao seu lado”, diz dom Coter, porque os indígenas sentem muitos desafios, incluindo “o desafio de uma economia sustentável, da saúde, da educação, da questão da água, que eles percebem que é cada vez mais essencial para eles terem vida, eles, seus animais, mas também suas plantas e suas colheitas”. Tudo isso faz com que os povos amazônicos sintam “a consciência de que, se não cuidarem da selva, essa água a perderão cada vez mais, do que já são vistos os sinais dessa deterioração”, segundo o bispo de Pando. Os povos amazônicos veem este momento como “um tempo de esperança, onde trabalharam e construíram para marcar e indicar o caminho a seguir, junto com uma Igreja que não os abandona, mas que ao seu lado vai em frente, pedindo docilidade ao Espírito ".

Não podemos esquecer que o encontro aconteceu em um momento em que a Bolívia está passando por uma situação grave, como resultado das notícias que vêm da Amazônia, onde os incêndios já devastaram quase um milhão de hectares e fizeram com que muitas pessoas estão perdendo tudo. Diante dessa situação, dom Coter aponta que os presentes "pediram oração e que o Senhor realmente pode responder com chuva para ajudar a apaga-los, porque a consciência é que o Estado não o alcançará e menos pessoas sem recursos". Dada a magnitude dos incêndios, algo raramente visto, Mauricio López, salienta que "a Igreja também tem podido estar presente", o que levou o povo a afirmar que "nos sentimos apoiados pela Igreja".

Mais uma vez, mostra-se que, diante da falta de eficácia e responsabilidade dos governos, Deus é a única esperança dos pobres. De fato, "enquanto as políticas de Estado não mudarem, enquanto as políticas públicas não mudarem, não teremos mudanças estruturais", como afirmou o Presidente da Conferência Episcopal Boliviana, monsenhor Centellas, que exigirá um esforço maior para tornar possível a ecologia integral.

Este é, sem dúvida, um importante novo passo no processo sinodal, no qual os povos disseram mais uma vez que também se sentem parte deste processo. Nessa perspectiva, Mauricio López afirma que “seu acompanhamento será decisivo para responder a tantas situações que afetam e afligem o dia-a-dia dos povos”. Por toda a experiência deste encontro, o Secretário Executivo da REPAM não hesita em insistir, como tem feito tantas vezes nos últimos meses, que “vemos que vivemos um verdadeiro kairós de Deus, porque no meio da dor e das situações complexas transborda a esperança, graça e este caminhar mais juntos”.

Leia mais