Vaticano anda na corda bamba na China, entra forte na Alemanha e com a confissão

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

03 Julho 2019

Agora que estamos nos dias de cão do verão, este ano apresentando altas temperaturas recordes em toda a Europa, pode-se pensar que o Vaticano estaria entrando em uma espécie de calmaria de “cães loucos e cavalheiros ingleses”. No entanto, essa não é a natureza da era do papa Francisco, na qual o tempo ocioso é uma relíquia do passado.

Apenas os últimos dias trouxeram vários desenvolvimentos importantes, incluindo outra missiva papal aos católicos da China, uma forte defesa do sigilo de confissão e um notável tiro com arco do Papa à Igreja Católica na Alemanha.

Com isso, apresentamos breves reflexões sobre mais um trecho tumultuado.

O artigo é de John L. Allen Jr., publicado por Crux, 02-07-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Sigilo Confessional

Quando Francisco retirou o cardeal italiano Mauro Piacenza da chefia da Congregação para o Clero do Vaticano, em 2014, em conjunto com a retirada do cardeal americano Raymond Burke da Congregação para os Bispos, foi um dos primeiros sinais de que Francisco estava se movendo em uma direção diferente dos papas João Paulo II e o emérito Bento XVI.

Piacenza é originário de Gênova, formado na escola em torno do falecido cardeal Giuseppe Siri — outrora famoso como “o papa que nunca foi eleito” alcunhado pelo escritor vaticanista Benny Lai, já que Siri era a alternativa tradicionalista a São João XXIII em 1958 (De acordo com uma teoria da conspiração popular em certos círculos tradicionalistas, Siri foi eleito, mas forçado a renunciar ao cargo).

Hoje, Piacenza dirige a Penitenciária Apostólica, um tribunal do Vaticano que lida com o “fórum interno”, atuando em situações em que algo não pode ser demonstrado publicamente por meio de um processo judicial, mas onde pode haver razões confidenciais para a misericórdia, como a suspensão das excomunhões.

Apesar de Piacenza ter escapado do radar por um tempo, ele voltou forte na terça-feira com um documento defendendo o sigilo do confessionário em um momento em que está sob ataque da Califórnia à Austrália devido à crise de abusos clericais.

“O segredo inviolável da confissão vem diretamente da lei divina revelada e as raízes da própria natureza do sacramento estão imersas nele, a ponto de não permitir nenhuma exceção no âmbito eclesial nem, ainda mais, na esfera civil”, escreveu Piacenza.

Geralmente, quando o Vaticano aborda algum tipo de ameaça externa, como um empurrão para reverter o sigilo confessional, está realmente falando para dois públicos. O primeiro é os autores dessa ameaça, advertindo-os de que a Igreja planeja permanecer forte; o outro são os bispos católicos e outros líderes, informando que o chefe espera que eles mantenham a linha.

Certamente Francisco, o "Papa da Misericórdia", é um grande defensor e praticante do sacramento da confissão, e Piacenza citou o um discurso Francisco à penitenciária em março: "O sigilo sacramental é indispensável, e nenhum poder humano jurisdição sobre ele ou pode reivindicá-lo. ”

Uma maneira de avaliar a declaração de segunda-feira, portanto, é visualizando de fora, como Francisco volta ao jogo ao ecoar um refrão papal favorito.

Em outro nível, também é uma lição objetiva sobre a fraqueza dos antigos pesos-pesados do Vaticano na era Francisco.

Era tempo, o fato de um cardeal romano dizer que algo assim teria reverberações em torno do mundo católico. No entanto, como Francisco se mostrou inclinado a trabalhar ao redor do mundo, e não através dos chefões do Vaticano, muitos especialistas chegaram à conclusão de que pelo menos alguns dos centros tradicionais de poder não contam mais.

Em outras palavras, o fato de Mauro Piacenza ter dito algo na segunda-feira é importante porque é o que se poderia pensar o que seu chefe gostaria que ele dissesse — o que significa que o peso por trás dela não vem de Piacenza, mas do chefe.

Alemães e seus descontentamentos

Sábado era a festa dos santos Pedro e Paulo consideraram os patronos de Roma e, para a ocasião, Francisco lançou um documento extremamente “romano” — uma carta dirigida ao “Povo Itinerante de Deus na Alemanha.

Chegando em um momento em que a Igreja alemã anunciou um “processo sinodal vinculante” para discutir o celibato sacerdotal, a moralidade sexual e o poder clerical, a carta representou um lembrete relativamente brusco aos alemães de que eles são parte de uma igreja universal e não poderiam lutar sozinhos. Notavelmente, a carta foi publicada em espanhol, sugerindo que, se Francisco não a escrevera pessoalmente, ele estava intimamente envolvido na redação.

Francisco advertiu que “o pai da mentira e da divisão”, o diabo, pode estar nos “empurrando para procurar um bem alegado ou uma resposta a uma situação específica, [que] acaba fragmentando o corpo do santo e fiel povo de Deus".

Ele também disse aos alemães, lendários tecnocráticos, que sistemas e estruturas não são o coração da reforma vis-à-vis da Igreja, aconselhando-os a priorizar "remédios espirituais" como a oração, a penitência e a adoração eucarística.

É um daqueles momentos de flexão narrativa de Francisco, em que, se você fechar os olhos e ter alguém ler o texto em voz alta, você poderia jurar que era Bento XVI (ou, para essa matéria, Pio IX durante o Concílio Vaticano I) .

É especialmente irônico, dadas as percepções de que Francisco está em dívida com a ala mais progressista da Igreja Alemã em outras frentes, incluindo sua campanha pela comunhão para católicos divorciados e civilmente recasados durante os sínodos familiares de 2014 e 2015.

Precisamente por causa do poder da narrativa, a carta do papa aos alemães não obteve quase a cobertura que merece. Dependendo do que os alemães realmente decidirem, Francisco pode ter que reagir — e então, talvez, tenha que fazer pressão.

China

Embora um acordo muito anunciado entre o Vaticano e a China sobre a nomeação de bispos no ano passado tenha sido apontado como uma forma de melhorar o clima para a liberdade religiosa a longo prazo, a realidade até agora parece estar na direção oposta.

Recentemente, a China vem exigindo que padres católicos e outros líderes religiosos se registrem no governo e assinem uma promessa de apoiar a "independência, autonomia e autogestão" da Igreja, forçando o Vaticano a divulgar um comunicado na sexta-feira fornecendo orientações sobre o que de se deve fazer.

Em essência, o Vaticano fez uma aposta. Parecia reconhecer tanto o cumprimento quanto a desobediência civil como opções legítimas e deixava a escolha para os indivíduos e dioceses. O veterano jornalista italiano Andrea Tornielli, diretor editorial do Vaticano, fez um comentário insistindo que a posição do Vaticano é "claramente baseada em uma perspectiva realista da situação atual" e que "não há ingenuidade nas orientações pastorais ".

O que parece evidente é que o Vaticano está tentando andar na corda bamba com a China, defendendo os interesses de seu rebanho, incluindo a liberdade de consciência, mas ao mesmo tempo não querendo atrasar a marcha rumo a laços mais estreitos e, eventualmente, o último prêmio de relações diplomáticas completas.

Com certeza, a declaração de sexta-feira irá desapontar os campeões da igreja clandestina na China que querem que o Vaticano assuma uma postura mais robusta, muitos dos quais já estão apontando para as tensões sobre o registro civil como prova de que os comunistas não são confiáveis. Dito isso, o Vaticano incluiu uma linha dizendo que espera que nenhuma intimidação seja aplicada a comunidades católicas “não oficiais”, ou seja, aquelas que rejeitam o controle do governo.

O que quer que se faça da linha tênue do Vaticano, deve ser claramente entendido que isso não é apenas uma ideia pessoal de um papa progressista do “Terceiro Mundo”. A détente com Pequim tem sido a política consistente do Vaticano desde São Paulo VI e, sem dúvida, permanecerá assim por muito tempo depois de Francisco sair. Em essência, o cálculo do Vaticano é que ele não pode se recusar a ocupar uma nação que representa um quinto da humanidade e é uma superpotência global.

Goste ou não, o que conseguimos na sexta-feira foi uma aplicação previsível dessa política mais ampla, e não há sinais de que seja provável que isso mude tão cedo.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vaticano anda na corda bamba na China, entra forte na Alemanha e com a confissão - Instituto Humanitas Unisinos - IHU