D. Moacyr Grechi e o seu amor e incentivo às CEBs

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

19 Junho 2019

"Dom Moacyr sempre se mostrou preocupado com as causas sociais, com a vida dos pequenos e dos pobres", lembra a Arquidiocese de Porto Velho em nota pela morte de  Dom Moacyr Grechi

Eis a nota. 

Cumprimos com pesar o doloroso dever de informar o falecimento de Dom Frei Moacyr Grechi, OSM, Arcebispo Emérito de Porto Velho, neste início de noite de segunda-feira, dia 17 de junho, no hospital onde estava internado tratando de uma infecção.

Nascido aos 19 de janeiro de 1936 em Turvo – SC, Dom Moacyr foi ordenado presbítero da Ordem dos Servos de Maria aos 29 de junho de 1961. Tendo sido nomeado prelado do Acre e Purus em 1972, múnus que exerceu por pouco mais de um ano como presbítero, foi ordenado Bispo Titular de Vegesela em Numidia aos 21 de outubro de 1973. Ao ser erigida a Diocese de Rio Branco em 1986, foi nomeado seu Bispo. Em 29 de julho de 1998 foi nomeado Arcebispo de Porto Velho, cargo que exerceu até a aceitação de sua renúncia por idade aos 30 de novembro de 2011. 

Durante seu ministério, Dom Moacyr sempre se mostrou preocupado com as causas sociais, com a vida dos pequenos e dos pobres. O que fez também a nível institucional, sendo um dos criadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT), sendo seu presidente por oito anos, e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), atuando na defesa dos pequenos agricultores, dos indígenas, dos seringueiros e de muitos outros em situação de exclusão social. 

Destaca-se outrossim o seu grande amor e incentivo às CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), movido sempre pela profecia vinda do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo (cuja leitura costumava carinhosamente cobrar do povo), bem como um profundo amor pela Santíssima Mãe de Jesus.

Assim que tivermos maiores detalhes sobre o sepultamento tornaremos a informar.

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno, e brilhe para ele a vossa luz!

Porto Velho, 17 de junho de 2019.

Roque Paloschi
Bispo da Igreja que está em Porto Velho

Pe. Marcelo Moschini Daudt
Chanceler

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

D. Moacyr Grechi e o seu amor e incentivo às CEBs - Instituto Humanitas Unisinos - IHU